Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cmtv  2011  2019  2023  2017  2012  2018  2013  2010  2015  2014  2016  cais  tvi24  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
35 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 35 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro”

Ir para baixo

2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” Empty Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro”

Mensagem por Admin Qua Jul 08, 2015 10:32 am

2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” Card_bruce_dawson_garland_080715

Empresa de agenciamento de navios e logística cresceu 5,9% em 2014 e abriu filiais em Espanha e Marrocos.

A Garland, uma das mais antigas empresas nacionais, especializada nos transportes marítimos e logística, espera superar os 100 milhões de euros de facturação no exercício em curso. "As perspectivas para o desempenho neste ano de 2015 são boas, apesar de se saber que em ano de eleições nunca podemos prever o que vai sair em medidas novas na parte pública", revela Bruce Dawson, presidente da Garland, em entrevista ao Diário Económico.

"Estamos a prever que à medida que se chegue mais junto das eleições [entre Setembro e Outubro], o nervosismo vá aumentando", prevê Bruce Dawson. Este responsável entende que "os últimos três ou quatro meses do ano vão ser de nervosismo e teme que o ‘timing' eleitoral, das legislativas e das presidenciais, possa atrasar o Orçamento de Estado" para 2016.

O líder desta empresa com quase 240 anos, entre as cinco mais antigas do país, fechou 2014 com uma facturação de cerca de 98 milhões de euros, um EBITDA de 2,7 milhões e um EBIT de dois milhões. Neste momento, emprega mais de 300 funcionários e agencia 674 navios. Movimenta cerca de 195 mil TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento) e cerca de 20 mil camiões.

Após um crescimento de 5,9% na actividade da empresa no ano passado, a Garland avançou para a abertura de filiais em Valência e Barcelona, em Espanha; e em Casablanca, em Marrocos. "Correu bem, mas claro que há sempre alguns problemas. Tivemos uma expansão nos últimos dois anos, mas esperamos crescer 20% no futuro", deseja Bruce Dawson. O presidente da Garland assegura que não tem outros mercados internacionais em perspectiva, apesar de revelar que efectuou estudos em Moçambique, onde pondera iniciar a actividade, mas recorrendo a agentes locais, com parcerias.

Conhecedor do meio profissional onde se movimenta, Bruce Dawson reconhece que a crise financeira iniciada em 2008, e que resultou no pedido de resgate, teve alguns resultados positivos: "O sector das exportações ganhou muito terreno e o aperto que houve ao consumo fez diminuir consideravelmente a importação".

No entanto, o líder da Garland é crítico em relação às opções estratégicas nacionais para o sector do mar (ver texto ao lado). "Aqui, em Portugal, já perdemos muitas oportunidades. A costa marítima era uma das oportunidades que Portugal tinha. Quando se desenvolveu o porto de Sines, podíamos ter aproveitado e ter sido a entrada [de mercadorias] para Espanha e impedir que houvesse o destaque que depois passou a haver em relação aos portos de Barcelona, Valência e Algeciras", desabafa o presidente da Garland.

"Este país tem de se desenvolver o máximo possível à base das exportações. Só podemos voltar a ter os consumos que tivemos no passado se conseguirmos expandir as exportações. Isso é que vai dar emprego", defende Bruce Lawson. O responsável máximo da Garland acrescenta que "o desenvolvimento tem de ser pensado: temos de investir em outras áreas mais tecnológicas, mais do futuro", até para poder combater uma aparente desvantagem de localização geográfica, porque "é mais fácil para um investidor da Alemanha investir na Eslovénia, por exemplo, do que em Portugal".

"Este país sobreviveu por causa da indústria privada, que temos de desenvolver ao máximo. Temos também de conseguir o máximo possível de fundos para desenvolver o investimento da parte pública. Muitas das dificuldades do país são nas empresas públicas, nos sectores dos transportes públicos nas cidades, nas ferrovias", esclarece Bruce Dawson. E acredita que "estas empresas têm de levar um grande abanão".

00:05 h 
Nuno Miguel Silva
Económico


Última edição por Admin em Qua Jul 08, 2015 10:34 am, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

2015 - Garland factura 100 milhões em 2015 e “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro” Empty “Faz-me muita confusão o [terminal do] Barreiro”

Mensagem por Admin Qua Jul 08, 2015 10:33 am

Três perguntas a Bruce Dawson, Presidente da Garland

Bruce Dawson concorda com o actual Governo na estratégia para os transportes, mas revela sérias dúvidas sobre o projecto do terminal de contentores para o Barreiro.

Como define a actividade da Garland em Portugal ao fim de mais de dois séculos?

Temos uma rede de actividade marítima em todos os pontos do mundo, através de uma ‘network' eficiente. Somos dos maiores transitários independentes no mundo. E somos uma empresa 100% portuguesa. 

Temos filiais em Espanha e em Marrocos e uma pequena firma no Chile, no sector da informática. Esta multinacional tem, aliás, filiais em grande parte do mundo.


Como vê a estratégia do Governo para os grandes investimentos no sector dos transportes em Portugal?

Considero que ainda bem que foram parados os investimentos previstos no TGV e novo aeroporto. Agora, foi dada prioridade à carga e não às pessoas. Acho correcto porque o emprego cria-se com o aumento da actividade de ‘import' e ‘export'.

Como comenta o projecto do novo terminal de contentores previsto para o Barreiro? 

Não está explicado o que vai acontecer aos terminais da margem Norte do Tejo do porto de Lisboa. Por outro lado, não são os terminais que temos em Alcântara ou em Santa Apolónia que vão alimentar o Barreiro. O Barreiro tem um canal para calados pequenos e vai precisar de dragagens. OGoverno aposta muito no Barreiro, mas faz-me muita confusão porque não sei se já está delineado o que se vai fazer. Sines, Lisboa e Leixões são os portos estratégicos. 

O Barreiro parece ter ganho a batalha, mas é preciso explicar como é que se vai fazer o projecto, como é que rende. 

Não podemos construir um porto novo para depois tê-lo meio vazio. No passado, já tivemos o exemplo de auto-estradas que foram construídas e que agora estão inutilizadas. E há ainda a hipótese de desenvolver Setúbal.

00:05 h
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos