Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2019  2010  2011  2013  2014  2016  2018  2017  2023  cmtv  tvi24  2015  cais  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
57 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 57 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS

Ir para baixo

A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS Empty A PAISAGEM QUE ME MORRE NOS OLHOS

Mensagem por Admin Sex Fev 12, 2016 5:09 pm

Tudo acontece ao mesmo tempo, e sem razão aparente. Quando menos esperamos, no meio dos chuviscos numa esplanada mal abrigada, somos queimados pelo sol quente. Limitei-me a fechar os olhos, e caiu-me a paisagem no colo. Invadindo-me os sentidos, a memória de um sol abrasador que asfixia tudo sob a sua luz no Verão árido e seco que desce nas planícies Alentejanas. Pela imortal perseverança do aspeto conservado nas paredes, nas rugas dos habitantes, na secura dos seus hábitos inalterados, parece até que, a julgar por tudo isso, o sol abrasa também o vagar do tempo da escrava miséria em que se vive. De tudo o que se poderia acusar os alentejanos raramente alguma coisa é mencionada, e quase nenhuma é sua culpa. A lentidão não é um facto, mas uma constante variável da relatividade.

Não são malandros, não são maus, não são tristes. Alguns são, sim, pobres e educados a ser pobres e sem mundo. E alguns, infelizmente, conformados. E a maioria, quando perdeu a terra, perdeu também a identidade. Os seus donos, cuja criação tornou burgueses, herdeiros e sem quase nada de camponês ou agricultor, não fazem ideia do que se sofreu quando ainda não havia cercas a dividir as quintas e a rasgar o campo, do que se aprendeu e do que se improvisou nessas terras fora...

Coitados de nós, Alentejanos. Coitados não! Coitada da terra, e do país, que se vê abandonada do melhor que poderia ter. Não há quem possa apontar dedo na vastidão dos sobreiros, azinheiras, oliveiras, vinhas, enfim, que não encontre um motivo de orgulho. É este orgulho que somos obrigados a levar em duas malas, à conquista do país, de qualquer outra cidade, do mundo e das pessoas. É genuíno.

Assim como os navegadores empoçados em Évora tiveram como horizonte melhor as incertas águas atlânticas com terra por achar, também nos é mais certo os céus sem poiso do que a terra por mudar. E assim, como a eles, morre-me a paisagem nos olhos, desvanecendo como a espuma do mar, ao som de milhares de gritos estridentes das bolhas de ar agrilhoadas entre a água e os rochedos. Choro sempre que te deixo, Alentejo. Morro sempre que não te vejo. E não morrerei em paz, se não tiver na morte o teu beijo.

É mais libertadora a Saudade de te ter, mergulhada nos sabores e nas emoções, de um mundo deslumbrante por conhecer, vivendo desse amor melancólico na almofada, que a paspalhice exacerbada de qualquer outro interior patusco. Devemos ser imateriais, com certeza, pois só assim se explica a beleza de ti, que mim o teu calor carrega.

João M. Pereirinha
Fotógrafo, escritor e poeta
12 Fevereiro 2016 01:49
tribunal Alentejo.pt
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos