Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2023  2012  2011  cais  2019  2015  2017  2014  2013  2016  cmtv  2018  2010  tvi24  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Os desafios do investimento de longo prazo EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Os desafios do investimento de longo prazo EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Os desafios do investimento de longo prazo EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Os desafios do investimento de longo prazo EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Os desafios do investimento de longo prazo EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Os desafios do investimento de longo prazo EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Os desafios do investimento de longo prazo EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Os desafios do investimento de longo prazo EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Os desafios do investimento de longo prazo EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Os desafios do investimento de longo prazo Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
63 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 63 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Os desafios do investimento de longo prazo

Ir para baixo

Os desafios do investimento de longo prazo Empty Os desafios do investimento de longo prazo

Mensagem por Admin Qua Jul 08, 2015 10:53 am

Numa altura em que a mais profunda crise económica das nossas vidas se estende pelo sétimo ano, a maioria dos países da OCDE continua a apresentar resultados insuficientes. Este ano, espera-se que o crescimento do PIB nas economias avançadas seja, em média, de 2%, em comparação com 3,2% em todo o mundo. Em 2016, os resultados deverão ser mais positivos, com os países da OCDE a crescerem 2,5%, e o resto do mundo cerca de 3,8% - uma taxa próxima da média pré-crise.

Mas as perspectivas económicas de longo prazo da economia global como um todo parecem sombrias. Com o envelhecimento populacional de muitos países da OCDE a agravar-se, e a retoma do crescimento das economias emergentes a desacelerar, o crescimento global do PIB deverá diminuir da sua média anual de 3,6% no período 2010-2020 para 2,4% em 2050- 2060.
 
Esta queda pode ser inevitável, mas pode ser mitigada. A implementação de políticas para facilitar e recompensar os investimentos de longo prazo serão a chave para sair da crise actual e impulsionar o potencial de crescimento do mundo.
 
O investimento, tanto público como privado, é fundamental para promover o crescimento verde, apoiar a inovação e o espírito empresarial, contribuir para fechar as brechas de desigualdade que se acentuaram durante a crise, e ajudar a construir economias mais resilientes e sociedades mais inclusivas. Embora sejam necessárias mudanças transformacionais no comportamento dos governos e investidores para responder a estas necessidades, a recompensa será significativa. Em suma, como defendemos durante o Fórum da OCDE e na Reunião Ministerial do Conselho no início de Junho, desta vez temos de promover investimentos que incidam sobre as pessoas e o planeta.
 
A lista de desafios estruturais que os países de todo o mundo enfrentam é longa. Mas os esforços para superar, pelo menos, quatro – desemprego elevado, envelhecimento da força de trabalho, alterações climáticas, e as deficiências das infra-estruturas - beneficiariam significativamente de políticas que promovam investimentos de longo prazo.
 
Abordar a crise do desemprego, que tem sido particularmente difícil para os jovens, exigirá não só uma recuperação forte, mas também um foco renovado sobre o desenvolvimento de competências. O investimento na educação vocacional e na formação profissional de alta qualidade será essencial. Este tipo de investimento continuará a ser benéfico ao longo da vida dos trabalhadores, já que a exposição a novas competências e conhecimentos permite que eles se adaptem a um ambiente tecnológico e de negócios em constante evolução. Capacitar os trabalhadores actuais também ajudará a enfrentar os desafios decorrentes do envelhecimento da população.
 
Além disso, um foco maior sobre o investimento de longo prazo contribuirá para resolver os conflitos tradicionalmente associados com o combate às alterações climáticas e com a construção de infra-estruturas. Um exige cortes na emissão de gases de efeito estufa; o outro tende a promover a queima de combustíveis fósseis para transporte e energia. A solução é relativamente simples, desde que haja vontade política: com a fixação de um preço sobre o carbono e a revogação das políticas que incentivem o consumo de combustíveis fósseis, os investimentos podem ser canalizados para a criação de uma economia de baixo carbono, incluindo as necessárias infra-estruturas de energia limpa.
 
Para incentivar os investidores privados a levarem a cabo projectos responsáveis e orientados para o longo prazo, os governos devem promover políticas e quadros consistentes. Além da incerteza, os investidores estão de pé atrás devido à falta de incentivos e ao excesso de factores que reduzem os retornos. Estes incluem regulamentações restritivas que reduzem a capacidade das empresas para desenvolver novas actividades ou entrar em novos mercados, especialmente além-fronteiras. O actualizado "Quadro de Política da OCDE para o Investimento" fornece um modelo para a promoção do investimento e conduta empresarial responsável.
 
Os governos também terão de facilitar a participação de investidores institucionais. O desafio do investimento de longo prazo não pode ser resolvido sem atrair fontes de financiamento privadas e mais diversificadas. Em 2013, só os investidores institucionais nos países da OCDE detinham mais de 57 biliões de dólares em activos, e os fundos de pensões arrecadaram cerca de 1 bilião de dólares em novas contribuições.
 
As ferramentas que poderiam ser usadas ??para alavancar os investimentos institucionais incluem parcerias público-privadas para o desenvolvimento de projectos claros e transparentes para grandes infra-estruturas verdes, bancos e obrigações verdes, e instrumentos que mitiguem os riscos e aumentem a disponibilidade de crédito. É preciso examinar os regulamentos de contabilidade e financiamento internacional para identificar as políticas que, inadvertidamente, desencorajam os investidores institucionais a colocarem os seus recursos em activos ilíquidos de longo prazo.
 
Por último, os mercados públicos de acções terão de ser reforçados. As poupanças devem ser canalizadas para as empresas que necessitam de capital para a inovação e para a criação de emprego sustentável. Actualmente, contudo, a qualidade das estruturas de governança corporativa em todo o mundo é desafiada pela crescente complexidade das cadeias de investimento e pelo domínio das estratégias de investimento passivo e de curto prazo.
 
Num mundo globalmente interdependente, a melhoria do sistema financeiro e de investimento não pode ser alcançada país a país. Pode não haver um modelo para o desenvolvimento económico que seja adequado para todos, mas sem padrões globais e regulamentações complementares, as perspectivas de longo prazo para a economia mundial continuarão a ser desoladoras.
 
Angel Gurría é secretário-geral da OCDE.
 
Direitos de Autor: Project Syndicate, 2015.
www.project-syndicate.org
Tradução: Rita Faria

07 Julho 2015, 20:00 por Angel Gurria
Negócios
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos