Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2017  cais  cmtv  2012  2014  2018  2011  2013  2015  2016  2019  2023  2010  tvi24  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
37 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 37 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia

Ir para baixo

Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  Empty Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia

Mensagem por Admin Ter Abr 08, 2014 12:32 pm

Na rede ferroviária só está prevista a construção de uma nova linha, de 90km, entre Évora e Caia.


Eixo Sines-Badajoz concentra investimento na ferrovia  833757?tp=UH&db=IMAGENS&w=749
FERNANDO VELUDO/N FACTOS



Nos planos do Governo apenas está prevista a construção de uma nova linha, de 90 quilómetros, entre Évora e Caia. Os restantes investimentos limitam-se a “jardinar” pela rede ferroviária com a modernização de alguns troços e a eliminação de estrangulamentos à exploração.

Trata-se de uma abordagem pragmática que visa aproveitar o caminho-de-ferro que ainda subsiste em Portugal (depois dos encerramentos dos últimos anos), adaptando-o sobretudo para o transporte de mercadorias. Isto, apesar de o documento apresentado arrumar os investimentos ferroviários em corredores “estratégicos”.

Dos 2569 milhões de euros a aplicar na ferrovia, a fatia de leão vai para o eixo Sines-Badajoz, que inclui a modernização de troços existentes e da nova linha que vai ligar Évora ao Caia e que estava já contemplada (e adjudicada) no Governo de Sócrates, embora no mesmo pacote da linha do TGV entre Poceirão e Espanha. O documento refere ainda a possibilidade de uma nova linha entre Sines e Grândola, que constituiria um atalho em relação à ligação actual que passa por Santiago do Cacém.

Na Beira Alta o PETI prevê agarrar na actual linha e fazer-lhe uma autêntica revolução através da construção de variantes e de cruzamentos para poder acomodar comboios (de mercadorias) com 750 metros.

O documento diz que a linha ficará dotada com bi-bitola para que nela possam circular comboios com bitola ibérica e europeia (esta última tem uma distância entre carris 23 centímetros inferior à que vigora em Portugal e Espanha). Mas não esclarece se será colocado já um terceiro carril (que não teria qualquer utilidade porque não há continuidade do lado espanhol), ou se apenas serão aplicadas travessas preparadas para receber no futuro esse novo carril. Tudo isto por 900 milhões de euros, incluindo ainda um mal assumido ramal para Viseu, que aparece de forma envergonhada na lista de projectos.

Quanto à linha do Norte, 20 anos depois do início da modernização, esta poderá ficar concluída em 2019 após a intervenção nos troços Ovar-Gaia, Alfarelos-Pampilhosa e na zona do Ribatejo. São 400 milhões de euros para que, por exemplo, a viagem em Alfa Pendular deixe de ser um rali e passe a ter velocidade mais constante. Apesar de “estratégico”, este projecto não acautela o futuro, ao não prever uma terceira via ao lado da actual entre Alfarelos e Pampilhosa, um dos troços mais congestionados da linha.

A linha do Oeste é contemplada com 135 milhões de euros para a sua electrificação e instalação de sistemas de sinalização modernos, incluindo os ramais às fábricas de cimentos e celuloses. O PETI diz que “este projecto é uma alternativa à linha do Norte” e que permite “estruturar a frota de material diesel da CP” com a sua substituição por comboios eléctricos.

A electrificação da rede é, aliás, um dos objectivos mais importantes do plano que, a concretizar-se, contemplará o grosso das vias férreas do país. É isso que está previsto para a linha do Minho (145 milhões de euros), cuja região se conformou à perda da ligação em alta velocidade com a Galiza, e onde serão também electrificados os ramais particulares de acesso a empresas.

Na linha do Douro a electrificação é mais tímida, quedando-se por Marco de Canavezes (20 milhões de euros a gastar até 2015 entre Caíde e aquela cidade). A Régua ficará à margem dos comboios eléctricos, bem como o troço até Pocinho, que não terá investimento. Serão ainda electrificados os troços Guarda-Covilhã e o ramal de Neves Corvo.



CARLOS CIPRIANO 

08/04/2014 - 07:13

PÚBLICO
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos