Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2016  2010  2012  2011  2019  2013  2023  tvi24  2018  2017  cais  2015  2014  cmtv  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Tempo Perdido EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Tempo Perdido EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Tempo Perdido EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Tempo Perdido EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Tempo Perdido EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Tempo Perdido EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Tempo Perdido EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Tempo Perdido EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Tempo Perdido EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Tempo Perdido Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
103 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 103 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Tempo Perdido

Ir para baixo

Tempo Perdido Empty Tempo Perdido

Mensagem por Admin Seg Dez 29, 2014 12:31 pm

Tempo Perdido Page63

Completa-se esta semana o quarto ano de estagnação dos projetos que davam à região de Setúbal centralidade no modelo de desenvolvimento de Portugal como fachada atlântica da Europa. Pior do que ter sido em causa uma ideia para a região por razões financeiras ou políticas é não existir qualquer modelo alternativo que se perceba para além da desistência e do abandono.

Perante a violência da desconstrução do consenso social em que se basearam quatro décadas de democracia a força prevalecente nas autarquias da região insiste numa contestação sem alternativa, numa convivência light com o Governo, na utilização da má prática central para replicar a nível local os enormes aumentos de impostos e na deliberada opção por ser passadeira vermelha da selvajaria liberal ao eleger o PS como inimigo principal olhando para o eleitorado de esquerda e para os trabalhadores como reféns do deu domínio politico senhorial.
 
Enquanto em Lisboa António Costa devolve a parcela local do IRS às populações e usa o IMI como arma de promoção da reabilitação urbana na Península de Setúbal todas as câmaras do PCP aplicam as taxas máximas dos impostos locais jogando com o desconhecimento para responsabilizar terceiros. O grande desafio da 2015 é o de fazer o teste do algodão à capacidade de diálogo à esquerda para criar alternativa à destruição do Estado Social sendo efetivamente parte da solução ou a renovação da opção pelo conforto do protesto dando razão aos que dizem que só à direita é possível construir soluções governativas estáveis.
 
Mas em final de ano é justo evidenciar alguns polos de resistência e esperança da região.
 
Destaco pelo seu combate à pobreza e desigualdade a liderança setubalense da Cáritas com Eugénio da Fonseca a assumir um papel de referência como voz de uma solidariedade lucida que não se deixa confundir com a caridadezinha.
 
Noutro plano a capacidade dos portos de Sines e de Setúbal para continuarem a ganhar mercado representando mais de 55% do movimento portuário nacional. Tal é ainda mais notável perante os graves prejuízos causados pela indefinição do Governo que cancelou e perdeu os fundos destinados à ligação ferroviária de Sines à Europa, adiada para lá de 2020, e estrangula os projetos de expansão do porto de Setúbal enquanto vai desenvolvendo miragens primeiro na Trafaria agora no Barreiro.
 
Deve também assinalar-se como sinal de esperança as duas associações empresariais recentemente constituídas na Península de Setúbal preenchendo o vazio deixado pela implosão da AERSET.
 
Finalmente a comprovação do papal central dos projetos de interesse nacional realizados na região para as exportações (refinaria da GALP e máquina de papel da PORTUCEL) os quais são desvalorizados pelo Governo quando são determinantes para o crescimento das vendas ao exterior e apontados como causa quando param para manutenção como sucedeu este ano com a unidade de Sines.
 
Uma última nota para a pedrada regional do colapso do BES que confirmou a paralisia dos projetos turísticos do litoral alentejano. Há que parar para pensar e definir um programa de longo prazo para a consolidação do mais promissor polo turístico português.
 
Mas em 2015 a esperança na mudança estará nas mãos dos portugueses com recurso à arma do voto. Faltam poucos e decisivos meses não podemos desperdiçar a oportunidade para iniciar um novo caminho. Um 2015 de esperança para todos. 

Eduardo Cabrita - 29-12-2014 11:20
Assento Parlamentar (PS)
(Deputado do PS eleito pelo distrito de Setúbal) 
Tempo Perdido Adview
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos