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Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa

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Mensagem por Admin Sex maio 09, 2014 7:11 pm

Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa Logo_en


Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa Luis-francisco-valente-de-oliveira
Luis Valente de Oliveira

Luis Francisco Valente de Oliveira nasceu em São João da Madeira em 1937.

Exerceu,


1973-1975: Chefe do Gabinete Técnico da Comissão de Planeamento da Região Norte
1978-1979: Ministro da Educação e Investigação Científica
1979-1985: Presidente da Região Norte de Coordenação da Comissão
1985-1995: Ministro do Planeamento e da Administração do Território
2002-2003: Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação
Sr. Valente de Oliveira anteriormente atuou como representante do Governo Português e especialista conselheiro em vários comitês técnicos da OCDE e do Conselho da Europa.

Foi fundador e presidente da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Comunidade Económica Europeia e, atualmente, presidente do seu Conselho Científico.


Tarefas atuais


Desde 1980: Professor Titular da Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia (do Ordenamento do Território: Planejamento de Transportes: Planejamento do Desenvolvimento Regional)
Desde 2007: coordenador europeu para as auto-estradas do mar  Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa Ext-link   http://ec.europa.eu/transport/modes/maritime/motorways_sea/index_en.htm


  • Membro da Academia de Engenharia (Portugal)
  • Conselheiro-membro da Instituição de Engenheiros Português
  • Membro do Conselho da Associação de Empresários de Portugal
  • Presidente da Assembleia Municipal do Porto (órgão de fiscalização do Executivo)
  • Detalhes: Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo (Portugal), Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal), Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (Portugal), Grã-Cruz da Ordem do Southern Cross (Brasil), a Grã-Cruz da Ordem de Honra (Grécia), Chevalier de la Légion d'Honneur (França).


Em 12 de março de 2014 o Sr. Oliveira foi nomeado coordenador europeu para as auto-estradas do mar Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa Ext-link http://ec.europa.eu/transport/modes/maritime/motorways_sea/index_en.htm. O seu mandato será executado até o final de junho de 2014.
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Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa Empty Auto-estradas do Mar

Mensagem por Admin Sex maio 09, 2014 7:14 pm

Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa Header_mos


Vídeo: Definir a vela para um horizonte mais verde: Marco Polo muda de mercadorias da estrada para o mar  - http://ec.europa.eu/transport/marcopolo/promotional-tools/videos/index_en.htm

As "auto-estradas do mar" conceito visa a introdução de novas cadeias logísticas intermodais baseada marítimas na Europa, o que deve levar a uma mudança estrutural em nossa organização de transportes nos próximos anos.Estas correntes será mais sustentável, e deve ser comercialmente mais eficiente, do que o transporte apenas de estrada. Auto-estradas do mar, assim, melhorar o acesso aos mercados de toda a Europa, e trazer alívio para o nosso sistema rodoviário europeu sobrecarregados. Para este fim, a utilização mais ampla terá de ser feita não só de nossos recursos de transporte marítimo, mas também do nosso potencial no transporte ferroviário e fluvial, como parte de uma cadeia de transporte integrado. Este é o valor acrescentado comunitário de auto-estradas do mar.
No seu Livro Branco sobre os transportes de Setembro de 2001, a Comissão propôs o desenvolvimento de "auto-estradas do mar" como uma "verdadeira alternativa competitiva ao transporte terrestre." Para ajudar a desenvolver estas linhas, o Livro Branco afirma que os fundos europeus devem ser disponibilizados. Estas "auto-estradas do mar" deve ser parte da rede transeuropeia (RTE-T).
A adopção do artigo 12-A das Directrizes de 29 de abril de 2004 RTE-T ("RTE-T" - Jornal Oficial L 167 de 30/04/2004 P.0001 - 0038, COM (2004) 0884) pelo Conselho e pelo Parlamento europeu dá um quadro jurídico para o financiamento das "auto-estradas do mar" Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa Ext-link  http://eur-lex.europa.eu/smartapi/cgi/sga_doc?smartapi!celexplus!prod!DocNumber&type_doc=Decision&an_doc=2004&nu_doc=0884&lg=en. Artigo 12 º-TEN-T dá três objetivos principais para os projetos de auto-estradas do mar:

(1) concentração de fluxo de mercadorias em vias logísticas de base marítima;
(2) aumentar a coesão;
(3) reduzir o congestionamento rodoviário através de transferência modal.

Quatro corredores foram designados para a criação de projectos de interesse europeu



  • Auto-estrada do Mar Báltico (ligando o Mar Báltico Estados-Membros com os Estados-Membros na Europa Central e Europa Ocidental, incluindo a rota pelo canal do Mar do Norte / Mar Báltico) (até 2010);
  • Auto-estrada do mar da Europa Ocidental (desde Portugal e Espanha através do Arco Atlântico para o Mar do Norte eo Mar da Irlanda) (até 2010);
  • Auto-estrada do mar do Sudeste da Europa (que liga o mar Adriático ao mar Jónico e ao Mediterrâneo Oriental, incluindo Chipre) (até 2010);
  • Auto-estrada do mar do Sudoeste da Europa (Mediterrâneo ocidental, que liga a Espanha, França, Itália e Malta e com ligação com a Auto-estrada do mar do Sudeste da Europa e incluindo links para o Mar Negro) (até 2010).


Mapa de auto-estradas do mar Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa Ext-link Infra-estrutura - TEN-T - Interligar a Europa F_pdf_16 [367 KB] - http://ec.europa.eu/transport/modes/maritime/doc/motorways_sea_2004_07_30_map.pdf

Estes corredores fornecer uma parte essencial dos projetos: as "infra-estruturas flutuantes" dos nossos mares europeus. No entanto, cabe à indústria, os Estados-Membros e da Comunidade para implementar financeiramente e operacionalmente projetos de som para usar esses recursos marítimos melhor para os novos sistemas intermodais de transporte baseados marítimas.

Para fazer auto-estradas do mar um sucesso, três condições devem estar presentes para cada projeto.


  • Em primeiro lugar, a fim de obter a necessária concentração de fluxos de transporte de mercadorias, as escolhas têm que ser feitas sobre as portas e corredores e serviços intermodais.
  • Em segundo lugar, todos os intervenientes na cadeia de fornecimento tem que estar comprometido com esses projetos.
  • Em terceiro lugar, auto-estradas do mar precisam possuem a melhor qualidade disponível em toda a cadeia, a fim de ser atraente para os usuários.


Até 2010, deve ser estabelecido uma rede de pleno direito de auto-estradas do mar em toda a Europa nos corredores mencionados acima.


http://ec.europa.eu/transport/modes/maritime/motorways_sea/index_en.htm

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