Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cmtv  tvi24  2015  2013  2010  2014  2023  2016  cais  2018  2012  2011  2019  2017  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
 Superar os desafios de crescimento da Europa EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
 Superar os desafios de crescimento da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
 Superar os desafios de crescimento da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
 Superar os desafios de crescimento da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
 Superar os desafios de crescimento da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
 Superar os desafios de crescimento da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
 Superar os desafios de crescimento da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
 Superar os desafios de crescimento da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
 Superar os desafios de crescimento da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


 Superar os desafios de crescimento da Europa Empty
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
60 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 60 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Superar os desafios de crescimento da Europa

Ir para baixo

 Superar os desafios de crescimento da Europa Empty Superar os desafios de crescimento da Europa

Mensagem por Admin Ter Dez 22, 2015 5:38 pm

Numa altura em que a recuperação económica começa, finalmente, a ganhar forma na Europa, os responsáveis ??políticos devem assegurar que o crescimento é sustentável num futuro distante. Os estímulos orçamentais e monetários podem ter sido apropriados no auge da crise, mas de pouco servirão para resolver a maior ameaça às perspectivas de longo prazo da região: a conjugação tóxica entre fraca demografia e baixo investimento.

Mesmo assumindo um fluxo constante de imigrantes, as forças laborais combinadas dos 28 países da União Europeia deverão encolher entre a 12 a 16 milhões de pessoas nos próximos 15 anos, segundo a OCDE e a Comissão Europeia. Uma subida pronunciada do número de recém-chegados poderia ajudar a melhorar a situação; mas o aumento da imigração não é, por si só, uma solução adequada para os problemas de longo prazo da economia da União Europeia.
 
A única esperança da Europa para um crescimento sustentado é aumentar a produtividade, para obter mais valor da sua força de trabalho em retracção. O problema é que há muitos anos que a região não regista ganhos significativos de produtividade. Na Europa Ocidental, o crescimento da produtividade do trabalho (produção por hora trabalhada) foi desacelerando ao longo das últimas décadas. Na década de 1960, a produtividade do trabalho cresceu a uma taxa anual robusta de 4%, antes de desacelerar para 2% em 1980 e cair abaixo de 1% na viragem do século. Actualmente, avança ao ritmo de 0,5% ao ano. Ao mesmo tempo, a produtividade total dos factores, que tem em conta a inovação tecnológica, tem estado estagnada.
 
A União Europeia necessita desesperadamente de crescimento económico para permitir que os seus Estados-membros sustentem os seus sistemas de segurança social, num contexto de envelhecimento da população – um desafio que outros países e regiões também enfrentam.Mas poucos enfrentam o duplo obstáculo da Europa, de crescimento anémico da produtividade e declínio demográfico. A China, por exemplo, enfrenta um desafio demográfico semelhante, com a sua força de trabalho a encolher e o número de reformados a crescer rapidamente. Mas a produtividade do trabalho na China tem vindo a crescer 9% ao ano, em média, ao longo da última década.
 
A desaceleração do crescimento da produtividade na União Europeia é surpreendente, dado o rápido progresso da digitalização - muitas vezes descrita como a revolução industrial do século XXI. Na verdade, parte da desaceleração pode ser atribuída a questões de medição: na Europa, assim como nos Estados Unidos, as mudanças tecnológicas originadas por smartphones e pela internet simplesmente não aparecem nos dados de produtividade.
 
Os estatísticos têm dificuldade em explicar, por exemplo, como os consumidores estão a beneficiar do aumento da qualidade e velocidade das entregas, que muitas vezes resulta da digitalização. Além disso, na era digital, muitos serviços são fornecidos gratuitamente, o que significa que não estão a ser contabilizados como consumo.

Outro factor que pode estar a contribuir para a quase estagnação da produtividade é que muitas empresas aplicam os tradicionais modelos de negócio físicos, em paralelo com os digitais. Acrescentar sistemas de alta tecnologia aos processos tradicionais pode aumentar, temporariamente, os custos, e assim, pressionar a produtividade, especialmente se os novos e os velhos negócios não estiverem bem conectados. Estas questões devem diminuir com o tempo; quando isso acontecer, o período de estagnação da produtividade deve terminar.
 
Mas não se pode atribuir toda a desaceleração da produtividade à pesada transição para uma nova era tecnológica. Mesmo com a economia a começar a recuperar, o investimento na Europa continua bem abaixo do seu nível de 2008. A saúde económica a longo prazo vai depender, em grande medida, da recuperação ou não do investimento, e a que ponto.
 
E há razões para pessimismo. A fraca actividade em matéria de investimento reflecte, em parte, uma visão sombria do mercado europeu. Se as forças laborais estão estagnadas ou a diminuir, e o crescimento é fraco, para quê gastar para impulsionar a produção? Dito de forma simples, os problemas da Europa estão entrelaçados. A região precisa de investimento na melhoria da produtividade para compensar a diminuição da população activa; mas a debilidade demográfica está a fazer com que as empresas se retraiam.
 
Felizmente, há muitas coisas que podem ser feitas. Um novo impulso para integrar os mercados europeus de serviços, bens digitais, mercados de capitais e energia eliminaria os obstáculos para as empresas e proporcionaria novos incentivos para investir. A Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) que a União Europeia está a negociar, actualmente, com os Estados Unidos, também criaria um mercado maior com uma regulação menos onerosa e mais concorrência.
 
Ao nível nacional, reformas como aquelas que foram implementadas na Irlanda, Portugal e Espanha, poderiam melhorar as condições de negócio e a competitividade em todo o continente. Por fim, todos os países europeus poderiam redobrar os seus esforços para formar e capacitar a população para a era digital.

Os responsáveis políticos não se devem basear no pressuposto optimista de que a economia da Europa vai recuperar por si. Pelo contrário, devem prosseguir políticas que apoiem o investimento, incentivem a inovação e promovam o desenvolvimento de competências. Numa altura em que os trabalhadores e as empresas lutam para competir numa economia mundial em rápida transformação, a necessidade de políticas que garantam o crescimento a longo prazo não podia ser mais urgente.
 
Michael Heise é economista-chefe da Allianz SE e o autor de "Emerging From the Euro Debt Crisis: Making the Single Currency Work".
 
Direitos de Autor: Project Syndicate, 2015.
www.project-syndicate.org
Tradução: Rita Faria

21 Dezembro 2015, 20:30 por Michael Heise
Negócios
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos