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Como criar uma empresa de sucesso
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Como criar uma empresa de sucesso
Há uma combinação de fatores a que não pode fugir e que incluem vontade, apreço pela qualidade e o rigor e muito, muito trabalho
Aqui descrevemos o sucesso de empresas centenárias e apresentamos outras, bem mais jovens, mas de igual êxito. Pequenas, médias e grandes. Da indústria pura e dura aos serviços. O que une empresas tão diferentes, além de serem portuguesas? O facto de serem bem sucedidas.
Todos conhecemos negócios que parecem ter sido criados num momento de alinhamento perfeito dos astros. No entanto, a astrologia e as artes mágicas pouco têm que ver com o sucesso. A verdadeira fórmula não fica distante de uma combinação de factores que incluem vontade, apreço pela qualidade e rigor e muito, muito trabalho. É disso que precisa verdadeiramente se tem uma ideia de negócio e quer transformá-la numa empresa de sucesso.
Antes de mais, precisa de ser objectivo na resposta a uma pergunta essencial: o que é que a sua empresa teria de mais para conquistar clientes e mercados?
Faça uma lista das vantagens e sonde alguns amigos para testar a sua ideia. Pergunte-lhes se gostariam de poder usufruir de determinado serviço ou se não resistiram a um dado produto. Ou o que tornaria irrecusável uma proposta. Aproveite as pistas para melhorar a sua ideia - ou comece do zero, se perceber que se vai meter numa alhada...
Quando estiver confiante de que tem uma receita vencedora, crie um cliente-tipo (aquele que imagina como alvo do seu negócio e em quem vai testar todas as suas ideias) e dê início ao desafio.
Nesta fase de lançamento, esqueça o cansaço, deixe os horários para trás e dedique cada grama da sua energia ao nascimento do seu negócio. Mas sem nunca perder o sentido da paixão e ambição que o levaram àquele momento. O entusiasmo é um dos ingredientes mais importantes no momento de lançar um projecto. Estabeleça objectivos realistas e de curto prazo e perca algum tempo a celebrar cada pequena vitória. É essencial deixar-se animar pelas coisas boas - até porque, naturalmente, vai sentir-se frustrado com cada obstáculo imprevisto.
Deve ainda estipular uma agenda e tentar manter-se fiel aos passos e prazos. Seja rígido, mas não inflexível naquilo que não depender só de si e envolva as pessoas no seu projecto de forma a que também elas o sintam como um pouco delas.
Antes do lançamento, certifique-se de que tudo está como imaginou - não ceda nem apresse processos. Se for preciso, adie por uma semana, até que as coisas estejam prontas a funcionar a 100%. E depois de começar, prepare-se para ajustar a sua criação à medida dos desejos dos clientes e necessidades da sua equipa.
E em todo o processo, nunca se esqueça de se ir divertindo. Se abrir a sua própria empresa era um sonho, não há razão que justifique transformá-lo num pesadelo.
Subdirectora do Diário de Notícias
Escreve à segunda-feira
Escreve de acordo com a antiga ortografia
Por Joana Petiz
13/10/2014 | 06:54 | Dinheiro Vivo
Aqui descrevemos o sucesso de empresas centenárias e apresentamos outras, bem mais jovens, mas de igual êxito. Pequenas, médias e grandes. Da indústria pura e dura aos serviços. O que une empresas tão diferentes, além de serem portuguesas? O facto de serem bem sucedidas.
Todos conhecemos negócios que parecem ter sido criados num momento de alinhamento perfeito dos astros. No entanto, a astrologia e as artes mágicas pouco têm que ver com o sucesso. A verdadeira fórmula não fica distante de uma combinação de factores que incluem vontade, apreço pela qualidade e rigor e muito, muito trabalho. É disso que precisa verdadeiramente se tem uma ideia de negócio e quer transformá-la numa empresa de sucesso.
Antes de mais, precisa de ser objectivo na resposta a uma pergunta essencial: o que é que a sua empresa teria de mais para conquistar clientes e mercados?
Faça uma lista das vantagens e sonde alguns amigos para testar a sua ideia. Pergunte-lhes se gostariam de poder usufruir de determinado serviço ou se não resistiram a um dado produto. Ou o que tornaria irrecusável uma proposta. Aproveite as pistas para melhorar a sua ideia - ou comece do zero, se perceber que se vai meter numa alhada...
Quando estiver confiante de que tem uma receita vencedora, crie um cliente-tipo (aquele que imagina como alvo do seu negócio e em quem vai testar todas as suas ideias) e dê início ao desafio.
Nesta fase de lançamento, esqueça o cansaço, deixe os horários para trás e dedique cada grama da sua energia ao nascimento do seu negócio. Mas sem nunca perder o sentido da paixão e ambição que o levaram àquele momento. O entusiasmo é um dos ingredientes mais importantes no momento de lançar um projecto. Estabeleça objectivos realistas e de curto prazo e perca algum tempo a celebrar cada pequena vitória. É essencial deixar-se animar pelas coisas boas - até porque, naturalmente, vai sentir-se frustrado com cada obstáculo imprevisto.
Deve ainda estipular uma agenda e tentar manter-se fiel aos passos e prazos. Seja rígido, mas não inflexível naquilo que não depender só de si e envolva as pessoas no seu projecto de forma a que também elas o sintam como um pouco delas.
Antes do lançamento, certifique-se de que tudo está como imaginou - não ceda nem apresse processos. Se for preciso, adie por uma semana, até que as coisas estejam prontas a funcionar a 100%. E depois de começar, prepare-se para ajustar a sua criação à medida dos desejos dos clientes e necessidades da sua equipa.
E em todo o processo, nunca se esqueça de se ir divertindo. Se abrir a sua própria empresa era um sonho, não há razão que justifique transformá-lo num pesadelo.
Subdirectora do Diário de Notícias
Escreve à segunda-feira
Escreve de acordo com a antiga ortografia
Por Joana Petiz
13/10/2014 | 06:54 | Dinheiro Vivo
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