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Portugal e Castela e Leão juntos pelo Corredor Atlântico
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Centro
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Portugal e Castela e Leão juntos pelo Corredor Atlântico
O porto de Aveiro será o palco, na próxima sexta-feira, da constituição de mais um grupo de trabalho transfronteiriço para a promoção do Corredor Atlântico E-80.
A iniciativa reúne os municípios de Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Viseu, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid e ainda os portos de Leixões e Aveiro e a associação CyLog, que gere os enclaves logísticos de Castela e Leão.
O objectivo do novo grupo de trabalho é potenciar o Corredor Atlântico na Península Ibérica, favorecendo o transporte multimodal e a implantação de empresas ao longo do corredor E-80. A redução das emissões de gases de efeito de estufa é outras das metas da plataforma.
A criação deste grupo de trabalho prossegue as acções já desenvolvidas pelos projectos E-80 e Logistica Cencyl e enquadra-se nos objectivos da Macro-região do Sudoeste Europeu (Resoe), que engloba o Norte e Centro de Portugal, Castela e Leão, a Galiza e as Astúrias.
O Corredor Atlântico liga 12 países europeus banhados pelo oceano Atlântico. Esta área de influência representa 30 a 40% do PIB da Zona Euro e é passagem obrigatória para as mercadorias com origem/destino no Centro da Europa, Norte de África e América do Sul.
É constituído por troços da infra-estrutura ferroviária existente e planeada entre Sines/Setúbal/Lisboa/Aveiro/Leixões – Algeciras/Madrid/Bilbao – Bordéus/Paris/Le Havre/Metz, transpondo as fronteiras em Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, Elvas/Badajoz e Irun/Hendaye.
Está também prevista a extensão do Corredor Atlântico até à Alemanha através de dois itinerários, um até Mannheim e outro pela fronteira franco-alemã em Estrasburgo. A extensão até à Alemanha deverá estar operacional até Novembro de 2016.
15-07-2014
A iniciativa reúne os municípios de Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Viseu, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid e ainda os portos de Leixões e Aveiro e a associação CyLog, que gere os enclaves logísticos de Castela e Leão.
O objectivo do novo grupo de trabalho é potenciar o Corredor Atlântico na Península Ibérica, favorecendo o transporte multimodal e a implantação de empresas ao longo do corredor E-80. A redução das emissões de gases de efeito de estufa é outras das metas da plataforma.
A criação deste grupo de trabalho prossegue as acções já desenvolvidas pelos projectos E-80 e Logistica Cencyl e enquadra-se nos objectivos da Macro-região do Sudoeste Europeu (Resoe), que engloba o Norte e Centro de Portugal, Castela e Leão, a Galiza e as Astúrias.
O Corredor Atlântico liga 12 países europeus banhados pelo oceano Atlântico. Esta área de influência representa 30 a 40% do PIB da Zona Euro e é passagem obrigatória para as mercadorias com origem/destino no Centro da Europa, Norte de África e América do Sul.
É constituído por troços da infra-estrutura ferroviária existente e planeada entre Sines/Setúbal/Lisboa/Aveiro/Leixões – Algeciras/Madrid/Bilbao – Bordéus/Paris/Le Havre/Metz, transpondo as fronteiras em Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, Elvas/Badajoz e Irun/Hendaye.
Está também prevista a extensão do Corredor Atlântico até à Alemanha através de dois itinerários, um até Mannheim e outro pela fronteira franco-alemã em Estrasburgo. A extensão até à Alemanha deverá estar operacional até Novembro de 2016.
15-07-2014
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