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Aliança P3 escolheu Sines como porto de águas profundas
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Aliança P3 escolheu Sines como porto de águas profundas
A Aliança P3, constituída por três maiores armadores mundiais – Maersk, MSC e CMA CGM – escolheu o Terminal XXI do porto de Sines, para terminal de águas profundas em Portugal, segundo avançou o administrador da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos, no 8º Encontro da Transportes em Revista, que decorreu em Lisboa, no passado dia 10 de Dezembro.
A Aliança P3, cuja constituição ainda está sujeita aos pareceres favoráveis das autoridades da concorrência da União Europeia, Estados Unidos e China, tem como objetivo o estabelecimento de um acordo operacional de longo prazo na rota comercial Leste – Oeste com vista à melhoria e optimização das operações e ofertas de serviços. A rede P3 irá operar uma capacidade de 2,6 milhões de TEU’s, com 255 navios e 29 ‘loops’, em três rotas comerciais: Ásia- Europa, Trans-Pacífico e Trans-Atlântico.
No painel subordinado ao tema “Concorrer para Crescer” e inquirido se haveria mercado para um novo mercado de águas profundas em Portugal, o responsável da MSC Portugal referiu que Portugal apresenta algumas vantagens comparativas – localização geográfica, ambiente económico, paz social, entre outras – mas adiantou que «quem escolhe os portos de escala são os armadores e os parceiros da Aliança P3 já decidiram que o terminal de águas profundas em Portugal será em Sines». Neste contexto, Carlos Vasconcelos considera que em termos de mercado não se justifica o investimento num outro terminal de águas profundas para ‘transhipment’.
A Aliança P3, cuja constituição ainda está sujeita aos pareceres favoráveis das autoridades da concorrência da União Europeia, Estados Unidos e China, tem como objetivo o estabelecimento de um acordo operacional de longo prazo na rota comercial Leste – Oeste com vista à melhoria e optimização das operações e ofertas de serviços. A rede P3 irá operar uma capacidade de 2,6 milhões de TEU’s, com 255 navios e 29 ‘loops’, em três rotas comerciais: Ásia- Europa, Trans-Pacífico e Trans-Atlântico.
No painel subordinado ao tema “Concorrer para Crescer” e inquirido se haveria mercado para um novo mercado de águas profundas em Portugal, o responsável da MSC Portugal referiu que Portugal apresenta algumas vantagens comparativas – localização geográfica, ambiente económico, paz social, entre outras – mas adiantou que «quem escolhe os portos de escala são os armadores e os parceiros da Aliança P3 já decidiram que o terminal de águas profundas em Portugal será em Sines». Neste contexto, Carlos Vasconcelos considera que em termos de mercado não se justifica o investimento num outro terminal de águas profundas para ‘transhipment’.
Fonte: Transportes Em Revista.
Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013
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