Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 92 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 92 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
A importância da Economia Criativa para a Madeira
Página 1 de 1
A importância da Economia Criativa para a Madeira
É essencial darmos corpo às nossas ideias e ao melhor que temos para oferecer permitindo aos nossos jovens crescer com base neste tipo de iniciativas.
De 16 a 20 de Setembro realiza-se o primeiro "Encontro Internacional de Economia Criativa " dos Países de Língua Lusófona que contará com jornalistas, modelos, políticos, opinion leaders e figuras de relevo dos vários países da CPLP.
Será interessante ver a forma como a Madeira, depois das dificuldades por que passou e passa, tenta encontrar novas formas para se reconstruir e se reinventar. É nestas alturas, de facto, que se vê de que massa somos feitos, quando o dinheiro escasseia e as facilidades são poucas. E nisso está bem servida de profissionais de sucesso que muito têm feito para inverter a situação. Nomes como o de Cristiano Ronaldo, Nini Andrade Silva, Fátima Lopes, Joe Berardo, Tolentino Mendonça, Paulo David, Teresa Gonçalves Lobo, Barbara Pereira, Vânia Fernandes, Joana Machado, Paulo Barbosa, Lourdes de Castro, Sérgio Nobrega e Gonçalo Camacho, só para enumerar alguns de diversas áreas, são gente mais do que suficiente e capital próprio da "casa"! Enquanto que outros paraísos apostam em targets específicos como Ibiza, direccionada para a noite, ou Formentera a promover qualidade, lifestyle e sunsets, assim como Marbella, ou destinos como Açores e a sua paisagem e descanso, e Cabo Verde enquanto exportador de talentos, surge agora a nossa "ilha mágica" a dar passos na Economia Criativa.
Um dos grandes entraves quando se fala em apostar no turismo chama-se sazonalidade, é esse o grande problema de Fátima e do Algarve apenas para enumerar os casos mais óbvios da realidade portuguesa e é por isso que não nos podemos encostar àquilo que nos suporta enquanto região turística, mas é fundamental que nos saibamos diversificar e trabalhar para capitalizarmos o muito que temos para oferecer enquanto destino. No caso da Madeira, não pode nunca ficar agarrada ao Carnaval e às praias e dormir literalmente "à sombra da bananeira" pensando que ponchas, espetadas e o bailinho chegam para garantir prosperidade e sucesso. Existe toda uma economia da restauração, à hotelaria, pequeno comércio e outros que precisam urgentemente de soluções inovadoras e de novos focos de atracção.
É por isso que o "Encontro Internacional da Economia Criativa ", que se vai realizar entre 16 a 20 de Setembro, assume contornos fundamentais no sentido de ir mais além, de ultrapassar as próprias fronteiras e chamar o mundo, neste caso o mundo Lusófono, abrindo as suas portas a um mercado cada vez mais importante como é o da CPLP. Com diversos nomes importantes do mundo da comunicação e jornalismo, da política, moda e eventos este encontro servirá como uma plataforma de ideias e conteúdos, mas também da prática do que tem de ser a atitude pró activa de criativos, pensadores, mas sobretudo também executantes e opinion leaders.
Esta iniciativa da Multilingual Schools Foundation que tem a particularidade de incentivar e promover a troca de experiências e o multiculturalismo como forma de aprendizagem e de aproximação das pessoas com vista ao seu desenvolvimento, transformará a Madeira no palco de um grande encontro internacional, que é acima de tudo um novo e emblemático cartaz turístico da Ilha assente no conhecimento, na partilha de experiências e no processo de crescimento conjunto. Curioso para perceber os resultados que poderão daqui advir numa aposta que para mim está ganha à partida porque encontrar novas formas de rentabilização do que são as valências das nossas regiões terá que ser obrigatoriamente o caminho a seguir neste mundo globalizado e altamente competitivo. É essencial darmos corpo às nossas ideias e ao melhor que temos para oferecer permitindo aos nossos jovens crescer com base neste tipo de iniciativas.
José Paulo do Carmo
26/08/2015 19:51
Jornal i
A nota a continuamos a apostar na Madeira e a Globalização esta em Sines ?
De 16 a 20 de Setembro realiza-se o primeiro "Encontro Internacional de Economia Criativa " dos Países de Língua Lusófona que contará com jornalistas, modelos, políticos, opinion leaders e figuras de relevo dos vários países da CPLP.
Será interessante ver a forma como a Madeira, depois das dificuldades por que passou e passa, tenta encontrar novas formas para se reconstruir e se reinventar. É nestas alturas, de facto, que se vê de que massa somos feitos, quando o dinheiro escasseia e as facilidades são poucas. E nisso está bem servida de profissionais de sucesso que muito têm feito para inverter a situação. Nomes como o de Cristiano Ronaldo, Nini Andrade Silva, Fátima Lopes, Joe Berardo, Tolentino Mendonça, Paulo David, Teresa Gonçalves Lobo, Barbara Pereira, Vânia Fernandes, Joana Machado, Paulo Barbosa, Lourdes de Castro, Sérgio Nobrega e Gonçalo Camacho, só para enumerar alguns de diversas áreas, são gente mais do que suficiente e capital próprio da "casa"! Enquanto que outros paraísos apostam em targets específicos como Ibiza, direccionada para a noite, ou Formentera a promover qualidade, lifestyle e sunsets, assim como Marbella, ou destinos como Açores e a sua paisagem e descanso, e Cabo Verde enquanto exportador de talentos, surge agora a nossa "ilha mágica" a dar passos na Economia Criativa.
Um dos grandes entraves quando se fala em apostar no turismo chama-se sazonalidade, é esse o grande problema de Fátima e do Algarve apenas para enumerar os casos mais óbvios da realidade portuguesa e é por isso que não nos podemos encostar àquilo que nos suporta enquanto região turística, mas é fundamental que nos saibamos diversificar e trabalhar para capitalizarmos o muito que temos para oferecer enquanto destino. No caso da Madeira, não pode nunca ficar agarrada ao Carnaval e às praias e dormir literalmente "à sombra da bananeira" pensando que ponchas, espetadas e o bailinho chegam para garantir prosperidade e sucesso. Existe toda uma economia da restauração, à hotelaria, pequeno comércio e outros que precisam urgentemente de soluções inovadoras e de novos focos de atracção.
É por isso que o "Encontro Internacional da Economia Criativa ", que se vai realizar entre 16 a 20 de Setembro, assume contornos fundamentais no sentido de ir mais além, de ultrapassar as próprias fronteiras e chamar o mundo, neste caso o mundo Lusófono, abrindo as suas portas a um mercado cada vez mais importante como é o da CPLP. Com diversos nomes importantes do mundo da comunicação e jornalismo, da política, moda e eventos este encontro servirá como uma plataforma de ideias e conteúdos, mas também da prática do que tem de ser a atitude pró activa de criativos, pensadores, mas sobretudo também executantes e opinion leaders.
Esta iniciativa da Multilingual Schools Foundation que tem a particularidade de incentivar e promover a troca de experiências e o multiculturalismo como forma de aprendizagem e de aproximação das pessoas com vista ao seu desenvolvimento, transformará a Madeira no palco de um grande encontro internacional, que é acima de tudo um novo e emblemático cartaz turístico da Ilha assente no conhecimento, na partilha de experiências e no processo de crescimento conjunto. Curioso para perceber os resultados que poderão daqui advir numa aposta que para mim está ganha à partida porque encontrar novas formas de rentabilização do que são as valências das nossas regiões terá que ser obrigatoriamente o caminho a seguir neste mundo globalizado e altamente competitivo. É essencial darmos corpo às nossas ideias e ao melhor que temos para oferecer permitindo aos nossos jovens crescer com base neste tipo de iniciativas.
José Paulo do Carmo
26/08/2015 19:51
Jornal i
A nota a continuamos a apostar na Madeira e a Globalização esta em Sines ?
Tópicos semelhantes
» Madeira: Incubadora Criativa do Atlântico
» Economia Criativa, o “caminho da descoberta da nossa identidade cultural”
» Cinco Desafios para o Mar da Madeira, no horizonte 2030
» Economia Criativa, o “caminho da descoberta da nossa identidade cultural”
» Cinco Desafios para o Mar da Madeira, no horizonte 2030
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin