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Alemanha adere ao Corredor Atlântico de mercadorias
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Mundo :: Europa :: Alemanha
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Alemanha adere ao Corredor Atlântico de mercadorias
Portugal, Espanha, França e Alemanha formalizaram o acordo de constituição do Comité Executivo do Corredor Atlântico (Atlantic Rail Freight Corridor), à margem do Conselho de Ministros dos Transportes, Telecomunicações e Energia da EU.
A principal novidade do acto, que legitima e dá suporte legal à actuação daquele órgão, foi a inclusão formal da Alemanha. Até agora, o Corredor Atlântico limitava-se a Portugal, Espanha e França, apesar de o traçado prever a extensão das ligações ferroviárias à Alemanha (Mannheim e fronteira de Estrasburgo) até Novembro de 2016.
O Comité Executivo, que integra representantes dos governos envolvidos no Corredor, tem por missões, entre outras, definir os objectivos gerais do Corredor, definir e fazer cumprir os calendários das intervenções e, se for o caso, apresentar as candidaturas que se imponham aos fundos comunitários.
O Conselho de Ministros dos Transportes do Luxemburgo foi aproveitado para a formalização dos comités executivos dos quatro corredores ferroviários previstos na RTE-T e para a integração de mais países naquelas estruturas. Além da Alemanha (no caso do Corredor do Atlântico), o Reino Unido passou a integrar o Corredor Mar do Norte-Mediterrâneo e a República Checa aderiu ao Corredor Mar do Norte-Báltico.
Os ministros presentes no Conselho tiveram ainda a oportunidade de realizar a primeira discussão política sobre o 4.º Pacote Ferroviário, que inclui a abertura do mercado interno de passageiros e o sistema de organização das empresas gestoras das infra-estruturas.
09/10/2014
A principal novidade do acto, que legitima e dá suporte legal à actuação daquele órgão, foi a inclusão formal da Alemanha. Até agora, o Corredor Atlântico limitava-se a Portugal, Espanha e França, apesar de o traçado prever a extensão das ligações ferroviárias à Alemanha (Mannheim e fronteira de Estrasburgo) até Novembro de 2016.
O Comité Executivo, que integra representantes dos governos envolvidos no Corredor, tem por missões, entre outras, definir os objectivos gerais do Corredor, definir e fazer cumprir os calendários das intervenções e, se for o caso, apresentar as candidaturas que se imponham aos fundos comunitários.
O Conselho de Ministros dos Transportes do Luxemburgo foi aproveitado para a formalização dos comités executivos dos quatro corredores ferroviários previstos na RTE-T e para a integração de mais países naquelas estruturas. Além da Alemanha (no caso do Corredor do Atlântico), o Reino Unido passou a integrar o Corredor Mar do Norte-Mediterrâneo e a República Checa aderiu ao Corredor Mar do Norte-Báltico.
Os ministros presentes no Conselho tiveram ainda a oportunidade de realizar a primeira discussão política sobre o 4.º Pacote Ferroviário, que inclui a abertura do mercado interno de passageiros e o sistema de organização das empresas gestoras das infra-estruturas.
09/10/2014
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