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Porto de Leixões adjudica dragagens a grupo dinamarquês
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Porto de Leixões adjudica dragagens a grupo dinamarquês
Empreitada foi adjudicada ao gigante dinamarquês Rohde Nielsen e implica replicar estes trabalhos no porto de Viana do Castelo.
A APDL – Administração dos Portos do Douro e de Leixões adjudicou uma empreitada de dragagens de manutenção dos fundos marinhos ao gigante dinamarquês Rohde Nielsen por um montante de cerca de 4,9 milhões de euros, sem IVA. A empreitada engloba também o mesmo tipo de trabalho nos fundos marinhos do porto de Viana do Castelo, igualmente administrado pela APDL.
A empreitada foi adjudicada por concurso público, sem anúncio internacional. Além da Rhode Nielsen, concorreram a esta empreitada as empresas especializadas em dragagens Dravo e Alexandre Barbosa Borges.
De acordo com informações prestadas ao Diário Económico por fonte oficial da APDL, esta empreitada “tem como objectivo a manutenção dos fundos à profundidade adequada para que os navios continuem a conseguir escalar estes portos em condições de segurança”.
“O critério de adjudicação do procedimento pré-contratual foi o da proposta economicamente mais vantajosa, devidamente ponderada pelos factores de avaliação – ‘Condições Mais Vantajosas de Preço’ (60%) e ‘Garantia de Boa Execução dos Trabalhos’ (40%)”, explicou a mesma fonte oficial da APDL.
Segundo o contrato assinado a 14 de Setembro passado entre a APDL e a Rhode Nielsen – através da filial portuguesa, localizada em Vilamoura, os trabalhos para a concretização desta empreitada terão de ser desenvolvidos ao longo dos próximos 36 meses (três anos), ou seja, terão de estar concluídos antes do final de 2018.
A Rhode Nielsen, fundada em 1968, está sedeada em Copenhaga, capital da Dinamarca. É uma das maiores especialistas mundiais no sector de dragagens, dispondo de uma frota com cerca de 40 embarcações específicas para este tipo de trabalhos.
Segundo os dados disponibilizados no ‘site’ oficial da APDL, entre Janeiro e Agosto deste ano as mercadorias movimentadas no porto de Leixões atingiram um montante de 12,4 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 12% face ao período homólogo de 2014. Esta subida foi sustentada pelos segmentos de ‘ro-ro’ (embarque e desembarque de automóveis, com mais 86%), granéis sólidos (+ 22%) e carga fraccionada (+ 12%). n
00:05 h
Nuno Miguel Silva
Económico
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