Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 452 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 452 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
O preço do sucesso
Página 1 de 1
O preço do sucesso
Primeiro, não percebi a notícia do Diário de Notícias: “Exportações puxam pelas vendas de veículos pesados.” Pois, se não existem fábricas de veículos pesados em Portugal, como raios é que estes contribuíram para as exportações?
Só depois percebi: são as exportações de outros bens que fizeram aumentar as vendas dos veículos pesados. Em 2016 estas máquinas situaram-se num patamar de vendas praticamente igual aos números anteriores à Grande Recessão de 2008 – a grande crise dos nossos tempos.
E aqui temos a economia a funcionar: para exportarmos mais (o que aumenta o PIB), temos primeiro de importar as máquinas (o que diminui o PIB). Com o tempo, o saldo torna-se positivo, pois a economia está a crescer, mas no imediato o efeito é negativo. E mostra que a estabilização do investimento a que temos assistido nos últimos trimestres se deve, sobretudo, à queda do imobiliário. Já não somos um país de construtores civis.
Outro exemplo em que o aumento das importações deve-se a um acelerar da economia prende-se com o petróleo. Com a atividade económica a aumentar, é preciso gastar mais combustíveis, e para isso importar mais petróleo. Estas relações chamam-se fatores técnicos da economia, e não podem ser ignorados por nenhum modelo de previsão económica.
Resumindo: o crescimento económico não é linear, pois exige sempre aumentos das importações, que diminuem o PIB. O que interessa é que usemos essas importações para depois exportarmos, com lucro. Mas, de facto, não há almoços grátis.
Eduardo Ferreira
opiniao@newsplex.pt
8 de janeiro 2017
SOL
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin