Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2019  2012  2016  2023  2011  tvi24  2017  2010  2014  cais  2018  cmtv  2015  2013  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Lições de geografia e astrofísica elementar  EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Lições de geografia e astrofísica elementar  EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Lições de geografia e astrofísica elementar  EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Lições de geografia e astrofísica elementar  EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Lições de geografia e astrofísica elementar  EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Lições de geografia e astrofísica elementar  EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Lições de geografia e astrofísica elementar  EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Lições de geografia e astrofísica elementar  EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Lições de geografia e astrofísica elementar  EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Lições de geografia e astrofísica elementar  Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Lições de geografia e astrofísica elementar

Ir para baixo

Lições de geografia e astrofísica elementar  Empty Lições de geografia e astrofísica elementar

Mensagem por Admin Dom Ago 16, 2015 10:58 am

O meu avô usava um é de hortelã atrás da orelha.

Setembro marca o início das auroras boreais. O leitor, se estiver a sul das ilhas Faroé e no polígono estratégico de Moledo, bem pode olhar para o céu – em vão. Em Outubro, sim, nos picos das Hébridas, a Alta Escócia, podem ver--se com alguma sorte, mas sempre vindas do Norte (das Faroé, da Islândia, da Noruega e da Gronelândia): uma espécie de arco-íris apresentando-se num céu escuro transformado em salão de baile. A nuvem de cor move-se durante alguns minutos no céu, ganhando e perdendo formas, sobre a tranquilidade dos fiordes ou da estepe – do Alasca até às enseadas de Murmansk (para lá de Murmansk e de Novaya Zemlya, a caminho das ilhas Spitzberg, só há dragões). Aprendi isto pelos livros, como quase tudo na minha vida – a experiência não me condecorou com o sinal da sua sabedoria. 

O meu avô, administrador de quintas do Douro, tinha por hábito dizer que cheirava ao fim do verão – porque era o elemento mais forte da época no Vale do Douro: o do mosto, as uvas colhidas nas vindimas de Setembro e Outubro, arrastadas até aos lagares, cantadas pelos poetas de antanho. Neste vale profundíssimo, o do Cachão da Valeira, o do Pinhão, o do Vezúvio (onde vagueia, ao crepúsculo, o fantasma de Dona Antónia Adelaide Ferreira, glória do grande rio e das suas vinhas), ou de Barca d’Alva, não há auroras boreais. Estamos, além disso, em fase grande da lua; diz-se que se fecham as corolas da esteva, da carqueja e do que resta das tílias, altas e de folha clara. 

O Barão de Forrester (que morreu afogado no Cachão da Valeira), pintor bissexto, geógrafo autodidacta, exportador de vinhos, em vez de uma camélia costumava pôr um raminho de hortelã na botoeira da casaca. O meu avô, passado o viço dos vasos de manjerico, imitava o Barão e usava um pé de hortelã atrás da orelha, exactamente como os carpinteiros guardavam o lápis aguçado com navalha de Palaçoulo. Sentado no pátio de casa, de onde se via uma antiga gravura da Quinta do Vale Meão, sob uma figueira, ouvia o boletim meteorológico e despedia-se do Verão (as vindimas anunciavam a colheita da amêndoa). 

De certa maneira, chorava versos que podiam ter sido escritos pelo poeta Alencar, de ‘Os Maias’. Lembram-se daquele? "Abril chegou, sê minha!" Há outra versão: Agosto despede-se, Setembro chegará, sê brando, ó Outono do coração.

16.08.2015 00:30
ANTÓNIO SOUSA HOMEM
Correio da Manhã
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos