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Obras para novo terminal do porto de Leixões arrancam até 2020
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Obras para novo terminal do porto de Leixões arrancam até 2020
320 milhões de euros para novo terminal
Os quatro investimentos em terminais de contentores (dois no porto de Sines, um no porto de Leixões e outro no porto de Lisboa) previstos pelo Governo no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, implicarão obras faseadas entre 2017 e 2025 e um investimento global de 1,6 mil milhões de euros, admitiu a ministra do Mar ao Jornal Económico, segundo explica a Cargo.
O novo terminal do porto de Leixões deverá começar em 2020, refere-se na Cargo, e representará um investimento de 320 milhões de euros (260 milhões de origem privada, 33,25 milhões dinheiro público e 26,75 milhões provenientes de fundos comunitários). A obra permitirá aumentar a produtividade do porto em 40% e duplicar a sua capacidade de carga contentorizada para 1,5 milhões de TEU.
De acordo com a governante, o terminal terá uma capacidade de movimentação de 500 mil TEU e terá capacidade para receber navios de maior capacidade do que os que recebe actualmente. “Neste momento, já foi lançado o concurso para o projecto de execução e para o estudo de impacte ambiental (EIA) do prolongamento do quebramar e das acessibilidades marítimas, estando previsto o início das obras em 2019, juntamente com o novo porto de pesca”, referiu Ana Paula Vitorino.
No caso do porto de Sines, estarão concluídos estudos e projectos em 2017 para um novo terminal, para o qual será lançado concurso em 2018. O terminal corresponderá a um investimento de 470 milhões de euros, terá um cais principal com 1.350 metros e capacidade para movimentar 3 milhões de TEU, numa primeira fase, refere-se na Cargo. Terá ainda fundos de 17 e -17,5 metros e um parque de contentores (57 hectares).
Ainda em Sines, terá lugar a terceira fase de expansão do Terminal XXI. O projecto implica um investimento privado de 150 milhões de euros, outro de 50,2 milhões de euros a realizar pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve e outro de 25,1 milhões de euros resultante da aplicação de financiamento comunitário. O arranque deverá ocorrer em 2018 e a conclusão em 2020. No final, o cais do terminal terá 1.350 metros e a capacidade deste será de 3,1 milhões de TEU anuais. O EIA já foi aprovado, segundo refere a ministra, pela publicação.
Finalmente, a ministra volta a falar na construção de um novo terminal de contentores no Barreiro, com um cais de 1.500 metros, fundos de -16 metros e capacidade para 2,1 milhões de TEU anuais. Será executado em duas fases (uma, em 2022, da qual resultarão 800 metros de cais e capacidade para 1 milhão de TEU, e outra, neste caso já posterior a 2025, da qual resultarão 700 meros de cais e uma capacidade acrescida em 1,1 milhões de TEU). O investimento deverá totalizar 600 milhões de euros, conforme tem vindo a ser anunciado em várias intervenções públicas da ministra e outros responsáveis ao longo dos últimos meses.
Jornal da Economia do Mar
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