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Modernização da Ferrovia Aveiro/Vilar Formoso é "última oportunidade de servir o país"

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Modernização da Ferrovia Aveiro/Vilar Formoso é "última oportunidade de servir o país" Empty Modernização da Ferrovia Aveiro/Vilar Formoso é "última oportunidade de servir o país"

Mensagem por Admin Qui Jul 03, 2014 8:44 pm

Modernização da Ferrovia Aveiro/Vilar Formoso é "última oportunidade de servir o país" Logo

Santa Maria da Feira, 03 jul (Lusa) - Autarcas e associações empresariais do Norte e Centro insistiram hoje que o próximo quadro comunitário deve privilegiar a modernização da ferrovia entre Aveiro e Vilar Formoso, no que o Governo tem "uma última oportunidade" de servir "todo o país".

Focado na necessidade de adaptar a linha para efeitos de maior velocidade no transporte internacional de mercadorias, o encontro deu-se em Santa Maria da Feira e contou com os representantes da Associação Empresarial de Portugal, da Associação Industrial do Minho e do Conselho Empresarial do Centro, envolvendo também autarquias e comunidades portuárias das duas regiões.

Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, foi o porta-voz dos autarcas e referiu que o Governo tem que escolher até final do ano que investimentos serão abrangidos pelos 2.000 milhões de euros disponíveis para estruturas ferroviárias.

"Esta é última oportunidade, nas próximas décadas, para o Governo fazer uma boca opção, que sirva o Norte e o Centro, e o país como um todo", realçou. "A decisão tem que ser tomada até final do ano, até porque é preciso fazer estudos que permitam lançar os concursos públicos - na prática, estamos a falar de 10 anos", acrescenta

Considerando os projetos que vêm sendo defendidos para a Linha da Beira Alta e para o corredor ferroviário de Sines até Salamanca, Almeida Henriques admite que nem todos possam ter seguimento, mas defende que a ligação de Aveiro a Vilar Formoso é a alternativa que melhor serve as duas regiões mais exportadoras do país.

"O que não queríamos que acontecesse é que o Governo mais uma vez fizesse opções para valorizar sobretudo o Sul do país", admite o também ex-secretário de Estado da Economia e do Desenvolvimento Regional. "Uma certeza é que o corredor de Sines será feito (?), mas as regiões Norte e Centro é que são as mais exportadoras do país e estão a apresentar superavit", observa.

O autarca de Viseu reconhece que, nos últimos encontros com a tutela, o diálogo fez prever a adoção de "uma solução mista de criação de uma via nova entre Aveiro e Mangualde, com a modernização da linha da Beira Alta, que se estima que possa ser feita por 1100 milhões de euros".

Em relação aos 900 milhões que o Governo apresentou como disponíveis para a Beira Alta, "está-se a falar de uma discrepância de cerca de 200 milhões de euros, que poderia ser comportada pelos dois Programas Operacionais Regionais [do Norte e Centro]".

Afinal, sem um investimento na linha de Aveiro a Vilar Formoso que acompanhe a aposta em Sines, "Norte e Centro ficam excêntricos", diz Almeida Henriques, e estar-se-á a "dar centralidade a Salamanca, o que não será bom para Portugal".

Pedro Nunes Almeida, presidente da Associação Empresarial de Portugal, recorda, por sua vez, que, "se não fosse o crescimento excecional das exportações, o Produto Interno Bruto teria caído muito mais do que aconteceu".

"Agora vai haver uma retoma do consumo e seria importante que as exportações mantivessem a sua tendência de crescimento", anuncia, mencionando que o excedente que poderia estar a ser escoado para o estrangeiro através de uma linha férrea mais capaz é, no Norte e Centro, de 5000 milhões de euros anuais.

No entanto, se o Governo optar por reservar as verbas disponíveis para o trajeto entre Aveiro e Vilar Formoso, Pedro Nunes Almeida prevê: "Quatro portos iam ser altamente beneficiados com este investimento". Refere-se aos de Aveiro, Figueira da Foz, Leixões e Viana do Castelo.

AYC // MSP

Lusa/Fim

03-07-2014 19:41 
Fonte: Agência Lusa
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