Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2011  2015  cais  2010  2018  tvi24  2013  2019  2017  cmtv  2012  2023  2016  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
No calor da noite EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
No calor da noite EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
No calor da noite EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
No calor da noite EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
No calor da noite EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
No calor da noite EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
No calor da noite EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
No calor da noite EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
No calor da noite EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

No calor da noite Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
327 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 327 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

No calor da noite

Ir para baixo

No calor da noite Empty No calor da noite

Mensagem por Admin Qua Ago 17, 2016 10:46 am

Usando as mesmas palavras podemos construir frases com significados diametralmente opostos. Vivendo nos mesmos contextos podemos construir realidades profissionais absolutamente diferentes. Partilhando a mesma herança genética podemos construir vidas totalmente distintas.

Tudo isto vem a propósito de uma feira, nos Estados Unidos, onde estou em trabalho com um grupo de portugueses, todos de origem latina.

Em Portugal o mês de agosto é quase só um forte mês de trabalho para aqueles que trabalham em prol das férias dos seus compatriotas e restantes turistas. Mas em outros países, como os do Norte da Europa e os Estados Unidos da América, neste mês de agosto impera a normalidade em termos profissionais.

Duas das palavras que encaixam na categoria descrita acima são os termos feiras e férias. Quando me ausento para acompanhar a presença de empresas portuguesas no mês de agosto, tenho sempre muita dificuldade em convencer quem me interpela que entre férias e feiras vai uma distância tamanha... A coisa agrava-se quando, como é o caso vertente, a feira é em Las Vegas.

Nesta cidade mítica do estado do Nevada, apesar do nome e por estes dias, os termómetros chegam a ultrapassar os 45 graus centígrados no "day time" e raramente baixam dos 40 pela noite dentro. Mesmo assim, no calor da noite há milhares de pessoas nos passeios e nas ruas, cruzando-se os que cá estão de férias com os que cá estão de feiras... e os que cá estão a trabalhar o ano todo para que nada falte aos "clientes" dos outros dois grupos.

Como não consta que Las Vegas tenha sido erguida apenas nos meses mais cálidos de dezembro e janeiro, é impressionante olhar para cada arranha-céus, para cada hotel e resort, para cada mega-animação ou espetáculo como os do Cirque du Soleil e parar um minuto para pensar no louco que se lembrou de construir um império destes no meio do nada, no meio do deserto. Mas também nos que cá continuam a dar-lhe vida e a fazê-la crescer, todos os dias e todas as noites . Arrostando com o calor do dia e aguentando, firmes e hirtos, o calor da noite.

Vivi a contarem-me que em África e até, ainda que em menor grau, também na Europa do Sul ou mais justamente no Sul dos países da Europa do Sul, o apego e o gosto pelo trabalho (no fundo e em termos economicistas, a produtividade...) eram mais baixos nestas zonas essencialmente por causa do clima, regra geral muito quente. Ou, vá lá, menos temperado.

Aqui comigo estão vários portugueses homens e mulheres, com estilos muito diferentes, de vários escalões etários e estórias de vida também variadas, mas que convergem todos em dois pontos: estão a trabalhar no duro em pleno mês de agosto e não se queixam dos calores do dia ou da noite. A indústria têxtil e vestuário nacional continua a estar repleta de gente desta fibra e por isso ninguém deve achar estranho que no "deserto" que tem crescido nas atividades que perderam o fôlego nas exportações, a ITV continue a erguer uma história de sucesso continuado e consistente. É neste particular e para estes "animais no trabalho", que George Orwell continua a ter razão: os animais são todos iguais, mas uns são mais iguais que outros.

EMPRESÁRIO

Manuel Serrão
Hoje às 00:00, atualizado às 00:12
Jornal de Notícias
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo