Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

tvi24  2015  2011  2019  2014  2012  2018  2023  2013  cmtv  2017  2010  2016  cais  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
67 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 67 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes

Ir para baixo

Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes Empty Lisboa, Londres e Milão conseguem verba de 28 ME para tornar cidades mais inteligentes

Mensagem por Admin Qui Dez 17, 2015 11:14 am

Lisboa, 16 dez (Lusa) -- Os municípios de Lisboa, Londres (Inglaterra) e Milão (Itália) vão ter uma verba de 28 milhões de euros para tornar as cidades mais inteligentes e melhorar os índices de eficiência energética, após uma candidatura a programas comunitários, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado da Câmara de Lisboa, a candidatura conjunta da capital portuguesa, de Londres e Milão foi "incluída no conjunto de projetos-farol comunitários, com direito a uma verba de 28 milhões de euros".

Designada 'Sharing Cities', a candidatura destas três autarquias europeias foi apresentada, em maio, aos programas comunitários destinados a "tornar as cidades mais inteligentes e melhorar os índices de eficiência energética", informou o município de Lisboa, acrescentando que estas duas vertentes são "fundamentais para uma evolução sustentada da qualidade de vida das populações" e "consideradas prioritárias no espaço europeu".

O consórcio europeu foi aprovado e conseguiu angariar uma série de parceiros, "num total de 35 entidades ligadas ao meio académico e centros de investigação, operadores nas áreas dos transportes e empresas do setor privado ligadas às tecnologias de informação e comunicação, energia e ambiente".

Para além das três cidades europeias que encabeçam a candidatura, existem "outros municípios interessados em implementar os sistemas que Lisboa vai experimentar" como Abrantes, Sintra, Vila Nova de Gaia, Viseu, Sines, Portimão, Loures, Matosinhos, Évora e Funchal.

"Em Portugal, são 15 as cidades envolvidas que darão a dimensão multiplicadora ao projeto, considerada essencial na decisão do júri da candidatura", referiu a autarquia de Lisboa, explicando que os sistemas testados serão depois "espalhados por outras localidades a nível nacional".

Na cidade de Lisboa, o projeto vai envolver a aplicação direta de cerca de 7,5 milhões de euros, ao longo dos próximos quatro anos.

O montante será aplicado numa zona piloto onde serão desenvolvidos sistemas de gestão articulados para "permitir aumentar a eficiência energética em edifícios e dotar esta área de redes de mobilidade mais adaptada aos padrões de uso diário e, ao mesmo tempo, menos poluentes".

Uma das medidas prioritárias deste projeto é a reabilitação urbana de um conjunto de habitação pública e privada, assim como de um edifício de serviços públicos, de forma a promover um melhor comportamento energético dos imóveis, pois "serão dotados de sistemas de controlo de consumos que permitam monitorizar os ganhos energéticos e adaptar as soluções testadas, de forma rápida".

A autarquia pretende também dotar as vias de circulação abrangidas pelo projeto de sistemas de iluminação de baixo consumo e melhor rendimento.

Em relação à mobilidade sustentável, o projeto prevê a instalação de "uma malha integrada de veículos com emissões próximas do zero, incluindo uma rede de bicicletas elétricas partilhadas", bem como a criação de aplicações informáticas destinadas aos lisboetas com informação sobre os transportes, o trânsito, a segurança e as questões ambientais.

O projeto vai ainda "dotar todas as infraestruturas envolvidas de sensores capazes de fornecer dados e informação, sempre atualizada, de fluxos e consumos energéticos", permitindo corrigir e avaliar os sistemas, assim como fazer medições para garantir a sua eficácia.

Este projeto será transversal aos diversos serviços da autarquia portuguesa e aos parceiros envolvidos.

SYSM // ROC

Lusa/fim

16-12-2015 20:03
Porto Canal com Lusa
Porto Canal
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos