Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 86 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 86 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
O círculo vicioso do verdadeiro Dono Disto Tudo
Página 1 de 1
O círculo vicioso do verdadeiro Dono Disto Tudo
Há muito tempo se diz que a Esquerda é mais amiga do povo do que a Direita. Esta crise financeira de 2008, que ainda vivemos, veio reforçar este sentimento, pois a Direita tem assumido a despesa de implementar a austeridade.
Mas a austeridade tem-se imposto mesmo à Esquerda, como se viu em França com Hollande e se verá agora na Grécia. E se verá em Portugal. E depois em Espanha. Ninguém gosta de austeridade. Nem mesmo a Direita. Apesar de às vezes parecer...
Os problemas financeiros da Grécia, Portugal e Espanha foram agudizados pelos problemas económicos. A austeridade necessária para controlar os primeiros alimentou os segundos. E assim chegámos a mais um ano eleitoral na Europa.
O Banco Central Europeu (BCE) é cada vez mais o verdadeiro Dono Disto Tudo.
O BCE começou a semana passada o seu programa de Quantitative Easing (QE). Irá comprar 60 mil milhões de Euros de dívida pública por mês até Setembro de 2016.
O BCE está bem consciente dos riscos que corre ao manipular o funcionamento das economias e dos mercados de capitais com o seu programa de QE. Por isso hesitou tanto em implementar o QE, tendo demorado mais 6 anos que os EUA e o Reino Unido.
Esta intervenção do BCE deve-se ao reconhecimento das fragilidades e incapacidades da Europa e dos governos dos seus estados-membros em tomar medidas para vencer a crise, especialmente da sua inabilidade em fazer reformas estruturantes.
Mas infelizmente corremos o sério risco de entrar num círculo vicioso.
O programa de QE do BCE e a queda das taxas de juro irão suspender os já poucos esforços dos governos para fazer reformas. E a ausência de reformas estruturais nos estados-membros em dificuldades irão aumentar a divergência das suas economias com as dos restantes países.
A união política, económica e monetária ficará assim ainda mais difícil de atingir, podendo até agravar a situação actual e pôr em causa o próprio Euro.
Porque quando a música do programa de QE parar, muitos vão ficar sem cadeira para sentar.
A viragem à esquerda expectável na Europa poderá aumentar a tentação de implementar políticas expansionistas nesta fase pseudo-expansionista do círculo vicioso provocado pelo BCE. Em vez de aproveitar a expectável melhoria económica para acomodar as tão urgentes reformas.
Os recentes avisos de Bruxelas, Berlim e FMI da importância da continuação das reformas (e já não da austeridade, após os recentes ensinamentos dos gregos) estão relacionados com este receio. E não com qualquer tipo de sadismo da sua parte ou castigo dos povos do sul.
Se o crescimento económico não acompanhar a desvalorização do Euro e a redução das taxas de juro provocadas pelo programa de QE, as economias do sul afastar-se-ão ainda mais das economias do norte da Europa.
E a responsabilidade da próxima crise, que ainda será maior, não será do BCE mas sim dos governos nacionais que não querem ou não sabem ajustar as suas políticas económicas. À esquerda e à direita!
Paulo Barradas |
7:00 Terça, 17 de Março de 2015
Expresso
Tópicos semelhantes
» O verdadeiro Dono Disto Tudo vai às compras!
» Qual o objetivo do verdadeiro Dono Disto Tudo?
» O círculo vicioso da nossa economia
» Qual o objetivo do verdadeiro Dono Disto Tudo?
» O círculo vicioso da nossa economia
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin