Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2016  2023  cais  tvi24  2014  2019  2012  2017  2011  2018  2015  2013  cmtv  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
36 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 36 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores

Ir para baixo

TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores Empty TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores

Mensagem por Admin Sáb Ago 08, 2015 2:58 pm

TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores Screen-shot-2015-08-07-at-18-55-37_770x433_acf_cropped
Este mapa, com a identificação das áreas protegidas em Portugal continental, é um dos 30 mapas interativos que já podem ser explorados no site do projeto. mapasnasaladeaula.org
Luís Correia Antunes / Google MyMaps

São mais de 30 mapas interativos que prometem dinamizar a forma como os professores dão aulas. Primeiro deu um livro, mas o projeto "Google Earth na Sala de Aula" também já tem site.

A base dos mapas é da Google. Mas é só mesmo a base, porque o projeto é de Luís Correia Antunes, um apaixonado por ensino e cartografia. Autor do livro Google Earth na sala de aula, Luís Antunes acaba de lançar o site mapasnasaladeaula.org, onde rompe com as limitações do papel “com criatividade e originalidade”.

Mas que projeto é este? A ideia passa por criar condições “para a aplicação de novas tecnologias geográficas” em ambiente de sala de aula e, também, noutras áreas de interesse. Os mais de 30 mapas já disponíveis no site abrangem áreas tão diversas como “o turismo, ambiente, proteção civil [e] ordenamento de território”, lê-se na página.

Melhor do que falar sobre eles, há que os ver e interpretar. Por exemplo, um desses mapas mostra a localização dos principais rios de Portugal.


Outra das propostas inclui a identificação das áreas protegidas classificadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Segundo o autor, para além da descrição de cada uma delas — com dados “como o nome, a classificação, a jurisdição e a publicação do diploma que legislou a área” — o mapa agrupa as áreas por classificação, “facilitando a navegação e a visualização das diversas zonas protegidas”.


Para além dos recursos cartográficos, este projeto sem fins lucrativos aposta na formação. De acordo com o site, o próprio autor, Luís Antunes, já deu aulas na Universidade da Madeira e há dez anos que “ministra formações e workshops a professores e educadores”. Por isso, há ainda um canal no YouTube, com várias explicações acerca do uso deste tipo de aplicações interativas. A principal ferramenta é o programa Google Earth, cujo licenciamento da versão profissional é agora gratuito.

Com todos estes recursos à disposição do público, o projeto “Google Earth na Sala de Aula” pretende ser “uma base de apoio para o desenvolvimento e apresentação de conteúdos programáticos por parte dos professores e educadores, de qualquer área curricular”. E, por se tratar de uma iniciativa geocolaborativa, todos são chamados a “fazer parte do projeto”.

Proponha uma correção, sugira uma pista:
observador@observador.pt

7/8/2015, 21:14
OBSERVADOR
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos