Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 36 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 36 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores
Página 1 de 1
TECNOLOGIA - Mapas interativos para ajudar professores e educadores
Este mapa, com a identificação das áreas protegidas em Portugal continental, é um dos 30 mapas interativos que já podem ser explorados no site do projeto. mapasnasaladeaula.org
Luís Correia Antunes / Google MyMaps
São mais de 30 mapas interativos que prometem dinamizar a forma como os professores dão aulas. Primeiro deu um livro, mas o projeto "Google Earth na Sala de Aula" também já tem site.
A base dos mapas é da Google. Mas é só mesmo a base, porque o projeto é de Luís Correia Antunes, um apaixonado por ensino e cartografia. Autor do livro Google Earth na sala de aula, Luís Antunes acaba de lançar o site mapasnasaladeaula.org, onde rompe com as limitações do papel “com criatividade e originalidade”.
Mas que projeto é este? A ideia passa por criar condições “para a aplicação de novas tecnologias geográficas” em ambiente de sala de aula e, também, noutras áreas de interesse. Os mais de 30 mapas já disponíveis no site abrangem áreas tão diversas como “o turismo, ambiente, proteção civil [e] ordenamento de território”, lê-se na página.
Melhor do que falar sobre eles, há que os ver e interpretar. Por exemplo, um desses mapas mostra a localização dos principais rios de Portugal.
Outra das propostas inclui a identificação das áreas protegidas classificadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Segundo o autor, para além da descrição de cada uma delas — com dados “como o nome, a classificação, a jurisdição e a publicação do diploma que legislou a área” — o mapa agrupa as áreas por classificação, “facilitando a navegação e a visualização das diversas zonas protegidas”.
Para além dos recursos cartográficos, este projeto sem fins lucrativos aposta na formação. De acordo com o site, o próprio autor, Luís Antunes, já deu aulas na Universidade da Madeira e há dez anos que “ministra formações e workshops a professores e educadores”. Por isso, há ainda um canal no YouTube, com várias explicações acerca do uso deste tipo de aplicações interativas. A principal ferramenta é o programa Google Earth, cujo licenciamento da versão profissional é agora gratuito.
Com todos estes recursos à disposição do público, o projeto “Google Earth na Sala de Aula” pretende ser “uma base de apoio para o desenvolvimento e apresentação de conteúdos programáticos por parte dos professores e educadores, de qualquer área curricular”. E, por se tratar de uma iniciativa geocolaborativa, todos são chamados a “fazer parte do projeto”.
Proponha uma correção, sugira uma pista:
observador@observador.pt
7/8/2015, 21:14
OBSERVADOR
Tópicos semelhantes
» Tecnologia para infra-estrutura de transportes
» Portos de Faro e Portimão passam para a Administração de Sines e Mapas em directo dos portos de Sines da região do Algarve
» Avaliação de professores: o "politiquês" em discurso directo?
» Portos de Faro e Portimão passam para a Administração de Sines e Mapas em directo dos portos de Sines da região do Algarve
» Avaliação de professores: o "politiquês" em discurso directo?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin