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85 M€ para a linha Covilhã – Guarda
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85 M€ para a linha Covilhã – Guarda
Estação de Maçaínhas, que não terá serviço comercial mas que verá passar diante de si uma linha renovada.
Com financiamento comunitário incluído, a reabertura da linha Covilhã – Guarda, pertencente à linha da Beira Baixa, deverá ascender a cerca de 85 milhões de Euros. As obras arrancam no início de 2017 e devem estar concluídas no 2º trimestre de 2018.
Encerrado em 2009, o troço será vital para oferecer uma redundância à linha da Beira Alta, possibilitando ainda o escoamento de tráfego de mercadorias entre Vilar Formoso e o Sul do país, contribuindo para o descongestionamento das linhas da Beira Alta e do Norte até ao Entroncamento.
Todas as obras de arte do troço, muito numerosas, serão reconstruídas pois as existentes estão em avançado estado de degradação e não têm capacidade para se compatibilizarem com o tráfego pesado previsto. O troço será eletrificado, contará com sinalização automática e sistemas de segurança compatíveis com ETCS, promovendo a interoperabilidade.
Com especial relevância para o tráfego de mercadorias, nas imediações da estação da Guarda será construída uma concordância que permitirá aos comboios circularem entre a Covilhã e Vilar Formoso, sem necessidade de entrarem na estação da Guarda para inverterem o sentido da marcha, como sucedia até 2009.
Além de permitir o tráfego de mercadorias internacional via Beira Baixa, o fecho da malha da Beira Interior permitirá também abrir o importante corredor interior Castelo Branco – Guarda, onde poderão vir a circular comboios Intercidades de e para a Guarda, via Beira Baixa.
A conclusão desta obra poderá revelar-se fundamental para as fases finais de renovação da linha da Beira Alta, onde não está posta de parte a necessidade de encerrar temporariamente alguns troços enquanto decorrem as obras na plataforma de via.
14 FEVEREIRO, 2016
Portugal Ferroviário
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