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Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã
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Porque o CIO de hoje será o CEO de amanhã
Como afirmam os cânones, o caminho para o gabinete do CEO passa por saber gerir as operações e a inovação. A visão e a capacidade de execução são a chave para que uma empresa alcance o êxito e o crescimento. Aqueles que pretendam ascender aos postos mais altos, terão de saber transformar a visão em inovação e guiar as operações da sua organização para rentabilizar a informação e ganhar uma maior quota de mercado. Num mundo marcado pela tecnologia incisiva (acessível a todo o mundo) e uma enorme geração de dados, o CIO encontra-se numa posição de privilégio para transformar a inovação numa melhoria contínua das operações.
Na maioria das empresas, o CIO está a conduzir uma rápida digitalização das operações tanto internas como externas. Se analisarmos a história de numerosas empresas, é evidente que os CEOs mais poderosos recorreram sempre à tecnologia para se distanciarem da concorrência. A automatização da produção nas fábricas (a introdução da cadeia de montagem e das máquinas industriais) é só um exemplo de como a tecnologia pode reduzir os custos marginais da produção, o que se reverte numa diminuição dos preços e, por consequência, num aumento das vendas.
A digitalização dos processos de negócio terá nas empresas o mesmo efeito profundo que, na devida altura, teve a automatização para as fábricas. No entanto, a mudança mais importante terá relação com as aplicações denominadas de “customer facing” (voltada ao cliente), das quais o CIO poderá tirar um grande partido.
A otimização dos processos de negócio
Há 30 anos, qualquer responsável operacional que se prezasse deveria ter o livro “O desafio: um processo de melhoria contínua”. Este livro ensinava-os as chaves para otimizar os processos de fabricação e erradicar ineficiências e ajudava-os a identificar os obstáculos de todas as fases do processo e a eliminá-los de maneira sistemática. Os encarregados apontavam os dados nos seus cadernos e utilizavam fórmulas científicas para analisar os dados e otimizar o desempenho. Recentemente ficou-se a saber que o CEO da Amazon, Jeff Bezos, pediu aos seus administradores que lessem o livro. Por quê é tão relevante? Porque a metodologia para identificar eficiências em cada processo continua a ser a mesma ontem e hoje. A diferença reside na quantidade de dados a tratar em cada fase, que atualmente é muito maior. Do mesmo modo que a invenção do microscópico permitiu à sociedade médica chegar a descobertas históricas, os sensores colocam nas nossas mãos volumes imensos de dados, que abrem o caminho para a otimização de processos para uma nova fase de inovação. E é o CIO quem deve gerir todo o ciclo de vida do dado, desde a sua captura até o processo final de otimização.
A digitalização das operações de “customer facing” conduz ao que alguns denominam de “kanban” do cliente. Kanban é um sistema de gestão criado pela Toyota para que cada fase do processo de fabricação fosse transparente para todos os empregados implicados. Fomentava-se uma maior inovação entre as equipas, já que todos conheciam de maneira imediata qualquer aspeto relevante relacionado com o processo. Infundir o mesmo nível de transparência na gestão do ciclo de vida de atendimento ao cliente agiliza a geração de ideias, o teste de produtos e a escalada das histórias de êxito. De novo, este processo depende da maneira indiscutível da capacidade do CIO para o institucionalizar, incentivando a utilização da tecnologia.
Neste artigo empregamos muitas analogias com a indústria da fabricação; e o motivo radica no facto de que muitos dos atuais CEOs provêm daquelas décadas em que as cadeias de montagem mecanizadas começavam a ver a luz. No entanto, atualmente o CIO influi na maioria dos processos operacionais. Por isso considero que o CIO de hoje será o CEO de amanhã.
Miguel Reyes
Diretor-geral da Information Builders para Portugal, Espanha e América Latina
OJE.pt
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