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Portugal candidata 30 projectos aos novos fundos comunitários
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Portugal candidata 30 projectos aos novos fundos comunitários
Valor de investimento total supera os três mil milhões de euros e abarca os sectores rodoviário, ferroviário, aeroportuário, portuário e outros projectos. Últimas candidaturas chegaram ontem a Bruxelas.
As entidades públicas e as diversas instituições e empresas privadas concluíram ontem a apresentação a Bruxelas de um conjunto de 30 projectos concorrentes ao programa de financiamento comunitário CEF - Connecting Europe Facility. De acordo com fonte do Ministério da Economia, contactada pelo Diário Económico, estão em causa projectos com um valor de investimento directo de cerca de 693 milhões de euros, acrescidos de mais cerca de 2,36 mil milhões de euros de investimento futuro associado, o que perfaz um investimento global superior a três mil milhões de euros.
As candidaturas estendem-se pelos sectores rodoviário, portuário, aeroportuário, ferroviário e outros projectos, sendo, na sua maioria decorrentes dos projectos já seleccionados no âmbito do PETI - Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas.
De acordo com a mesma fonte do Ministério da Economia, o destaque deste conjunto de candidaturas aos fundos de Bruxelas vai "para o sector ferroviário, com 525 milhões de investimento directo e 1.900 milhões de euros de investimento total, e para o sector marítimo-portuário, com 122 milhões de euros de investimento directo e de 1.082 milhões de euros de investimento total associado às candidaturas apresentadas".
É o caso da candidatura da ligação ferroviária entre Sines e Elvas, que prevê uma estação técnica ao quilómetro 118 da linha do Sul. Com este projecto está previsto um investimento directo de 512 milhões de euros, uma taxa de comparticipação comunitária de 50% na componente de estudos e de 40% na obra, num total de 202 milhões de euros de cofinanciamento. O promotor será a Refer e a obra deverá estar concluída até Dezembro de 2020.
Já o corredor ferroviário Aveiro-Vilar Formoso, também uma das prioridades do PETI, é candidato apenas na componente de estudos e projectos, até à fase de estudo de impacte ambiental. Está previsto um investimento de 13 milhões de euros, dos quais metade serão cofinanciados.
Outro projecto seleccionado pelo actual Governo, a ampliação do terminal de contentores Sul do porto de Leixões, com um investimento previsto de 38 milhões de euros, como não é elegível no CEF (Mecanismo Interligar a Europa), será candidatado no âmbito do Plano Juncker. Foi igualmente entregue a candidatura aos estudos da plataforma logística multimodal do porto de Lisboa no âmbito do Corredor Atlântico, que inclui o novo terminal de contentores no Barreiro.
Navios alimentados a gás natural
A grande maioria dos portos nacionais associou-se para apresentar uma candidatura para implementar uma rede de pontos-piloto demonstradores industriais de reconversão de navios para a utilização de gás natural como fonte energética alternativa de propulsão. Também foi apresentada uma candidatura para desenvolver os estudos necessários ao desenho do quadro administrativo futuro do fornecimento de gás natural a navios nos portos portugueses. Estas candidaturas são lideradas por Portugal, mas em associação a outros Estados europeus e a empresas privadas nacionais.
Nuno Miguel Silva
00.05 h
Económico
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