Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2023  2016  2017  2012  2013  2018  2011  2015  tvi24  2014  2019  cmtv  cais  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
55 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 55 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã

Ir para baixo

Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã Empty Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã

Mensagem por Admin Ter Set 15, 2015 6:31 pm

Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã Miguel-Reyes-diretor-geral-da-Information-Builders

Como afirmam os cânones, o caminho para o gabinete do CEO passa por saber gerir as operações e a inovação. A visão e a capacidade de execução são a chave para que uma empresa alcance o êxito e o crescimento. Aqueles que pretendam ascender aos postos mais altos, terão de saber transformar a visão em inovação e guiar as operações da sua organização para rentabilizar a informação e ganhar uma maior quota de mercado. Num mundo marcado pela tecnologia incisiva (acessível a todo o mundo) e uma enorme geração de dados, o CIO encontra-se numa posição de privilégio para transformar a inovação numa melhoria contínua das operações.

Na maioria das empresas, o CIO está a conduzir uma rápida digitalização das operações tanto internas como externas. Se analisarmos a história de numerosas empresas, é evidente que os CEOs mais poderosos recorreram sempre à tecnologia para se distanciarem da concorrência. A automatização da produção nas fábricas (a introdução da cadeia de montagem e das máquinas industriais) é só um exemplo de como a tecnologia pode reduzir os custos marginais da produção, o que se reverte numa diminuição dos preços e, por consequência, num aumento das vendas.

A digitalização dos processos de negócio terá nas empresas o mesmo efeito profundo que, na devida altura, teve a automatização para as fábricas. No entanto, a mudança mais importante terá relação com as aplicações denominadas de “customer facing” (voltada ao cliente), das quais o CIO poderá tirar um grande partido.


A otimização dos processos de negócio

Há 30 anos, qualquer responsável operacional que se prezasse deveria ter o livro “O desafio: um processo de melhoria contínua”. Este livro ensinava-os as chaves para otimizar os processos de fabricação e erradicar ineficiências e ajudava-os a identificar os obstáculos de todas as fases do processo e a eliminá-los de maneira sistemática. Os encarregados apontavam os dados nos seus cadernos e utilizavam fórmulas científicas para analisar os dados e otimizar o desempenho. Recentemente ficou-se a saber que o CEO da Amazon, Jeff Bezos, pediu aos seus administradores que lessem o livro. Por quê é tão relevante? Porque a metodologia para identificar eficiências em cada processo continua a ser a mesma ontem e hoje. A diferença reside na quantidade de dados a tratar em cada fase, que atualmente é muito maior. Do mesmo modo que a invenção do microscópico permitiu à sociedade médica chegar a descobertas históricas, os sensores colocam nas nossas mãos volumes imensos de dados, que abrem o caminho para a otimização de processos para uma nova fase de inovação. E é o CIO quem deve gerir todo o ciclo de vida do dado, desde a sua captura até o processo final de otimização.

A digitalização das operações de “customer facing” conduz ao que alguns denominam de “kanban” do cliente. Kanban é um sistema de gestão criado pela Toyota para que cada fase do processo de fabricação fosse transparente para todos os empregados implicados. Fomentava-se uma maior inovação entre as equipas, já que todos conheciam de maneira imediata qualquer aspeto relevante relacionado com o processo. Infundir o mesmo nível de transparência na gestão do ciclo de vida de atendimento ao cliente agiliza a geração de ideias, o teste de produtos e a escalada das histórias de êxito. De novo, este processo depende da maneira indiscutível da capacidade do CIO para o institucionalizar, incentivando a utilização da tecnologia.

Neste artigo empregamos muitas analogias com a indústria da fabricação; e o motivo radica no facto de que muitos dos atuais CEOs provêm daquelas décadas em que as cadeias de montagem mecanizadas começavam a ver a luz. No entanto, atualmente o CIO influi na maioria dos processos operacionais. Por isso considero que o CIO de hoje será o CEO de amanhã.

Miguel Reyes
Diretor-geral da Information Builders para Portugal, Espanha e América Latina

OJE.pt
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos