Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 437 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 437 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
CRÓNICAS NA CORDA BAMBA: Merecemos férias?
Página 1 de 1
CRÓNICAS NA CORDA BAMBA: Merecemos férias?
Catarina está grávida do seu terceiro filho. Fotografia: Pedro Góis
Com um esforço que não ponha em causa todo o ano que está para vir, as férias merecem as despesas extra.
Todos os verões faço a mesma pergunta: merecem as férias o dinheiro extra que gastamos com elas? A noite passada, enquanto cheirava a noite da Costa Vicentina, consegui voltar a passear com os meus pais em Vila Nova de Milfontes, como fiz durante mais de dez anos, e tive a certeza absoluta que sim.
Falo por mim e pela esmagadora das famílias portuguesas: as férias pesam no orçamento familiar, exigem um esforço logístico e monetário e nem sempre são sinónimo de descanso.
Existem estratégias que minimizam o estrago – já partilhei algumas dicas que continuam a ser essenciais para mim. Este ano, por exemplo, lá estarei, no meio do Alentejo, porque o meu estado (que nem sempre é de graça) não permitirá grandes deslocações para a praia e, se é para ficar pela piscina, gastamos menos em localizações não balneares, numa casa enorme a dividir por vários agregados em valor e trabalho. Já pagámos no início do ano, felizmente.
Catarina Beato. (Fotografia: Pedro Góis/D.R.)
Desculpem a poesia da conclusão mas as férias servem para construir memórias. É por isso que vale a pena aquele esforço, o dinheiro que puxamos de um mês para o outro, que poupamos para fugir à rotina durante uns dias. Eu sei que os meus pais poupavam durante o ano para que pudéssemos passar 15 dias de férias em Vila Nova de Milfontes.
Não existiam luxos e as refeições faziam-se no refeitório do colégio interno que albergava turistas durante o verão. Para a praia iam as marmitas que comprávamos no minimercado.
Nesses dias, cumpríamos a “volta dos tristes” e íamos comer um gelado depois de jantar. Alguns anos depois mudámos as férias para Armação de Pera porque as opções estavam restritas aos acordos entre o emprego do meu pai e alguns alojamentos turísticos. Sei de cor os nossos dias, lembro-me das viagens pela Nacional depois de chegarmos a Troia de barco, do sabor da salada russa da minha mãe, da tranquilidade das noites em que passeávamos. De mim, sempre de mão dada ao meu pai, sorrio quando nos consigo ver a jogar à bisca na praia, horas infinitas. Até as idas ao supermercado tinham outro encanto, porque eram férias.
Agradeço à minha mãe, e tenho a certeza que agradeci ao meu pai, pelo esforço que fizeram todos os anos para que construíssemos estas memórias. Com um esforço que não ponha em causa todo o ano que está para vir, as férias merecem as despesas extra. E que sejam mesmo aproveitadas, para que as memórias sejam doces.
Catarina Beato é escritora e autora do blog Dias de Uma Princesa. Escreve todas as semanas no Dinheiro Vivo
Catarina Beato
26.07.2016 / 09:29
Dinheiro Vivo