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Governo garante decisão sobre terminal do Barreiro até ao final da legislatura

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Governo garante decisão sobre terminal do Barreiro até ao final da legislatura Empty Governo garante decisão sobre terminal do Barreiro até ao final da legislatura

Mensagem por Admin Qua Jan 07, 2015 11:58 am

Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Silva Monteiro, considera que os terminais de contentores em Sines, Setúbal e Lisboa não se irão canibalizar.


O Governo vai tomar rapidamente uma decisão sobre o projecto do novo terminal de contentores do porto de Lisboa, cuja localização mais provável é o Barreiro. O objectivo do Ministério da Economia é concluir o processo - que incluirá a realização de um concurso público para atribuição da concessão do respectivo terminal - antes do final da legislatura, que deverá ocorrer entre o final de Setembro e o início de Outubro. Ontem, no almoço de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Agepor - Associação de Agentes de Navegação de Portugal para o próximo triénio, Sérgio Silva Monteiro, secretário de Estado dos Transportes abordou o tema, dizendo que "a discussão pública [sobre o terminal de contentores do Barreiro] teve o seu momento, agora é momento de decidir e nós decidiremos brevemente sobre essa matéria". O governante sublinhou que o Governo não considera "que o investimento em Setúbal seja canibal do Barreiro, ou que o Barreiro seja canibal de Sines". Sérgio Silva Monteiro garantiu mais uma vez que "todo o investimento portuário previsto no PETI [Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas] será totalmente privado". O secretário de Estado dos Transportes relembrou que é objectivo deste Governo, apesar de estar em final de mandato, criar as condições para que o sector portuário triplique a movimentação de cargas até 2022.


Antes desta intervenção, o novo presidente da direcção da Agepor, Rui d'Orey, da Orey Comércio e Navegação, confrontou o secretário de Estado dos Transportes com as dúvidas geradas no sector portuário com o novo modelo de regulação previsto com recente criação da AMT - Autoridade da Mobilidade e Transportes. "O que se será abrangido pela regulação? Que tipo de regulação vai ser aplicado? Que políticas vão ser defendidas ou induzidas? Como [a AMT] se vai articular com o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes (...) e com o Governo e com as administrações portuárias?", questionou Rui d'Orey. A estas dúvidas Sérgio Silva Monteiro respondeu com a necessidade cooperação entre o Governo e as associações representativas do sector dos transportes, indicando que a AMT passaria a funcionar como regulador económico, enquanto o IMT iria continuar a prestar apoio técnico ao Estado e a conceder licenciamentos.

Nuno Miguel Silva
00.05 h
Económico

A nota final a Administração do Novo Terminal de Contentores no Barreiro vais tens vários prejuízos financeiros em dragar por ano, a construção a terceira ponte de rio do Tejo e a descer do movimento do mercado contentores de TEUs para a região de Lisboa, os fundos europeus não usados a ser canalizados para o Terminal de Contentores não é modelo de PPP's e é o alto risco para os privados o investimento sem o dinheiro público.
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