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Washington dá “luz verde” à Aliança P3

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Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Empty Washington dá “luz verde” à Aliança P3

Mensagem por Admin Sáb Mar 22, 2014 12:30 pm

Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Images-11


A Comissão Marítima Federal dos EUA aprovou a criação da Aliança P3, que reúne a Maersk Line, a MSC e a CMA CGM. O arranque das operações, previsto para o terceiro trimestre deste ano, está ainda dependente das decisões das autoridades da Concorrência da Europa e da Ásia. Os cinco membros da Comissão norte-americana decidiram por maioria (quatro votos contra um) que a anunciada aliança não representa um risco para o mercado, sendo improvável “que produza um aumento exagerado dos custos de transporte, ou uma redução exagerada dos serviços de transporte”. O ex-presidente da FMC foi o único a votar contra a aliança, considerando tratar-se de uma verdadeira fusão, que reduzirá as opções de transporte para os carregadores nos portos norte-americanos. A FMC não impôs “remédios” para viabilizar a Aliança P3, mas avisou que monitorizará a sua presença no mercado e que intervirá rapidamente caso verifique alguma variação anormal nos níveis da oferta ou dos preços. A decisão da FMC aplica-se apenas aos tráfegos para os EUA. O arranque das operações da Aliança P3 continua, por isso, dependente das decisões das autoridades da Concorrência da União Europeia e da Ásia (em particular, China). A Maersk Line, a MSC e a CMA CGM pretendem iniciar as operações conjuntas no terceiro trimestre deste ano, a tempo de aproveitarem a época alta.


Fonte: Transportes e Negócios.
By portaldomar on 22 de Março de 2014


Última edição por Admin em Sáb Mar 22, 2014 12:32 pm, editado 1 vez(es)
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Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Empty Aliança P3 escolheu Sines como porto de águas profundas

Mensagem por Admin Sáb Mar 22, 2014 12:31 pm

Washington dá “luz verde” à Aliança P3 D87ea-photo

A Aliança P3, constituída por três maiores armadores mundiais – Maersk, MSC e CMA CGM – escolheu o Terminal XXI do porto de Sines, para terminal de águas profundas em Portugal, segundo avançou o administrador da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos, no 8º Encontro da Transportes em Revista, que decorreu em Lisboa, no passado dia 10 de Dezembro

A Aliança P3, cuja constituição ainda está sujeita aos pareceres favoráveis das autoridades da concorrência da União Europeia, Estados Unidos e China, tem como objetivo o estabelecimento de um acordo operacional de longo prazo na rota comercial Leste – Oeste com vista à melhoria e optimização das operações e ofertas de serviços. A rede P3 irá operar uma capacidade de 2,6 milhões de TEU’s, com 255 navios e 29 ‘loops’, em três rotas comerciais: Ásia- Europa, Trans-Pacífico e Trans-Atlântico.

No painel subordinado ao tema “Concorrer para Crescer” e inquirido se haveria mercado para um novo mercado de águas profundas em Portugal, o responsável da MSC Portugal referiu que Portugal apresenta algumas vantagens comparativas – localização geográfica, ambiente económico, paz social, entre outras – mas adiantou que «quem escolhe os portos de escala são os armadores e os parceiros da Aliança P3 já decidiram que o terminal de águas profundas em Portugal será em Sines». Neste contexto, Carlos Vasconcelos considera que em termos de mercado não se justifica o investimento num outro terminal de águas profundas para ‘transhipment’.



Fonte: Transportes Em Revista.
By portaldomar on 11 de Dezembro de 2013
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Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Empty Maersk Line, MSC e CMA CGM formam aliança para optimizar operações

Mensagem por Admin Sáb Mar 22, 2014 12:33 pm

Washington dá “luz verde” à Aliança P3 8ead5-axel_maersk

A Maersk Line, a MSC e a CMA CGM estão a formar uma nova aliança, denominada rede P3, que deverá entrar em funcionamento no segundo trimestre de 2014 e que visa uma colaboração operacional a longo prazo nas rotas comerciais entre o Ocidente e o Oriente, tendo como objectivo melhorar e optimizar as operações e as ofertas de serviços das companhias, reduzindo também os problemas relacionados com o cancelamento de travessias.

A nova rede P3 tem como pano de fundo as ligações Ásia-Europa, transpacíficas e transatlânticas, e faz com que cada linha ofereça mais frequências semanais na rede combinado do que individualmente, assim como faz com que sejam escalados mais portos. Os navios serão operados de forma separada por um centro de operações conjunto, sendo que os restantes serviços continuarão na mão de cada armador. A Maersk Line vai fornecer 42% do total da capacidade da rede, a MSC 34% e a CMA CGM os restantes 24%. 

Os três gigantes armadores querem ainda chegar a um acordo definitivo no último trimestre deste ano, de forma a que a rede P3 entre em funcionamento no segundo trimestre de 2014. Para tal necessitarão ainda da autorização das autoridades competentes.



Fonte: Cargo
By portaldomar on 18 de Junho de 2013
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Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Empty Artigo de Opinião: "Novas rotas para o País."

Mensagem por Admin Sáb Mar 22, 2014 12:34 pm

Washington dá “luz verde” à Aliança P3 4424a-73234_160986763931735_5752021_n

Tal como em 1492, Cristóvão Colombo tentou descobrir uma rota para Índia e acabou por desembarcar numa ilha das caraíbas – Hoje, a existência de um trabalho conjunto entre muitos intervenientes tem feito descobrir novas rotas no mundo, que ajudam a desenvolver o país. Nos últimos anos, Portugal também tem vindo a fazer história nas actividades que se relacionam com Mar. Como porto de águas profundas , único nas suas características existente no país, Sines usufrui do aumento de fluxo de navios e oferece excelentes condições para receber navios de terceira geração. Se, no inicio das operações do terminal de contentores do porto, o primeiro navio tinha 184 metros, hoje, e com uma escala regular a ligar Portugal ao Oriente, o Porto de Sines recebe os maiores navios do mundo. Em menos de 10 anos de actividade, o terminal de contentores do porto alentejano, ultrapassa já os 3700 navios. Mas estes números não teriam razão nenhuma de ser, senão existissem homens e mulheres cujo empenho e dedicação contribuem para projectar o nome de Portugal no mundo.  


Autor: Américo Lourenço
Fonte: Público.
By portaldomar on 22 de Agosto de 2013
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Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Empty Excelente notícia para Portugal

Mensagem por Admin Seg Mar 24, 2014 2:29 pm

Aliança P3 escolheu Sines como porto de águas profundas



Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Image27

A Aliança P3, constituída por três maiores armadores mundiais – Maersk, MSC e CMA CGM – escolheu o Terminal XXI do porto de Sines, para terminal de águas profundas em Portugal, segundo avançou o administrador da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos, no 8º Encontro da Transportes em Revista, que decorreu em Lisboa, no passado dia 10 de Dezembro.

A Aliança P3, cuja constituição ainda está sujeita aos pareceres favoráveis das autoridades da concorrência da União Europeia, Estados Unidos e China, tem como objectivo o estabelecimento de um acordo operacional de longo prazo na rota comercial Leste – Oeste com vista à melhoria e optimização das operações e ofertas de serviços. A rede P3 irá operar uma capacidade de 2,6 milhões de TEU’s, com 255 navios e 29 ‘loops’, em três rotas comerciais: Ásia- Europa, Trans-Pacífico e Trans-Atlântico.

No painel subordinado ao tema “Concorrer para Crescer” e inquirido se haveria mercado para um novo mercado de águas profundas em Portugal, o responsável da MSC Portugal referiu que Portugal apresenta algumas vantagens comparativas – localização geográfica, ambiente económico, paz social, entre outras – mas adiantou que «quem escolhe os portos de escala são os armadores e os parceiros da Aliança P3 já decidiram que o terminal de águas profundas em Portugal será em Sines».

Neste contexto, Carlos Vasconcelos considera que em termos de mercado não se justifica o investimento num outro terminal de águas profundas para ‘transhipment’.

PS - À atenção do governo deste último parágrafo com a reconstrução do Porto da Trafaria

Por Fernando Tavares

17 MARÇO 2014


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Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Empty Aliança P3 escolhe Sines para operar em Portugal

Mensagem por Admin Seg Mar 24, 2014 2:34 pm

Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Empresas_Maersk_02
O porto de Sines foi o escolhido para as operações da aliança P3 em Portugal. Os armadores Maersk, MSC e CMA CGM aguardam ainda luz verde das autoridades europeias para arrancar, mas, quando o aval for dado, Sines será um dos portos onde vão operar, avançou o presidente da European Community of Agents and Ship Brokers Association (ECASBA), esta quinta-feira, numa conferência organizada pela Transportes&Negócios, na cidade do Porto.
Apesar de se mostrar satisfeito pela escolha da aliança P3 num porto português, Belmar da Costa antevê o risco de portos como o de Lisboa, Leixões ou Setúbal, que têm serviços da CMA CGM e da Maersk, perderem negócios.
Fonte: Negócios
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Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Empty Portos - Aliança P3

Mensagem por Admin Seg Mar 24, 2014 2:39 pm

Aliança entre grandes armadores ameaça portos portugueses




Washington dá “luz verde” à Aliança P3 Image13893950902829
Maersk, MSC e a CMA CGM uniram esforços, através da aliança "P3 Network".

Aumento de preços ou abandono de portos portugueses. São estas as consequências mais temidas pelas empresas de portos e logística em Portugal como resultado da aliança "P3 Network" entre os armadores Maersk, MSC e CMA CGM. E o porto de Sines poderá ser o mais beneficiado, em relação a Lisboa ou Leixões. Mas também pode perder.

"Os carregadores e associações do mundo estão relutantes em encarar isso como uma aliança puramente operacional, porque a partir do momento em que três empresas multinacionais se sentam à mesa a tendência é também para discutir preços e relação com os clientes. O facto de usarem os mesmos navios vai levá-los nesse sentido", alertou ao Negócios Fernando Grilo administrador da Logistema, empresa especializada na gestão de sistemas logísticos.

A questão tem sido debatida a nível associativo. Alcibíades Paulo Guedes, presidente da APLOG (Associação Portuguesa de Logística) explica que "não sendo conhecidos detalhes deste acordo, pela informação obtida de alguns exportadores relevantes do mercado nacional, existem mais riscos do que oportunidades".

O mesmo responsável garante que "o tráfego P3 vai utilizar apenas um porto em Portugal e o mais provável é que seja Sines (está no radar do P3), que poderá ser beneficiado pelas rotas, com escala em Sines. O porto que poderá ser mais penalizado é o de Lisboa, porque muitos dos tráfegos actualmente efectuados pela Maersk e CMA por este porto poderão vir a ser deslocalizadas para Sines. Leixões poderá também sofrer algum impacto negativo".

Fonte ligada à Tertir, do universo Mota-Engil (que detém várias concessões portuárias) reforçou que o porto de Sines pode ganhar com a aliança, mas também corre riscos. "O maior impacto será nos portos de ‘transhipment’", isto porque as três armadoras podem decidir concentrar a operação num só terminal e abandonar outros. E recordou que o porto de Sines tem como principal cliente a MSC, um dos elementos desta parceria, que se decidir trocar de porto, muda toda a operação.

Já a APLOG salienta que "esta aliança de empresas armadoras vai determinar os fluxos comerciais e os ‘hubs’ utilizados, de acordo com: a capacidade instalada e a tipologia dos navios, a localização dos portos (operações 100% controladas) e o interesse dos clientes destas empresas. O nível de concorrência vai baixar e os destinos/origens que ficarem na fora destas grandes rotas/periferia poderão ver agravados os custos de transporte", salientou Alcibíades Paulo Guedes.

Fernando Grilo diz que as empresas irão perder margem de manobra. "Neste momento negoceiam com cada um dos operadores. No futuro têm que contar com esta aliança operacional. Praticamente estão a negociar com um apenas".

Estas preocupações mantêm-se para já no futuro. "Não notamos o aumento dos preços porque esta aliança só vai ter efeitos práticos depois da União Europeia e das autoridades dos EUA autorizarem". E isso deverá ser em meados de 2014. Entretanto a União Europeia lançou uma investigação sobre uma alegada concertação de preços em 14 empresas, incluindo a Maersk e a MSC. Este processo é separado da análise da P3, que já se iniciou em Bruxelas.

Notícia elaborada pela jornalista Alexandra Noronha e publicada na edição de dia 3 de Dezembro de 2013 do Jornal de Negócios

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