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A Junta de Extremadura participa de Bordeaux em um Grupo de Trabalho do Corredor Atlântico
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A Junta de Extremadura participa de Bordeaux em um Grupo de Trabalho do Corredor Atlântico
O Corredor Atlântico atravessa vários países europeus.
A participação nestes fóruns também é muito importante para dar visibilidade a novos projetos e posicioná-los melhor para o financiamento da UE
BADAJOZ.- O director-geral dos Transportes da Junta de Extremadura, Jose Gonzalez Rubio, participou esta semana em Bordeaux no Grupo de Trabalho da dimensão transfronteiriça do Corredor Atlântico. Este corredor, que atravessa vários países europeus, é um dos nove definida pela União Europeia para receber financiamento preferencial dos fundos da UE.
Durante as reuniões, que participaram diferentes representantes dos Ministérios de Desenvolvimento de Portugal, Espanha e França, bem como altos funcionários da Comissão Europeia, que fez uma apresentação técnica dos projectos em curso que se conectam a Espanha e Portugal, entre -los, cortá-Évora-Mérida. Ele também abordou o planeamento da interoperabilidade na Península Ibérica e abriu o debate para as contribuições de plataformas logísticas e os operadores de transportes.
Ao participar neste grupo de trabalho, que se reúne pela primeira vez dá continuidade Extremadura e reafirma o seu compromisso com os Grupos de Trabalho das Regiões em que representantes das áreas através do qual corre o corredor. José González Rubio teve o apoio do Escritório de Extremadura, em Bruxelas, que também participou nas citações acima, como parte de seu acompanhamento e defesa das prioridades regionais em Bruxelas.
Ambos os grupos de trabalho são instâncias preparatórias dos Fóruns do Corredor Atlântico, onde Extremadura também participa regularmente e normalmente lugar em Bruxelas. Neles, as regiões relatar o andamento dos projetos que passam por seu território, transmitem as suas preocupações e receber conhecimentos técnicos e financeiros ao desenvolvimento de infra-estrutura seções que os afetam.
A participação nestes fóruns também é muito importante para dar visibilidade a novos projetos e melhor posicioná-los na obtenção de financiamento da UE. Eles também servem como uma vitrine para tomar exemplo do que outras regiões estão a fazer para desenvolver suas respectivas seções.
Corredor Atlântico e do seu Fórum
Parlamento e do Conselho Europeu de Dezembro de 2013, aprovou dois regulamentos, um sobre as orientações da União para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), no qual o mapa foi desenhado na mesma, e outro institui um instrumento de financiamento, o Mecanismo Interligar a Europa (MEC) foi criado, como parte de seu financiamento. Incluindo nove corredores multimodais destinam-se a ser a espinha dorsal da Rede Transeuropeia de Transportes são realizados. O corredor Atlântico, que passa através da Extremadura, liga os portos ibéricos de Algeciras, Sines, Lisboa, Leixões e Bilbao, através oeste da França e, com um link de Le Havre e Rouen, Paris continua a Estrasburgo e Mannheim, na Alemanha. Neste corredor seria compreendem a Plataforma Logística do Badajoz Sudoeste Europeu.
A Comissão Europeia nomeou um coordenador para cada um destes corredores e desenvolveu um plano de trabalho que inclui as acções necessárias em matéria de harmonização, interoperabilidade, pesquisa de mercado, capacidade, e trabalha com o objetivo de promover o desenvolvimento eficiente e Rede coordenada para ser concluída em 2030. A próxima reunião do Corredor Atlântico Fórum terá lugar em Bruxelas em dezembro e vai dedicar parte do seu conteúdo para as plataformas logísticas.
29 de outubro de 2015
12:24 h
TELEPRENSA
www.teleprensa.com
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