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Soluções contra o ruído do tráfego rodoviário
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Soluções contra o ruído do tráfego rodoviário
“Há demasiado barulho provocado pelo tráfego rodoviário que tem pouco a ver com o motor dos carros porque a principal fonte é o rolamento dos pneus no pavimento. Como lidar com a situação? “, pergunta Denis Loctier, repórter da euronews.
Uma solução está a ser testada na cidade de Kalvehave, na Dinamarca. Parte da estrada foi coberta com um material experimental que amortece o barulho dos pneus.
“Se quiser diminuir o barulho do trânsito tem de diminuir o barulho dos pneus, melhorando a superfície da estrada. Há três parâmetros – a textura, a absorção e a elasticidade. A elasticidade é um parâmetro que ainda não foi explorado até agora”, descreve Luc Goubert, investigador do Centro de Pesquisas Rodoviárias e coordenador do projeto PERSUADE.
As medições acústicas mostram que esta cobertura elástica, desenvolvida por um projeto de investigação europeu, remove cerca de 85 por cento da energia do ruído do tráfego rodoviário.
“Uma redução de cerca de 8 decibéis é notável”, explica Hans Bendtsen, investigador no laboratório dinamarquês DRD, acrescentando que “se se quisesse obter a mesma redução de barulho, seria necessário uma barreira contra o ruído de uma altura de cerca de cinco metros”.
“Como funciona o amortecimento do som?”, pergunta Denis Loctier, da euronews, que encontrou a resposta no laboratório DRD em Fløng, na Dinamarca. O centro está a testar um material que deixa a água das chuvas passar e que permite a aderência dos pneus.
“O material poroelástico da estrada é composto por borracha esmagada proveniente de pneus usados de carros e granito triturado, sendo colados com poliuretano”, exemplifica Annette Neidel, técnica no laboratório DRD.
A ideia de cobrir as estradas com pneus reciclados não é nova mas as tentativas precedentes chumbaram o teste da durabilidade e de outras características importantes e agora o laboratório está “a tentar desenvolver material que tenha uma elevada e boa redução de ruído, boa durabilidade, bom preço e bom atrito”, explica Hans Bendtsen.
O atrito é fundamental para a segurança na estrada. É o que se estuda noutras pistas, como na cidade de Linköping, na Suécia. No inverno, o material com borracha pode ter uma melhor aderência que o asfalto normal.
“Estou a medir o atrito com este carro especial que tem uma quinta roda. Ao baixar a roda com este botão, posso determinar o atrito nesta estrada especial”, descreve Carl o engenheiro Carl Södergren, do Instituto Sueco de Investigação das Estradas e dos Transportes (VTI) .
O investigador Ulf Sandberg acrescenta: “Esta superfície é muito mais cara do que um pavimento normal, mas pensamos que deveria ser usada como uma alternativa às barreiras contra o ruído que são muito caras. Poderia ser uma opção viável para tais casos.”
Será uma opção durável? Os investigadores usam este aparelho para simular o desgaste em um pavimento-teste e obtêm a velocidade a que o material se deteriora e quanta poluição produz: “Sabemos que esta superfície poroelástica é tão durável quanto o asfalto normal. Aqui também medimos a quantidade de pó que é produzida e esta superfície está a produzir menos do que no asfalto normal”, afirma o investigador Bjorn Kalman.
Os investigadores dizem que este material é ecológico e de confiança e esperam que, em breve, venha a substituir as barreiras acústicas na Europa.
Para saber mais, clique em :http://www.persuadeproject.eu
Produzido por Denis Loctier
23/02 12:34 CET
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