Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

tvi24  2018  2015  2011  2013  cmtv  2019  2010  2014  2016  2017  cais  2023  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A cultura do supercliente no paraíso do consumo EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A cultura do supercliente no paraíso do consumo EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A cultura do supercliente no paraíso do consumo EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A cultura do supercliente no paraíso do consumo EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A cultura do supercliente no paraíso do consumo EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A cultura do supercliente no paraíso do consumo EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A cultura do supercliente no paraíso do consumo EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A cultura do supercliente no paraíso do consumo EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A cultura do supercliente no paraíso do consumo EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

A cultura do supercliente no paraíso do consumo Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
354 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 354 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A cultura do supercliente no paraíso do consumo

Ir para baixo

A cultura do supercliente no paraíso do consumo Empty A cultura do supercliente no paraíso do consumo

Mensagem por Admin Qua Ago 10, 2016 10:05 am

Pouco depois de chegar a Los Angeles, tropecei num trabalho de surpresa que exigia um tripé para a minha câmara e fui a correr à loja de eletrónica e imagem mais próxima. Há muitas, às vezes com nomes parecidos e sempre cheias de promoções. A glória de viver numa cidade onde toda a gente tem um pé no entretenimento é que há abundância de opções. O azar de viver numa das cidades mais caras dos Estados Unidos é que as opções são pouco económicas.

"Porque é que não aderi ao Amazon Prime", vociferei entredentes, enquanto virava etiquetas à procura de preços só com dois dígitos. Sem Prime, teria de esperar alguns dias pela entrega e o trabalho não poderia ser feito. Comecei a perguntar a conhecidos e foi aí que se abriu perante mim a realidade mágica do retalho norte-americano. "Qual é o problema?", diziam-me. "Vais à loja X comprar, usas durante as semanas que precisas e depois devolves. É o que toda a gente faz."

Acabei por descobrir uma loja com preços mais baixos e por isso não recorri ao esquema universal: comprar, usar, devolver. É tão sistemático que não parece incomodar ninguém, incluindo os retalhistas que todos os dias recebem de volta milhares de artigos já usados.

Parecia-me estapafúrdio que devolver fosse tão fácil quanto comprar, até começar a fazê-lo. A maioria dos retalhistas devolve o valor em numerário ou no cartão usado na transação, sem fazer perguntas nem tentar convencer o cliente a ficar com o produto. Mais surpreendente ainda: em muitos casos, aceitam a devolução sem recibo, desde que a caixa (mesmo danificada) tenha a etiqueta do preço com o nome da loja, ou seja um produto exclusivo da marca. Nesse caso, a loja dá um voucher.

O que me deixou de queixo caído foi perceber que os prazos de devolução são flexíveis, embora a lei só obrigue a 30 dias quando não há política específica na loja. Assisti, com incredulidade e vergonha alheia, a um homem a devolver um fato formal no Macy"s que fora comprado há dois anos. "Dois anos!", gritei dentro da minha cabeça a olhar para aquilo. Sem recibo e visivelmente usado. O cliente tinha cartão de crédito da cadeia de lojas de departamento e disse à funcionária que mal tinha vestido o fato. Nem ela acreditou nisso, lançando um olhar esgazeado à colega de caixa. Mas aceitou e devolveu o preço integral, cerca de 150 dólares.

Não podia crer que isto fizesse sentido, mas aprendi que é a beleza de viver na ordem mundial do consumo. O segredo de uma sociedade onde a prioridade é passar a banda magnética no terminal de pagamento. Os norte-americanos são incentivados a gastar tudo o que ganham, e depois mais - usando múltiplos cartões de crédito, essenciais para se construir um bom histórico (credit score). Este histórico de crédito é usado, por exemplo, quando se tenta arrendar uma casa, comprar um iPhone subsidiado ou fazer lease de um carro. Se a pessoa tem um bom histórico, paga juros mais baixos e terá melhores condições.

Vi em mim o efeito disto: em vez de pensar muito se devo ou não comprar aquele spa de pés em promoção, passei a comprar com a premissa de poder devolver sem problemas. Para que o consumidor volte uma e outra vez àquela marca, a experiência de devolução é facilitada. Das vezes que me dificultaram o processo - por exemplo, por já estar bastante fora do prazo de devolução - consegui sempre chegar a um acordo. Muitas lojas têm caixas só para isso.

O que é que fazem aos itens usados e devolvidos, perguntei-me quando descobri este sistema. A resposta foi dada quase em simultâneo: basta navegar um pouco por lojas como Ross, Marshalls ou Bed, Bath & Beyond para encontrar secções com descontos. Estou a falar de menos 40% ou 50%, às vezes mais, conforme o estado do produto. A loja volta a vender o que é devolvido e mantém o incentivo às compras por impulso. A verdade é que, mesmo quando não ficam satisfeitos com algo, muitos consumidores não voltam para ir devolver - e isso compensa.

As marcas mais caras não dão esta facilidade toda. Se tentar comprar um vestido de 600 dólares na BCBGMaxazria, terei de manter intacta a etiqueta de fora que garante o direito à devolução. No entanto, promove-se um ambiente que encoraja a comprar primeiro e ver se é bom depois. O mesmo para retalhistas online: a Amazon aparece constantemente no topo da satisfação dos consumidores com o serviço ao cliente. E ainda para supermercados: é possível devolver comida, mesmo com o pacote aberto, sem precisar que esteja estragado. Uma vez, recambiei à procedência uma couve biológica depois de ver que tinha custado dez dólares. Gosto de vegetais que sabem a alguma coisa, mas não preciso de couves apanhadas sob a luz do luar por criadores de unicórnios.

10 DE AGOSTO DE 2016
00:31
Ana Rita Guerra
Diário de Notícias
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo