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Contentores recuam 6,7% em Leixões
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Contentores recuam 6,7% em Leixões
O movimento de contentores em Leixões fechou o ano na casa dos 615 mil TEU. A concessionária reconhece a quebra mas sublinha o impacte de Angola e o facto de continuar a operar próximo do limite da capacidade do terminal.
Pelo quarto consecutivo a TCL superou a fasquia dos 600 mil TEU, mas 2015 foi o pior dos últimos quatro anos no terminal de contentores de Leixões. Face a 2014, a quebra homóloga foi de 6,7%.
A primeira explicação para o resultado – que representa a primeira interrupção “real” da tendência de crescimento iniciada com a concessão, em 2000 – dá pelo nome de Angola. As exportações para aquele país – um dos principais destinos de Leixões – sofreram uma forte travagem e disso se ressentiu a movimentação de contentores, quer cheios quer vazios.
Ainda assim, destaca a concessionária, foi possível amortecer as perdas com a captação e fixação de novos tráfegos.
Leixões, sublinham da TCL, mantém-se como quinto porto ibérico na movimentação de contentores, sendo que os que o precedem no ranking têm uma forte exposição ao mercado de transhipment, praticamente inexistente no porto nortenho.
TCL continua no limite
Ainda assim, o terminal de contentores de Leixões continua a operar muito perto do seu limite de capacidade. Como o próprio presidente da APDL reconheceu recentemente, não fora esta quebra de actividade e viver-se-ia uma situação de congestionamento permanente.
Enquanto tarda a formalização do acordo para a ampliação do terminal de contentores Sul, a TCL continua a utilizar o terminal Multiusos e são cada vez mais frequentes os dias em que opera 24/24 horas a pedido dos armadores, com isso agilizando o fluxo das mercadorias.
Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS avançou em primeira mão, o acordo para a expansão do terminal já está fechado entre a APDL e a TCL. A concessionária investirá cerca de 40 milhões de euros no terminal Sul e em troca receberá mais cinco anos de concessão.
4 Janeiro, 2016 at 13:12
por T&N
A nota é os terminais de contentores em Leixões chegou no seu limite de capacidade de carga e de descarga dos terminais, já vai as duas décadas atrás, a podar o aumento de 12.5 - 15 % para a expansão o seu limite futuro e não é já o porto de Leixões mais importante do país em atualmente em Sines para o Hud e o Transshipment no nosso mercado português e no nosso mercado Ibérico como a ilusão de Leixões, de Porto e de País, é o sinal da sua morte do porto de Leixões e os portos pequenos a chegou o limite de capacidade. Em quartos anos o terminal XXI em Sines cresceu mais de 2000% na cota nacional.
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