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Governo apresentou estratégia de crescimento portuário – conheça para a Sines aqui!
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Governo apresentou estratégia de crescimento portuário – conheça para a Sines aqui!
Investimento de 2,5 mil milhões, com Sines a receber a maior fatia
Como o Governo já tinha referido, a Estratégia para o sector portuário prevê um investimento total de 2,5 mil milhões de euros nos Portos durante a próxima década – dividido por investimento privado (a maior fatia), investimento público e investimento comunitário.
O Porto de Sines será aquele que captará a maior fatia, com um total de investimento previsto de 670 milhões de euros (mais 470 milhões para a segunda fase do futuro terminal de contentores Vasco da Gama). O atual Terminal até 2.5 milhões TEUs, novo Terminal até 4.5 milhões TEUs e os dois terminais de contentores em Sines passear a medida de +7 milhões TEUs na uma quota no mercado nacional de +70% em 2030. Eras o maior aumento de capacidade portuária - logística contentorizada no País e na Península Ibérica em só num local.
Porto de Sines continuará a ser o que mais cresce
Nas metas relativas ao crescimento de volume na próxima década, o Governo aponta para um aumento de 88% (78 milhões de toneladas). O Porto de Sines, que tem alavancado o sistema portuário para números recorde atrás de números recorde, continuará a ser aquele que mais crescerá na próxima década (+130%, num crescimento estimado de 56,9 milhões de toneladas).
Crescer 200% na carga contentorizada na próxima década nos portos nacional
Sobre o necessário aumento/melhoramento da capacidade portuária no País, a Ministra do Mar apresentou também os números relativos às metas para o financiamento dos projectos. Assim, o Governo espera que o privado seja responsável por 83% do total a investir na próxima década. O Estado ficará encarregue de 11% do total a investir, ficando os restantes 6% da responsabilidade de dinheiro comunitário.
A meta do Governo, segundo a Estratégia apresentada esta segunda-feira, passa por criar condições nos Portos nacionais para crescer 200% no segmento de carga contentorizada nos próximos dez anos! Ao mesmo tempo, o documento não esquece questões pertinentes como o ambiente, ficando clara a meta de diminuir em 20% o tráfego rodoviário de e para os Portos nacionais – um modo que, como se sabe, tem sido criticado pelas emissões de poluentes.
Por CARGO Edições/Admin (Olhar Sines no Futuro)
20/12/2016
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