Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 104 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 104 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Felicidade e produtividade no trabalho: as grandes empresas fazem-no!
Página 1 de 1
Felicidade e produtividade no trabalho: as grandes empresas fazem-no!
Felicidade e produtividade no trabalho? Sim é possível! Estar genuinamente alegre e ser feliz no trabalho andam de braço dado com a produtividade
Ter um local de trabalho/organização que promove diversão e um espaço de alegria e boa disposição, diariamente, gera colaboradores mais produtivos e com mais qualidade nas suas funções.
Não estamos a falar de um conjunto de benefícios materiais ou materializáveis. Não estamos a falar de ginásios, pequenos-almoços gratuitos à porta dos clientes … porque estes “cuidam” apenas de forma material e são “estáticos” no tempo. Não são portanto uma lista de programas e benefícios, como algumas empresas tradicionais depositam nos seus websites para dar apenas uma mera aparência de felicidade ou tentativa de fazer felizes os seus colaboradores.
Estamos a falar de ações e formas de estar não diretamente materializáveis, mas que têm impacto sobre a felicidade dos colaboradores e consequentemente nos resultados da empresa. São fatores que “não se compram” e “não se protocolam”. São ações e comportamentos construídos de forma natural na organização e criam a envolvência, emoção e compromisso, que nos fazem sentir felizes trabalhar com quem trabalhamos.
São estas ações, construídas de forma genuína e de forma COERENTE e CONSISTENTE que criam os excelentes ambientes de trabalho e empresas de excelência – as grandes empresas fazem-no … mostrando-o diariamente.
Mas o que se trata afinal? Trata-se de um ambiente em que confiamos nas pessoas para quem trabalhamos, temos orgulho no que fazemos e gostamos das pessoas com quem trabalhamos. Isto significa, que quando pensamos na nossa empresa, pensamos imediatamente em confiança, respeito, imparcialidade, credibilidade, orgulho, justiça e equidade.
As práticas de gestão devem por isso estar alinhadas com inspirar, escutar, cuidar e desenvolver.
Para isto, é preciso construir ambientes de trabalho com elevados níveis de confiança e sobretudo respeito. Aqui entra a chamada segurança psicológica e emocional da pessoa. É a certeza de que ninguém será humilhado, desrespeitado ou punido se falar o que pensa, pedir ajuda ou mesmo falhar em algum momento na realização das suas tarefas e objetivos. Uma empresa que tem uma cultura de culpa e do “apontar o dedo” não tem direção e não se adapta a um mundo em mudança, e por isso não será certamente um lugar divertido e feliz para se trabalhar.
Esta segurança faz com que os colaboradores se sintam confortáveis para discutir novas ideias e desenvolver novas estratégias para melhorar o seu desempenho a até ajudar a organização a fortalecer e encontrar mais pontos fortes.
Conseguir isto passa por uma condição importante: com quem se trabalha! Somos essencialmente seres empáticos e absorvemos energia dos outros. As pessoas ao nosso redor terão um grande impacto em cada um de nós. Equipas felizes e “bem cuidadas” trazem felicidade e constroem empresas de sucesso.
O ponto é, haver um equilíbrio e as grandes empresas reconhecem o valor que traz pessoas felizes e empenhadas.
Elas criam uma estrutura que incentiva a diversão equilibrada com produtividade, espaços de respeito e cumplicidade, de forma contínua e consistente ao longo da sua vida e são por isso empresas de sucesso. E este sucesso, não se carateriza apenas, pelo crescimento em números, mas em estado de felicidade que as pessoas sentem verdadeiramente na empresa onde trabalham. É isto que distingue as grandes empresas das tradicionais.
Por Sónia Jerónimo
CEO & World Explorer na Growin
Publicado em: 22/03/2016 - 17:29:29
OJE.pt
Tópicos semelhantes
» Produtividade? 4 dias de trabalho e 3 de descanso
» Hora de medir o pulso às grandes empresas
» Porque é provável que vivamos mais tempo do que as grandes empresas?
» Hora de medir o pulso às grandes empresas
» Porque é provável que vivamos mais tempo do que as grandes empresas?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin