Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2019  2016  2023  tvi24  2010  2011  2018  2014  2012  2015  2013  cais  2017  cmtv  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A pátria da literatura EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A pátria da literatura EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A pátria da literatura EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A pátria da literatura EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A pátria da literatura EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A pátria da literatura EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A pátria da literatura EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A pátria da literatura EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A pátria da literatura EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

A pátria da literatura Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
424 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 424 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A pátria da literatura

Ir para baixo

A pátria da literatura Empty A pátria da literatura

Mensagem por Admin Qua Mar 23, 2016 7:46 pm

A pátria da literatura 515977

Nos subterrâneos da complicadíssima política, germina uma polémica tempestuosa em torno da literatura de expressão portuguesa.

Uso propositadamente o singular, sabendo que até isso parece controverso, porque entendo a língua como o ADN essencial de uma expressão literária; delimitar estilos ou tipologias literárias por fronteiras geográficas parece-me redutor e, em última análise, colonialista.

Machado de Assis tem muito mais afinidades com Eça de Queiroz do que com Guimarães Rosa, por exemplo - e para ficarmos no terreno relativamente sossegado dos mortos grandiosos.

A língua é a matéria de que somos feitos, a nossa carne; sempre que um escritor muda de língua (muitos o têm feito, por terem mudado de pátria, voluntariamente ou à força) altera, não só o seu estilo, mas a sua visão do mundo e a sua identidade, tenha ou não consciência disso.

Jorge de Sena ou o esquecidíssimo - e notável - José Rodrigues Miguéis emigraram para os Estados Unidos da América sem deixarem de ser - antes pelo contrário - potentíssimos escritores da língua portuguesa, porque ela continuou a ser o seu território de expressão.

Sucede que o Ministério da Educação do Brasil considera agora excluir a obrigatoriedade do estudo da literatura portuguesa do seu sistema de ensino.

Esta proposta tem sido publicamente contestada por académicos e escritores brasileiros além de, evidentemente, inúmeros portugueses.

O problema é que, do lado português, a argumentação roça demasiadas vezes o primarismo do ex-colonizador: “Quem se julgam eles? Quem lhes deu a língua?”. Indignações confrangedoras de quem nem Camões terá lido decentemente, quanto mais o Padre António Vieira (que os brasileiros muito justamente consideram um dos fundadores da sua literatura, já que viveu a maior parte da sua vida no Brasil, onde aliás morreu) ou Carlos Drummond de Andrade.

Estas arrogâncias de proprietários e servos nunca servem nada que se aparente a pensamento ou justiça; são o politicamente correto invertido.

Há uns anos fiz um circuito por universidades norte-americanas para falar do Padre António Vieira - e uma das conferências previstas numa dessas universidades foi cancelada por se entender que não ficava bem homenagear um “esclavagista”. Assim vai o mundo, aprendendo pouco e devagar.        

Retirar os grandes escritores portugueses do ensino brasileiro prejudica os estudantes -  tal como a total ausência dos grandes autores da literatura brasileira no sistema escolar português tem prejudicado, e muito, os estudantes portugueses.

Pessoalmente, tenho uma dívida de gratidão imensa a Erico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, escritores que li no início da adolescência, através da generosidade de um primo do meu pai chamado António Maximino, um homem que, sendo engenheiro, era - e é - um apaixonado pela literatura, e me ofereceu livros desses escritores.

Ter lido Clarissa, de Veríssimo, ou os poemas de Drummond, entre os 10 e os 12 anos de idade, foi descobrir um mundo novo, uma língua nova, límpida, luminosa, dentro da minha própria língua. Não seria a mesma coisa tê-los lido aos 20 ou 30 anos de idade, quando o que somos já está formado (e sempre, de algum modo, deformado).

Um dos meus desgostos é só ter conhecido Clarice Lispector quando, no Brasil, os jornalistas me começaram a perguntar se eu tinha sido influenciada por ela: sim, deveria ter podido absorver mais cedo esta avassaladora obra.

Vítor Aguiar e Silva propôs recentemente a criação de um cânone literário lusófono para o ensino escolar em todos os países de língua portuguesa.

Diante dessa ideia - cintilante, fundamental - a máquina gaguejante e poderosíssima das burocracias e dos interesses começa a mover-se, atarantada: quantos de Angola? Quantos da Guiné? Quantos de Timor? E quantos dessa vergonha internacional da CPLP que é a Guiné Equatorial? E é acompanhada à viola pelo coro mesquinho do anti-cânone, no seu sussurro pretensamente igualitário, que tem como objetivo último arrasar esse incómodo que é o génio individual.

É verdade que a História patriarcal e colonial escondeu e matou o talento das mulheres e impediu a educação e o desenvolvimento literário dos negros; mas não é verdade que João Cabral de Melo Neto tenha o mesmo valor que o senhor Neto da mercearia que faz rimas sobre os clientes que pedem fiado. 

A língua e a literatura não podem vergar-se à rasteirice politiqueira.

É urgente que se estabeleça e defenda um cânone escolar que abra a todas as crianças e jovens do mundo da língua portuguesa o universo riquíssimo da literatura que esta língua tem vindo a gerar, desde há muitos séculos, em todas as partes do mundo que foi tocando, e pelas quais se deixou tocar.   

Inês Pedrosa | 23/03/2016 16:16
SOL
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo