Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 83 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 83 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Qual o objetivo do verdadeiro Dono Disto Tudo?
Página 1 de 1
Qual o objetivo do verdadeiro Dono Disto Tudo?
Há 1 mês desvendei aqui quem é o verdadeiro Dono Disto Tudo ("DDT"). Há 2 semanas mostrei quem manda e quem quer mandar no DDT. Hoje revelo qual é o seu verdadeiro objectivo.
Já sabemos que o verdadeiro Dono Disto Tudo é o Banco Central Europeu ("BCE"). Sabemos também que Mario Draghi ainda manda no BCE mas está em campanha eleitoral para a Presidência de Itália como prémio Carreira em 2015. Nós e Mario Draghi sabemos bem que o senhor que se segue à frente do BCE será o actual Presidente do Bundesbank alemão, Jens Weidmann.
Mas quem sabe qual é o verdadeiro objectivo do BCE e de Mario Draghi com os seus discursos e decisões recentes sobre taxas de juro e recompra de activos?
Os dados económicos desapontantes das economias da União Económica e Monetária Europeia ("UEM") conhecidos em Agosto, mostram que a Alemanha, a França e a Itália não cresceram no 2º trimestre deste ano. Os alarmes soaram alto aos ouvidos de Mario Draghi que sabe bem que estas 3 economias representam cerca de 66% do PIB da UEM.
Agora já é óbvio que algo está muito errado na política económica e financeira europeia. Mas Draghi já sabia disso... e a Alemanha também!
O discurso de Draghi em Jackson Hole no encontro anual de banqueiros centrais só foi possível após a Alemanha baixar a guarda na defesa do rigor orçamental dos países europeus. Ou melhor, dos principais países europeus. Ou ainda melhor, de França e de Itália. Tudo isto sem perder a compostura de guardiã das reformas estruturais e fiscais na Europa, porque baixar a guarda não significa atirar a toalha ao chão.
É apenas mais um jogo de Polícia Bom (Draghi) e Polícia Mau (Alemanha) que ninguém (resto da Europa) se importa de jogar.
O simbólico corte na taxa de juro de referência e o anunciado plano de recompra de activos pelo BCE deverá aumentar a liquidez na economia através de mais financiamento bancário, com o velho objectivo de estimular o crescimento económico e consequentemente a inflação. Mas o verdadeiro objectivo do BCE não foi anunciado a 4 de Setembro.
O principal instrumento anti-recessão na actual política do BCE é uma nossa velha conhecida: a saudosa política cambial. O verdadeiro objectivo do BCE é a desvalorização do Euro.
As extraordinárias declarações de Draghi na sua conferência de imprensa a 7 de Agosto passaram quase despercebidas, onde referiu que outros bancos centrais estavam a reduzir a sua exposição ao Euro, num claro convite à troca de Euro por Dolar. Draghi não abordou o assunto na conferência de imprensa de 4 de Setembro, mas a queda subsequente do Euro para $1,29 (tendo registado $1,39 em Maio e $1,33 em princípios de Agosto) mostra já o sucesso da política de Draghi em atingir resultados.
Como nos nossos bons velhos tempos, a desvalorização do Euro aumentará os preços das importações europeias e impulsionará a competitividade interna e externa das empresas europeias, promovendo efectivamente o crescimento económico e o aumento da inflação para o nível desejado de 2%.
Será mais fácil e rápido chegar à taxa de câmbio necessária para atingir os resultados desejados quanto maior for o aumento de liquidez na economia. Como sempre foi... mas desta vez através do aumento de financiamento bancário, para evitar imprimir notas.
PAULO BARRADAS | 7:00 Terça feira, 9 de setembro de 2014
Expresso
Tópicos semelhantes
» O verdadeiro Dono Disto Tudo vai às compras!
» O círculo vicioso do verdadeiro Dono Disto Tudo
» Senhores disto tudo?
» O círculo vicioso do verdadeiro Dono Disto Tudo
» Senhores disto tudo?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin