Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 41 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 41 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Comissão Europeia - Barreiro é "boa solução com o fecho de dois terminais da margem norte de rio do Tejo" para terminal de contentores
Página 1 de 1
Comissão Europeia - Barreiro é "boa solução com o fecho de dois terminais da margem norte de rio do Tejo" para terminal de contentores
O administrador principal das Redes Transeuropeias de Transportes, José Laranjeira Anselmo, afirmou hoje que o Barreiro é uma "boa solução com o fecho de dois terminais da margem norte de rio do Tejo" para receber o novo terminal de contentores, referindo que vão existir fundos comunitários para o projeto.
"O programa europeu tem 38 mil milhões [de euros] de fundos para serem aplicados no desenvolvimento da rede de transportes na Europa. A posição do Governo português parece ser clara e a posição da comissão é que o Porto de Lisboa é um dos eixos fundamentais do corredor atlântico e tem limitações de crescimento e expansão. O Barreiro poderia ser uma solução muito interessante", afirmou.
Uma delegação da União Europeia, que além de Laranjeira Anselmo incluiu também Carlo Secchi, coordenador europeu para o Corredor Atlântico, visitou hoje o território do Barreiro, zona em estudo para receber o novo terminal.
"O Barreiro é uma zona que tem espaço para crescer, é industrializada e [a existência do terminal de contentores] podia ajudar também a resolver o problema dos resíduos existentes, tendo boas ligações rodoviárias e ferroviárias. Se Portugal apresentar esta solução, vamos encarar de forma muito positiva", assegurou.
Laranjeira Anselmo disse ainda que tudo se conjuga para ser um projeto com interesse, lembrando o interesse de várias entidades privadas no projeto.
"Existem fundos europeus que podem ajudar numa planificação global e de planeamento, mas para fazer investimento vão ser as entidades privadas. Não vamos ter dinheiro para a parte privada, vamos ter dinheiro para a parte pública", concluiu.
Também presente esteve Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, que afirmou que o desejo da autarquia é que o projeto seja mais que um terminal.
"Queremos mais que um terminal. Queremos que seja um pólo de desenvolvimento e criação de emprego, que ajude a potenciar o território da Baía do Tejo, o Arco Ribeirinho Sul e toda a região. Queremos um porto-cidade, que viva integrado e não fechado sobre si próprio", frisou.
O autarca referiu que o novo terminal pode ajudar a revitalizar todo o território da Baía do Tejo, criando postos de trabalho.
"Temos informação que várias empresas se estão posicionar para vir para o território. Este território já teve mais de 11 mil postos de trabalho diretos nos tempos da CUF [Companhia União Fabril], hoje tem cerca de três mil. Existe uma margem de crescimento imensa, apesar de não pensar que possa atingir estes números", defendeu.
Carlos Humberto afirmou ainda que as várias entidades consideram o projeto credível e referiu que existe concordância dos municípios da região sobre a opção Barreiro, com exceção de Setúbal.
"A presidente da Câmara de Setúbal não tem defendido os interesses do seu concelho e, por isso, não pode estar de acordo com o terminal do Barreiro. Mas dos restantes municípios, não conheço nenhum que esteja em discordância. Almada, Seixal, Moita, Alcochete e Lisboa estão de acordo", disse.
O autarca anunciou ainda a visita de mais uma entidade privada interessada no projeto, neste caso o Banco da China ICBC, que vai estar no concelho na quarta-feira.
18:43 - 10 de Março de 2015 | Por Lusa
© 2015 Notícias ao Minuto
Tópicos semelhantes
» Autarca defende Barreiro como solução para terminal de contentores
» Ministra do Mar e os restantes terminais da Margem Norte: «Futuro não tem que ser o mesmo para todos»
» Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal
» Ministra do Mar e os restantes terminais da Margem Norte: «Futuro não tem que ser o mesmo para todos»
» Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin