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O futuro começou ontem
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O futuro começou ontem
O SOL entrou sábado num novo ciclo da sua vida. A Newsplex, nova empresa de comunicação social em Portugal, assume os títulos da Newshold e suas participadas, que fecham as portas depois de sete anos de investimento num projeto lusófono centrado no Sol (desde 2009) e no i (desde Setembro de 2014, depois de dois anos de uma parceria de gestão com o anterior acionista, o empresário Manuel Cruz).
Em nome da verdade – porque nos últimos dias foram bastas as ‘notícias’ e comentários infundados que desinformaram os leitores –, cumpre esclarecer que o SOL continua, e continuará, com a mesma linha editorial.
A questão fulcral para os meios de comunicação social – e particularmente da chamada imprensa escrita – no mundo global em que vivemos é a sustentabilidade. Ou, melhor, a falta dela.
Ainformação democratizou-se, massificou-se e tornou-se gratuita.
Ora, e há muito, os meios de informação estão assentes em estruturas de pessoal pesadas, com hierarquias obsoletas e dependentes de um infindável número de fornecedores, que consomem até ao esgotamento os cada vez mais parcos recursos da publicidade, cujo investimento global entrou em espiral decrescente com a crise económica e financeira do final da primeira década do novo milénio – agravando as consequências da inevitável quebra da procura dos jornais em papel.
Queixam-se os editores – os donos dos jornais – da internet e da roda da vida que os está a cilindrar. Mal!
Se os jornais não são sustentáveis, a culpa não é da internet – antes pelo contrário.
É, sim, de um mercado empestado de sanguessugas, que chupam os jornais até ao tutano, com a complacência/conivência dos seus principais agentes, a começar pelos próprios donos ou gestores dos jornais, quando não de alguns detentores da carteira de jornalista. Os jornais não dão dinheiro, mas dão muito a ganhar a muitos que deles se aproveitam sem para eles contribuírem com coisa alguma, que não os seus interesses ou os interesses das suas clientelas.
Na verdade, a internet é a tábua de salvação dos jornais, os quais, sem ela, estariam definitivamente condenados, porque jamais teriam a oportunidade de sobreviver num mundo concorrencial e competitivo, em que a informação é instantânea e gratuita – ou seja, exatamente ao contrário dos meios impressos, que custam dinheiro (os gratuitos não são alternativa) e demoram horas a chegar aos seus destinatários (impressão e distribuição).
Portugal tem hoje quatro canais de televisão (quatro…) com informação 24 horas por dia, a que se somam programas diários de informação de mais de uma hora em outros tantos canais generalistas e ainda mais uns tantos por cabo mais ou menos especializados. Isto para não falar das rádios, que debitam informação a toda a hora, com especial incidência nas horas ditas de ponta, alimentando a ilusão da dispensabilidade da passagem pelo quiosque da esquina e do folhear do papel, nem que seja para ler as gordas.
Como todo o bem gratuito e abundante, a informação desvaloriza-se e o desinvestimento torna-se irreversível.
E sem investimento a informação, naturalmente, perde qualidade.
Já perdeu. E é este ciclo vicioso que verdadeiramente ameaça os jornais e a nobre profissão dos jornalistas.
É por isso que a auto-regulação é inadiável. Em defesa da liberdade de informação e de expressão.
É por isso que a forma de pensar e fazer jornais tem de ser diferente. A começar pela organização e pela sustentação.
O princípio clássico era que a circulação (os jornais vendidos em banca) pagava a impressão (papel e gráfica) e a distribuição (desconto da distribuidora e comissão dos pontos de venda), e toda a estrutura de pessoal e custos operacionais eram indexados às receitas de publicidade.
Ora a Newsplex parte exatamente do princípio contrário. A circulação (deduzido o desconto da distribuidora e as comissões dos pontos de venda) paga a estrutura de pessoal (vencimentos e obrigações fiscais e sociais) e a publicidade pagará a impressão e demais custos operacionais.
Daí que o novo projeto em que o SOL está inserido – a Newsplex – tenha sido concebido não como forma de restruturação da Newshold e suas participadas, mas como um projeto empresarial inteiramente novo.
O Sol passa a sair ao sábado e o i perde a edição de sábado.
Uma redação única. Com duas direções (os diretores do sol não deixarão de colaborar ativamente como redatores principais do i e vice-versa).
O Sol terá as mesmas páginas que tinha, mas a revista Tabu é substituída pelo suplemento BI, que fazia parte integrante da edição de sábado do i.
Quer isto dizer que, não obstante a Newsplex ter muito menos funcionários do que a Newshold tinha, a redação do sol passa a ter mais jornalistas do que tinha. Com menos chefes e mais redatores.
Para melhor servir/informar o leitor, que é quem nos importa.
No SOL, como no i, não dependeremos de mais ninguém, a não ser de si, caro leitor. Para trabalhamos diariamente, com uma informação independente e não condicionada por nada nem ninguém. E assim teremos futuro. Enquanto formos úteis. Lhe formos úteis.
Mário Ramires | 21/12/2015 15:38
SOL
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