Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2016  2018  2015  2013  2023  cais  2011  2010  2012  2014  cmtv  2019  tvi24  2017  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
O pior negócio do mundo EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
O pior negócio do mundo EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
O pior negócio do mundo EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
O pior negócio do mundo EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
O pior negócio do mundo EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
O pior negócio do mundo EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
O pior negócio do mundo EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
O pior negócio do mundo EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
O pior negócio do mundo EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


O pior negócio do mundo Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
57 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 57 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

O pior negócio do mundo

Ir para baixo

O pior negócio do mundo Empty O pior negócio do mundo

Mensagem por Admin Seg Mar 07, 2016 11:51 am

Portugal vai pagar 1.800 milhões de euros ao Banco Santander pelos nove ‘swap’ contratados entre 2005 e 2007 pelos Metros do Porto e de Lisboa e pela Carris e STCP para cobrirem o risco de subida das taxas de juro.

Os contratos foram assinados durante o consulado de Mário Lino à frente do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e com José Sócrates como primeiro-ministro. O maior problema destes contratos, muito complexos, foi que, à medida que, depois da crise financeira de 2008, os juros foram descendo, chegando mesmo a valores negativos, os valores a pagar pelas empresas públicas foi subindo. Um dos contratos, subscrito pelo Metro do Porto em 2007, tem sido apontado em Londres como um dos piores negócios, se não o pior, do mundo. Começou em 89 milhões de euros, agora vai ser necessário pagar mais de cinco vezes o valor inicial, quase 500 milhões de euros.

O Governo anterior negociou várias dezenas destes contratos por serem prejudiciais para o erário público, uma vez que o Estado é sempre fiador destas operações. Conseguiu a anulação de 69 desses contratos através do pagamento de cerca de mil milhões de euros a vários bancos, o que custou ao país um terço do valor final que teria de ser pago. O único que não aceitou negociar foi o Santander – o mesmo que acabou por comprar o Banif – que interpôs uma acção nos tribunais ingleses para ver confirmada a validade dos ‘swap’. Foi assim que se chegou à situação actual, há muito previsível, de o Estado ser responsável pelo pagamento ao Santander de 300 milhões de euros de dívida e juros, mais 1.500 milhões de perdas potenciais estimadas, ou seja os tais 1.800 milhões de euros.

Esta situação volta a chamar a atenção para a responsabilidade dos gestores públicos e dos governantes em actos gravosos para o país e para os contribuintes que são sempre, em última análise, quem é chamado a pagar este tipo de erros. A falta de responsabilização faz com que as empresas públicas ou de capitais públicos sejam geridas de uma forma e as privadas de outro. Para quem tem dúvidas, aqui fica um exemplo, ainda que limite, do que é o génio inventivo de um homem de negócios, um empreendedor como poucos conseguia obter. António Champalimaud ficou conhecido pela forma como negociava, mas aquela que é, muito provavelmente, a sua melhor negociação foi com um banco brasileiro. O empresário construiu uma fábrica de cimento em Minas Gerais – a SOEICOM – com capitais próprios e um empréstimo de cinco milhões de dólares do BNDES com um prazo de pagamento de… 500 anos.

Champalimaud’s, infelizmente para Portugal, não aparecem com a frequência que o país necessitaria, mas também não é necessário cair no extremo oposto, como ó o caso dos ‘swap’. É por isso que é necessário que os políticos assumam, verdadeiramente, a defesa dos interesses do país e criem leis que responsabilizem, efectivamente, quem negoceia e quem autoriza este tipo de contratos. Erros todos podem cometer, mas não com esta dimensão. O contrato do Metro do Porto deve servir de exemplo e de alerta. Gestores de dinheiros públicos e governantes têm de passar a ser responsabilizados, julgados e punidos pelos erros que cometem para não serem os portugueses a ter de pagar os piores negócios do mundo.

00:06 h
Francisco Ferreira da Silva
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos