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Governo garante decisão sobre terminal do Barreiro até ao final da legislatura
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Governo garante decisão sobre terminal do Barreiro até ao final da legislatura
Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Silva Monteiro, considera que os terminais de contentores em Sines, Setúbal e Lisboa não se irão canibalizar.
O Governo vai tomar rapidamente uma decisão sobre o projecto do novo terminal de contentores do porto de Lisboa, cuja localização mais provável é o Barreiro. O objectivo do Ministério da Economia é concluir o processo - que incluirá a realização de um concurso público para atribuição da concessão do respectivo terminal - antes do final da legislatura, que deverá ocorrer entre o final de Setembro e o início de Outubro. Ontem, no almoço de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Agepor - Associação de Agentes de Navegação de Portugal para o próximo triénio, Sérgio Silva Monteiro, secretário de Estado dos Transportes abordou o tema, dizendo que "a discussão pública [sobre o terminal de contentores do Barreiro] teve o seu momento, agora é momento de decidir e nós decidiremos brevemente sobre essa matéria". O governante sublinhou que o Governo não considera "que o investimento em Setúbal seja canibal do Barreiro, ou que o Barreiro seja canibal de Sines". Sérgio Silva Monteiro garantiu mais uma vez que "todo o investimento portuário previsto no PETI [Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas] será totalmente privado". O secretário de Estado dos Transportes relembrou que é objectivo deste Governo, apesar de estar em final de mandato, criar as condições para que o sector portuário triplique a movimentação de cargas até 2022.
Antes desta intervenção, o novo presidente da direcção da Agepor, Rui d'Orey, da Orey Comércio e Navegação, confrontou o secretário de Estado dos Transportes com as dúvidas geradas no sector portuário com o novo modelo de regulação previsto com recente criação da AMT - Autoridade da Mobilidade e Transportes. "O que se será abrangido pela regulação? Que tipo de regulação vai ser aplicado? Que políticas vão ser defendidas ou induzidas? Como [a AMT] se vai articular com o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes (...) e com o Governo e com as administrações portuárias?", questionou Rui d'Orey. A estas dúvidas Sérgio Silva Monteiro respondeu com a necessidade cooperação entre o Governo e as associações representativas do sector dos transportes, indicando que a AMT passaria a funcionar como regulador económico, enquanto o IMT iria continuar a prestar apoio técnico ao Estado e a conceder licenciamentos.
Nuno Miguel Silva
00.05 h
Económico
A nota final a Administração do Novo Terminal de Contentores no Barreiro vais tens vários prejuízos financeiros em dragar por ano, a construção a terceira ponte de rio do Tejo e a descer do movimento do mercado contentores de TEUs para a região de Lisboa, os fundos europeus não usados a ser canalizados para o Terminal de Contentores não é modelo de PPP's e é o alto risco para os privados o investimento sem o dinheiro público.
O Governo vai tomar rapidamente uma decisão sobre o projecto do novo terminal de contentores do porto de Lisboa, cuja localização mais provável é o Barreiro. O objectivo do Ministério da Economia é concluir o processo - que incluirá a realização de um concurso público para atribuição da concessão do respectivo terminal - antes do final da legislatura, que deverá ocorrer entre o final de Setembro e o início de Outubro. Ontem, no almoço de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Agepor - Associação de Agentes de Navegação de Portugal para o próximo triénio, Sérgio Silva Monteiro, secretário de Estado dos Transportes abordou o tema, dizendo que "a discussão pública [sobre o terminal de contentores do Barreiro] teve o seu momento, agora é momento de decidir e nós decidiremos brevemente sobre essa matéria". O governante sublinhou que o Governo não considera "que o investimento em Setúbal seja canibal do Barreiro, ou que o Barreiro seja canibal de Sines". Sérgio Silva Monteiro garantiu mais uma vez que "todo o investimento portuário previsto no PETI [Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas] será totalmente privado". O secretário de Estado dos Transportes relembrou que é objectivo deste Governo, apesar de estar em final de mandato, criar as condições para que o sector portuário triplique a movimentação de cargas até 2022.
Antes desta intervenção, o novo presidente da direcção da Agepor, Rui d'Orey, da Orey Comércio e Navegação, confrontou o secretário de Estado dos Transportes com as dúvidas geradas no sector portuário com o novo modelo de regulação previsto com recente criação da AMT - Autoridade da Mobilidade e Transportes. "O que se será abrangido pela regulação? Que tipo de regulação vai ser aplicado? Que políticas vão ser defendidas ou induzidas? Como [a AMT] se vai articular com o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes (...) e com o Governo e com as administrações portuárias?", questionou Rui d'Orey. A estas dúvidas Sérgio Silva Monteiro respondeu com a necessidade cooperação entre o Governo e as associações representativas do sector dos transportes, indicando que a AMT passaria a funcionar como regulador económico, enquanto o IMT iria continuar a prestar apoio técnico ao Estado e a conceder licenciamentos.
Nuno Miguel Silva
00.05 h
Económico
A nota final a Administração do Novo Terminal de Contentores no Barreiro vais tens vários prejuízos financeiros em dragar por ano, a construção a terceira ponte de rio do Tejo e a descer do movimento do mercado contentores de TEUs para a região de Lisboa, os fundos europeus não usados a ser canalizados para o Terminal de Contentores não é modelo de PPP's e é o alto risco para os privados o investimento sem o dinheiro público.
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