Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cais  2018  2011  tvi24  2010  2012  2017  2014  cmtv  2023  2019  2016  2013  2015  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
69 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 69 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal

Ir para baixo

Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal Empty Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal

Mensagem por Admin Qui Jun 26, 2014 9:43 pm

Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal

Caso o acordo de comércio livre entre a União Europeia e os Estados Unidos se concretize, o mercado de trabalho português será o segundo mais beneficiado da Zona Euro.

Segundo estimativas publicadas ontem, no mesmo dia em que foi anunciado o início das negociações, esse acordo pode resultar numa descida de 0,76 pontos percentuais da taxa de desemprego e a criação de 42,5 mil postos de trabalho em Portugal.
 
As projecções foram realizadas pelo 'think tank' alemão Ifo e publicadas pela Fundação Bertelsmann, apresentando o impacto que o acordo teria para cada país envolvido, bem como para países terceiros. Segundo o estudo, se o acordo resultar numa "profunda liberalização" da relação comercial entre os dois países, o Ifo espera uma descida de 0,76 pontos da taxa de desemprego.
 
Entre os países da moeda única, apenas a Irlanda teria uma descida maior (0,84). Também há estimativas para as remunerações. Segundo o mesmo estudo, os salários reais cresceriam 4,03%. Novamente, apenas superado pela Irlanda (4,61%). Contudo, num cenário em que o acordo seja menos abrangente, os impactos serão muito menos significativos. A criação de emprego, por exemplo, ficará pelos 10,9 mil.
 
As negociações para firmar este acordo de comércio livre entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos terão início em Julho e o palco para a primeira reunião vai ser Washington. Barack Obama, Durão Barroso, Herman Van Rompuy e David Cameron aproveitaram uma conferência de imprensa durante a cimeira do G8, que decorre em Lough Erne na Irlanda do Norte, para fazerem o lançamento oficial das negociações.
 
Durante o anúncio, os líderes reconheceram que as negociações "não serão fáceis", mas mostraram-se confiantes num bom termo para as negociações. Caso o acordo se concretize vai produzir a maior zona comercial livre do mundo. Segundo Durão Barroso, o início das negociações vai ser "decisivo para a economia global", refere o "Wall Street Journal". Por seu lado, Barack Obama afirmou que a ideia do acordo foi "recebida calorosamente nos Estados Unidos" e que alcançar um bom fim para o projecto "vai ser uma prioridade pessoal e do Governo" norte-americano.
 
As intenções para a formação de um acordo foram conhecidas em Fevereiro, aquando do discurso anual de Barack Obama no Congresso norte-americano, mas o âmbito do acordo está a ser analisado desde Novembro de 2011.
 
Se o acordo for concluído com sucesso, a economia europeia deverá receber um estímulo equivalente a 0,5% do PIB. O mesmo crescimento é válido para os Estados Unidos, que em 2027 devem ver um ganho adicional de 0,4% no PIB. Traduzindo em números, o acordo deverá render 119 mil milhões de euros à Europa e 95 mil milhões aos Estados Unidos, de acordo com os cálculos já efectuados pela Comissão Europeia. Inúmeros postos de trabalho devem ainda ser criados de ambos os lados do Atlântico.


http://www.jornaldenegocios.pt/economia/emprego/detalhe/acordo_de_comercio_livre_eua_ue_criaria_42_mil_empregos_em_portugal.html


Mas este cenário baseia-se numa ampla liberalização dos sectores económicos. Tal é impossível. No cenário mais mitigado, corte apenas de tarifas aduaneiras, os ganhos seriam menores.

Pode-se consultar aqui o estudo: http://www.ged-shorts.org/wp-content/uploads/2013/06/Study-TTIP_final_ENG.pdf


Este novo modelo que eles utilizam pretende ir mais além que os tradicionais modelos de simulação. Não conheço muito bem estes trabalhos, mas desconfio quase sempre deles. Por norma, baseiam-se em premissas que nunca ocorrem. E baseiam-se em modelos de equilibrio. Ora, equilibrio é aquilo que nunca ocorre em economia.  São sempre transitórios estes equilibrios.

Este estudo também se baseia em dados até 2010. Nestes três anos, muita coisa mudou. Tanto na europa como nos EUA.

Estudos similares sobre o acordo entre os gringos e os su-lkoreanos parece que vieram a revelar-se um flop. E sim, os sul-koreanos são mesmo os grandes vencedores do acordo entre eles.

Uma coisa eu concordo de caras com eles. Os ingleses seriam o que teriam mais a ganhar com o acordo amplo. Mas tal não deverá ocorrer. Por outro lado, se os ingleses sairem da UE, os ganhos para Portugal seriam muito mas muito maiores. 

Um acordo, qualquer ele que seja, irá beneficiar sempre Portugal. A questão da geografia tem muito peso e o centro desta gigantesca área comercial (cerca de 2/5 do PIB mundial para cerca de 12% da população mundial) será Portugal. Se os ingleses sairem da UE, os ganhos para Portugal seriam muito maiores. 

Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal Nato_figure1

A título de exemplo, Portugal seria o grande beneficiário por aceder ao gás natural americano. E potencial porta-de-entrada desse gás na europa.

Também seria um dos grandes beneficiários a nível dos nossos sectores tradicionais, como o calçado, textil, alimentação, etc.

O nosso sector dos portos também seria um dos grandes beneficiários e eventual explosão nas actividades do hinterland do Porto de Sines.

E, por fim, seria a escolha natural para o IDE exterior da Europa e dos EUA, onde poderiam aceder aos dois mercados a custos muito mais baixos. Aqui os custos de transporte e menor intensidade de trafego ajudariam imenso Portugal. 

Oxalá se faça um acordo a sério. Mas tenho poucas esperanças. 

Acordo de comércio livre EUA-UE criaria 42 mil empregos em Portugal 2yljtja

O porto de Sines é um ponto geoestratégico para a UE, os USA, a China e etc para os contentores e o Gás Natural com criação fixar os projectos de expansão e de construção dos terminais de terminal Ro-Ro, de terminal XXI, de terminal Vasco da Gama, de terminal GNL, de terminal Cruzeiros e da marina para os todos mercados industrial o principal de mega terminal contentores para o futuro do porto de Sines.

Bolsa no Bolso
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos