Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2018  cais  cmtv  2012  2014  tvi24  2010  2017  2015  2013  2023  2016  2011  2019  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
48 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 48 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra

Ir para baixo

A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra Empty A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra

Mensagem por Admin Sex Jun 12, 2015 10:04 am

A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra FeiraCampo-1729

Começa hoje, sexta-feira, dia 12, em Aljustrel, mais uma edição da Feira do Campo Alentejano. O certame, que se assume como um dos mais importantes do sul do País, este ano aposta em novidades, porque a Câmara Municipal de Aljustrel, organizadora do evento, acredita que a dinâmica da feira não pode parar. Assim, locais e forasteiros, este ano, podem também desfrutar de mais pavilhões temáticos ligados à agroindústria e turismo, mas também aos sabores e aos produtos da terra. Ana Moura e Badoxa são as grandes atrações do cartaz musical, mas há mais, e pelos palcos da feira, entre outros, vai ouvir-se ainda cante alentejano. Nelson Brito, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, em entrevista ao “Diário do Alentejo, recorda: “Esta é a maior festa do concelho e a maior montra do potencial imenso da nossa terra”. 

A Feira do Campo Alentejano é um certame consolidado. Ainda assim, o que é preciso fazer para que mantenha ou aumente a sua vitalidade?

Sim, não podemos parar. Por isso mesmo este ano a grande novidade na Feira do Campo Alentejano é a criação do novo pavilhão temático designado de Espaço da Agroindústria e Turismo, duas vertentes do desenvolvimento rural – a agroindústria e o turismo – que queremos explorar em profundidade nos próximos anos. Esta iniciativa resulta de uma parceria com a Escola Agrária de Beja, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (Cebal), a Associação de Beneficiários do Roxo e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e marca o início de uma parceria que tem como principal objetivo desenhar estratégias comuns para cativar investimentos nos sectores da agroindústria e do turismo. 

E existem mais novidades?

Existem outros dois novos espaços na Feira: O Espaço dos Sabores e o Espaço dos Produtos da Terra. O primeiro resulta de uma parceria com o Centro e Formação Profissional de Aljustrel (IEFP) e os produtores locais e procura demonstrar o enorme potencial dos produtos locais, tais como o vinho, o mel, os enchidos, os doces, os queijos, entre outros. Já o segundo espaço contará com um vasto programa ligado à gastronomia e à confeção dos produtos produzidos no concelho de Aljustrel: azeite, pão, legumes, borrego, entre outros, com a presença das padarias locais e de chefes de cozinha de prestígio nacional, que “darão vida” aos nossos produtos de excelência. Este espaço conta com o apoio do Núcleo de Voluntariado do Concelho, do Programa AnimaSenior e da Esdime.

Com a realização deste evento, quais são os grandes objetivos que a Câmara Municipal de Aljustrel pretende alcançar?

A Feira do Campo, para além de ser a maior festa do nosso concelho e ponto de encontro dos “filhos” e amigos da terra espalhados por Portugal e pelo mundo, é, também, a maior montra do potencial imenso da nossa terra. Recordo que, aliada à faceta mineira, que nos caracteriza e diferencia, temos um excelente posicionamento geográfico junto ao nó da A2, fator que pode ser estratégico para o desenvolvimento da agricultura e fixação de agroindústrias, principalmente se considerarmos que o nosso concelho disporá, muito em breve, de mais de 20 mil hectares de regadio, quando, no início da década de 70, começámos com apenas 300 hectares. Trata-se de um “mundo novo” no setor agrícola que se abre à região e que nos liga a outros territórios com as mesmas características, necessidades e ambições. Temos Alqueva, temos Espanha aqui ao lado, temos a maravilhosa costa alentejana, o porto de Sines que nos conecta ao mundo e uma infraestrutura aeroportuária instalada em Beja com potencial por explorar. Temos, pois, todas as condições para sermos um território de referência no agronegócios. Queremos, definitivamente, aliar o elo da produção aos elos da transformação e distribuição, deixando no território regional as mais-valias resultantes de toda a cadeia de valor dos produtos agrícolas produzidos nas nossas terras. A questão é: Como? Como fixar valor no território através da atração e fixação das agroindústrias? Esta é uma das perguntas que queremos ver respondidas nesta edição da Feira do Campo Alentejano. 


Quais são as expectativas da autarquia para esta edição?

As expectativas são elevadas. O programa da Feira do Campo Alentejano deste ano é vasto e rico. Em destaque, para além dos grandes concertos, como Ana Moura e Badoxa, estão os grupos musicais locais, a apresentação de um CD gravado por todos os grupos corais do concelho, o Espaço da Criança e o Espaço Jovem, as exposições artísticas e debates, as diversas atividades equestres, a exposição de gado e equina, a gastronomia, as inúmeras atividades promovidas pelos expositores presentes, entre outras, que certamente irão contribuir para agradar a todos aqueles que, de 12 a 14, visitem a nossa feira. Esperamos muitos milhares de visitantes, e, entre eles, várias comitivas estrageiras. Também os nossos “irmãos” espanhóis voltarão a marcar presença e teremos a visita de uma comitiva da Casa do Alentejo de Toronto. São os nossos visitantes e amigos, a par dos aljustrelenses, que fazem da Feira do Campo um dos eventos mais importantes do sul do País. BS

12-06-2015 10:19:13
Diário do Alentejo 
http://da.ambaal.pt/
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos