Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2013  2017  2023  2019  2011  tvi24  cais  2012  cmtv  2015  2018  2016  2014  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
“Oh senhor ministro, uma via única?” EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
“Oh senhor ministro, uma via única?” EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
“Oh senhor ministro, uma via única?” EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
“Oh senhor ministro, uma via única?” EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
“Oh senhor ministro, uma via única?” EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
“Oh senhor ministro, uma via única?” EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
“Oh senhor ministro, uma via única?” EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
“Oh senhor ministro, uma via única?” EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
“Oh senhor ministro, uma via única?” EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


“Oh senhor ministro, uma via única?” Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
362 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 362 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

“Oh senhor ministro, uma via única?”

Ir para baixo

“Oh senhor ministro, uma via única?” Empty “Oh senhor ministro, uma via única?”

Mensagem por Admin Sáb Jun 25, 2016 12:17 pm

“Oh senhor ministro, uma via única?”

Decorreu esta semana uma audição ao Ministro do Planeamento e Infraestruturas, que pode ser revista no site da Assembleia da República. Não perco geralmente muito tempo com estas audições (erradamente, diga-se), mas esta semana pela pertinência de alguns comentários ali feitos, tomei quase quatro horas da minha vida para assistir ao trabalho dos deputados da Nação e dos nossos governantes.

Bem sei que é um lugar comum a crítica dos políticos em geral mas, pelo menos no que à Comissão de Obras Públicas diz respeito, convenhamos que os deputados devem fazer muito mais para evitar colagem ao estereótipo. Pondo de parte questões de luta política, onde a maioria dos deputados está bem qualificado, o que sobra nos restantes temas é, de facto, bastante pobre.

A desvalorização de algumas áreas de conhecimento nas listas de deputados à Assembleia da República fica bem patente quando observamos a discussão de temas como a renovação de linhas férreas, sua pertinência económica e efeitos práticos no mercado. Apesar dos partidos indicarem, para esta comissão, os deputados que à partida estarão mais capacitados para fazerem estes debates, o que fica na retina é bastante insuficiente.

Destaco dois pontos antes de ir à chocante caricatura que nos foi oferecido pelo “especialista” designado pelo Bloco de Esquerda. O deputado do CDS Hélder Amaral considerou suficiente, para justificar a sua pergunta sobre a importância de uma linha ferroviária a passar por Viseu, aludir à sua preferência pessoal, por ser natural dali. E o ministro validou a opção de fusão da Infraestruturas de Portugal, feita pelo anterior governo, com uma expetativa de ganhos futuros (de capacidade de planeamento, nomeadamente) que não foi explicada – não se percebeu porque é que assim seria mais fácil planear, e presumo que era a questão base que lhe estava subjacente.

Faz muita falta a consciência de que falar de infraestruturas de transporte é decisivo para o nosso desenvolvimento económico, social e territorial. É um dos assuntos mais relevantes de que o Estado se deve ocupar: como servir o território, como distribuir a população, como promover a acessibilidade, como transportar pessoas e bens. E, no entanto, os partidos aparentemente não dão grande importância a estes saberes.

A caricatura da sessão, que pode ser vista mais ou menos por volta das duas horas de audição, foi protagonizada pelo deputado Heitor de Sousa, do Bloco de Esquerda. Lembram-se do sketch humorístico dos Gato Fedorento “Gajo de Alfama”?

Pois bem, o espetáculo que o deputado deu sobre a linha da Beira Alta deve envergonhar sobretudo o partido que o designou. É incompreensível termos numa comissão especializada uma abordagem que não chega sequer a ser infantil. O deputado, talvez achando que tinha descoberto o grande tema em que ninguém tem coragem de tocar, aumentou o tom de voz e acabou por tornar esta na questão mais “polémica” da comissão.

Disse o deputado, e recomendo que vejam o vídeo, que era inconcebível que a renovação da Beira Alta fosse com um perfil de linha regional. Linha regional? Sim, sim. O deputado continuou, vigoroso e imparável, e explicou-se: num eixo tão importante, fala-se de um linha em via única, como as linhas regionais. Para Heitor de Sousa, que aqui funciona como uma caricatura da Assembleia, o grande parâmetro de caracterização de uma linha ferroviária é o número de vias de que dispõe. Rampas? Cargas rebocáveis? Traçado em planta? Velocidades praticáveis? Comprimento de resguardos? Eletrificação? Sistemas de sinalização e segurança?

Não. Para o Bloco de Esquerda, o grande tema a introduzir na discussão sobre os investimentos ferroviários é que uma linha internacional como a Beira Alta ou a nova linha para Badajoz é que até fica mal ser em via única! Não interessa a velocidade ou a capacidade de absorção de tráfego de uma via única moderna. O deputado provavelmente ficaria escandalizado com as linhas “regionais” de alta velocidade que Espanha vai inaugurando (para Leon, para Zamora…), onde se corre a 300 km/h quotidianamente.

Quando votamos, devemos também exigir mais do que capacidade para gerar soundbytes para repercussão numa qualquer elite urbana do nosso país. No que toca a transportes, o Parlamento continua a depreciar-se sem fim à vista. Não deviam os grupos parlamentares procurar conhecimento?

No meio de tanta mediocridade, devo destacar Bruno Dias, do PCP. Discordo em tudo da sua visão do mundo e dos modelos a aplicar, mas mostra um grande esforço a juntar as peças e ter uma argumentação consolidada. E o próprio ministro mostrou-se genericamente bem preparado, muito embora o desafio que lhe estava a ser colocado era de diminuto grau de dificuldade. E essa é uma das conclusões que retiro daqui: como podemos confiar no Parlamento para obrigar os Governos a maior rigor se não está preparado para discutir questões deste foro? E que outro fórum pode existir para a nação discutir temas tão relevantes como a sua rede de transportes, se este não serve os seus propósitos teóricos?

João Cunha - Cronista 
24 Junho, 2016
Portugal Ferroviário 

A nota é de 1/80 a massa populacional portuguesa irradiada só o corredor de Nordeste Atlântico, quero a uma de novas linhas internacionais são as elas de Minho, de Douro e de Aveiro, a União Europeia não a dar mais os Fundos Europeias para as nestas linhas de ligações internacionais e só a única o interesse de Sines - Caia - Madrid - Europa, não são as linhas competitividades para os dois fluxos de passageiros e de mercadorias e a igualmente da linha de Algarve e da Linha de Sines - Caia no troço da linha entre de Alcácer do Sal até de Lisboa a razão da ligação só a único uso de passageiros (Turístico) "Sines - Madrid - Europa".
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos