Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2017  2016  2012  cmtv  2015  cais  tvi24  2010  2018  2011  2019  2014  2023  2013  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
O Que É A Zona Euro? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
O Que É A Zona Euro? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
O Que É A Zona Euro? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
O Que É A Zona Euro? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
O Que É A Zona Euro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
O Que É A Zona Euro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
O Que É A Zona Euro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
O Que É A Zona Euro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
O Que É A Zona Euro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


O Que É A Zona Euro? Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
63 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 63 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

O Que É A Zona Euro?

Ir para baixo

O Que É A Zona Euro? Empty O Que É A Zona Euro?

Mensagem por Admin Ter Fev 24, 2015 12:43 pm

O Que É A Zona Euro? Duarte-Nunes-750x400

Como português, membro da Zona Euro; economista de formação e bancário de profissão – curioso de feitio – recebo, no sentido que leio ou ouço, “n” vezes ao dia notícias sobre a zona euro. Natural. Os últimos dias, nesse particular, foram exaustivos, devido às negociações entre a Grécia e a zona euro sobre a possibilidade de renegociação da dívida, novas formas de financiamento, saída do programa da troika, entre outros temas que não vou detalhar – penso que seja do conhecimento geral o que se passa.

Nestes dias perguntei-me: o que é a zona euro? Um conjunto de países com a mesma moeda e alguns direitos e obrigações comuns… certo! Mas o que é mesmo, em termos concretos? A definição? Encontrei algo no site da Comissão Europeia, concretamente a página intitulada: “O que é a Zona Euro?” 

( http://ec.europa.eu/economy_finance/euro/adoption/euro_area/index_en.htm ).

Primeira frase dessa página: “A zona euro é composta dos Estados membros da União Europeia que optaram por utilizar o euro como a sua moeda.” Tradução livre, minha.

Depois descreve o número de países, o número de cidadãos e estima-se que esse número “irá crescer à medida que a zona euro se alargará, espalhando os benefícios da utilização da moeda única de forma mais abrangente”.

Confesso que reli esta frase mais que uma vez e detive-me um pouco a pensar sobre ela. A minha primeira conclusão foi: isto não é uma definição.

De acordo com o Priberam, “Definição” é: “Explicação clara e breve. Decisão em matéria duvidosa”. Aquilo não é mesmo uma definição, pois não era clara nem explicitava, nem decide nada sobre as dúvidas que tenho.

Continuei a ler a página web da Comissão Europeia.

Mais uma vez se cita a Zona Euro como um subconjunto da União Europeia – parece-me óbvio. Explica-se que os países da União Europeia coordenam as suas políticas para o benefício da mesma e isso é extensível à Zona Euro.

Depois descreve-se a cronologia da Zona Euro e explica-se porque alguns países da união optaram por não fazer parte da moeda única.

Por fim afirma-se: os países que optaram pelo Euro estão mais integrados. Mas nota-se que esta integração tem que ser “gerida corretamente para se poderem materializar os benefícios da moeda única”. Depois surgem os pilares da política monetária e urge-se coordenação da política fiscal.

E acaba.

Não me parece estar, nunca nesta página, uma “explicação clara” de zona euro. Parece mais uma análise custo benefício de fazer parte da zona euro e uma descrição da forma como esta apareceu.

O resto do site é também ambíguo, tanto sobre o que é a zona euro, como sobre o que é a União Económica e Monetária.

Eu, mero cidadão, também não sei qual é a definição de zona euro nem de União Económica e Monetária, nem sequer de União Europeia. Sei enumerar alguns pontos técnicos que a descrevem, mas não sei defini-la enquanto agrupamento de pessoas (cidadãos) de livre e espontânea vontade para um bem comum.

Se no rescaldo da 2ª Guerra Mundial urgia terminar com os séculos de conflitos entre os países europeus e se de um ponto de vista económico e de quotidiano faz todo o sentido a livre circulação de bens e pessoas, mais de meio século depois também urge dar um sentido a este projeto: um sentido humano e claro, em que as pessoas se revejam.

Será importante que alguém, nomeadamente os líderes políticos, avance com uma definição concreta do que é a zona euro e a União Europeia, excluindo as suas divagações sobre os seus benefícios não concretos e os deveres e direitos pouco percetíveis. Seria um bom princípio para resolver as várias divergências existentes neste momento.

Duarte Mallaguerra Nunes
Direção de Investimentos, Banco Best
24 Fevereiro, 2015 00:05
OJE.pt
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos