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Autoridades americanas aceitam aliança 2M; Conselho Europeu de Armadores reticente
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Autoridades americanas aceitam aliança 2M; Conselho Europeu de Armadores reticente
A Comissão Marítima Federal dos Estados Unidos (FMC) anunciou, em comunicado, que permitirá as operações da aliança 2M entre a Maersk Line e a Mediterranean Shipping Company (MSC). Após realizar um exaustivo estudo do acordo alcançado entre os dois armadores, a FMC concluiu que a aliança não coloca nenhum risco para a concorrência e aprovou o acordo.
No início do mês de setembro, os dois armadores apresentaram perante este organismo a proposta da 2M, que propunha que os armadores compartilhassem navios das suas frotas para as rotas Este-Oeste. Segundo os estudos realizados pela Comissão, a aliança terá a maior quota de mercado nas rotas comerciais mais importantes: 35% na região Ásia-Europa, 31% nas rotas transatlânticas e 22% na rotas transpacíficas.
Carregadores europeus discordam da decisão dos EUA sobre a 2M
O Conselho Europeu de Carregadores (ESC, na sua sigla inglesa) demonstrou, porém, o seu desagrado em relação à aliança 2M junto da Comissão Marítima Federal dos EUA (FMC), depois desta ter anunciado que permitirá a 2M.
Os carregadores europeus consideram que o acordo entre ambos os armadores, que será constituido por 185 navios com uma capacidade estimada de 2,1 milhões de TEUs, poderá alcançar cerca de 35% de quota de mercado entre a Ásia e a Europa. Este limiar de 35% é suficiente para requerer algum tipo de travão por parte das autoridades da Concorrência. Segundo o Conselho de Carregadores Europeus, a livre escolha das operadoras deve ser, e permanecer, a principal prioridade. O ESC considera mesmo que a aliança será contraproducente para o negócio.
15.10.2014
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