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Uma causa nacional - EMÍDIO GOMES e "Não é uma causa norte só, a principal o Porto e um dos quens andou a desviar os fundos públicos e os investimentos diretos e públicos da região portuária de Sines."- Cláudio Carneiro
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Uma causa nacional - EMÍDIO GOMES e "Não é uma causa norte só, a principal o Porto e um dos quens andou a desviar os fundos públicos e os investimentos diretos e públicos da região portuária de Sines."- Cláudio Carneiro
Já muito se escreveu e conjeturou sobre as alterações das rotas da TAP a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o que irá naturalmente continuar enquanto a estratégia da companhia de bandeira portuguesa não for clarificada.
Na semana passada, na reunião da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da CCDR-N, foi possível antecipar o alinhamento entre o tecido empresarial e institucional no que a esta matéria diz respeito.
Do encontro resultou união para sensibilizar o Governo, a partir de uma abordagem positiva e construtiva, para a enorme importância da presença da TAP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Outra coisa não seria de esperar.
Os números dizem-nos que este aeroporto serve a região mais exportadora do país, aquela que contribui de forma decisiva para a internacionalização e para a melhoria dos desequilíbrios externos da economia portuguesa, ao assegurar perto de 40% das exportações portuguesas de mercadorias. Os dados do INE mostram um saldo positivo de quase seis mil milhões de euros na balança de transação de bens em 2015! O Norte de Portugal é, ainda, a região onde nascem mais empresas e é a região mais industrializada, assumindo ainda em paralelo uma importância crescente enquanto destino turístico. O aeroporto é por isso mesmo uma infraestrutura decisiva para continuar este crescimento, a bem do país.
Só assim se justifica o esforço e o consenso que se conseguiu gerar sobre este tema ao longo do passado recente.
Em causa está a relevância e o impacto que a atividade económica desenvolvida na região tem no contexto nacional.
Qualquer decisão estratégica assumida pela TAP terá, mais do que repercussões na economia e no turismo do Norte, fortes consequências nos objetivos nacionais que todos comungamos. Há, naturalmente, que apelar ao bom senso e tirar ilações de uma matéria que não é só da Região, mas de Portugal.
Como parte dos atores da região, estamos empenhados e focados em fazer o nosso trabalho para que o sucesso do aeroporto não dependa única e exclusivamente da TAP. Mas, num cenário em que se perspetiva a eliminação de umas rotas e a descontinuação de outras, desleal seria dizer que esta companhia aérea não é importante para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
A TAP é uma causa nacional.
PROF. CAT. DA U. PORTO E PRESIDENTE DA CCDR
EMÍDIO GOMES
02.03.2016
Jornal de Notícia
"Não é uma causa norte só, a principal o Porto e um dos quens andou a desviar os fundos públicos e os investimentos diretos e públicos da região portuária de Sines. Queres mais para a região menor competição para o futuro do país?"- Cláudio Carneiro
Na semana passada, na reunião da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da CCDR-N, foi possível antecipar o alinhamento entre o tecido empresarial e institucional no que a esta matéria diz respeito.
Do encontro resultou união para sensibilizar o Governo, a partir de uma abordagem positiva e construtiva, para a enorme importância da presença da TAP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Outra coisa não seria de esperar.
Os números dizem-nos que este aeroporto serve a região mais exportadora do país, aquela que contribui de forma decisiva para a internacionalização e para a melhoria dos desequilíbrios externos da economia portuguesa, ao assegurar perto de 40% das exportações portuguesas de mercadorias. Os dados do INE mostram um saldo positivo de quase seis mil milhões de euros na balança de transação de bens em 2015! O Norte de Portugal é, ainda, a região onde nascem mais empresas e é a região mais industrializada, assumindo ainda em paralelo uma importância crescente enquanto destino turístico. O aeroporto é por isso mesmo uma infraestrutura decisiva para continuar este crescimento, a bem do país.
Só assim se justifica o esforço e o consenso que se conseguiu gerar sobre este tema ao longo do passado recente.
Em causa está a relevância e o impacto que a atividade económica desenvolvida na região tem no contexto nacional.
Qualquer decisão estratégica assumida pela TAP terá, mais do que repercussões na economia e no turismo do Norte, fortes consequências nos objetivos nacionais que todos comungamos. Há, naturalmente, que apelar ao bom senso e tirar ilações de uma matéria que não é só da Região, mas de Portugal.
Como parte dos atores da região, estamos empenhados e focados em fazer o nosso trabalho para que o sucesso do aeroporto não dependa única e exclusivamente da TAP. Mas, num cenário em que se perspetiva a eliminação de umas rotas e a descontinuação de outras, desleal seria dizer que esta companhia aérea não é importante para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
A TAP é uma causa nacional.
PROF. CAT. DA U. PORTO E PRESIDENTE DA CCDR
EMÍDIO GOMES
02.03.2016
Jornal de Notícia
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