Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2011  2010  2015  2023  2019  2014  cais  2016  2012  2018  2013  tvi24  2017  cmtv  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
34 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 34 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»

Ir para baixo

Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  Empty Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»

Mensagem por Admin Ter Jan 05, 2016 9:29 pm

Inferências - Barreiro entre «As 10 cidades mais feias de Portugal» «Espelho meu, espelho meu, diz-me, há cidade mais feia que eu?»  A2jan%20012_29777992




Isto de «cidade feia» é o mesmo que «cidade dormitório» que muitas teimam em considerar que somos, ignorando que somos uma terra com vida própria e dinâmicas intensas.

Acho estranho, muito estranho, esta escolha do Barreiro para o tal prémio da «cidade mais feia, e exemplo de «urbanismo desenfreado e a falta de planeamento», mais a mais, quando o dito site, não aponta, para além daquela ideia, quais os conceitos e critérios de avaliação.

Um site «Vortexmag», escolheu as 10 cidades que considera serem as «mais feias de Portugal», para serem votadas, entre elas está o Barreiro.

Refere-se que se pretende “alertar a consciência para urbanismo desenfreado e a falta de planeamento”.

A primeira coisa que me ocorreu foram as palavras de Augusto Cabrita que dizia: “O prólogo da minha “volta” de todos os dias é exercitar o olhar através da janela..e, mal ensaio os meus primeiros golpes de vista, sinto que ganhei o mais belo prémio do mundo! Tenho Tejo à minha frente!”

De facto, uma cidade que tem o Tejo à sua frente, com a mas bela «varanda» sobre Lisboa, como pode ser considerada uma das mais feias de Portugal?

E, por acaso no dito site, a fotografia escolhida para ilustrar, esta «cidade feia», como exemplo de “urbanismo desenfreado e a falta de planeamento”, é da zona do Barreiro Velho.

Uma zona que cresceu simétrica ao rio, que até, tem um enquadramento urbanístico para se defender das influências do vento norte predominantes.

E, se as zonas velhas das cidades são referência para alertar as consciências sobre o “urbanismo desenfreado e a falta de planeamento”, existiriam muitas cidades feias, por esse mundo fora, ou talvez não, dado que esse urbanismo corresponde a realidades epocais. Imaginem considerar Alfama como um exemplo de “urbanismo desenfreado e a falta de planeamento”. 

E, neste caso, até recordei, uma intervenção do historiador António Camarão, que caracteriza o desenvolvimento urbano do Barreiro, tendo como enquadramento as fabricas de cortiça, contribuindo para a evolução de um tecido urbano, ligando a fábrica à vila.

Depois, tivemos a implantação das fábricas da CUF, que em gerou, por exemplo, um Bairro Operário, que bem podia ser classificado como património europeu.

Ou ainda, os Bairros na zona do Alto do Seixalinho, e, também zonas de «ilhas», o Bairro das Palmeiras.

Mas, nos anos 70, assistimos ao crescimento urbano, esse sim, um verdadeiro exemplo de «urbanismo desenfreado e a falta de planeamento”, que, afinal, foi muito superado e, pouco a pouco, tem vindo a ser requalificado.

Mas, o Barreiro, tem exemplo de planeamento urbano que foram «casos de estudo», por exemplo nos anos 80, estou a lembrar a Urbanização da Cidade Sol.

Escolher o Barreiro, como «cidade feia» para exemplo de «urbanismo desenfreado e a falta de planeamento» é de alguém que não conhece, de certeza esta terra.

Porque neste caso até podiam ter escolhido, Lisboa, onde existem zonas como , por exemplo, as envolventes ao Estádio de Alvalade, Estádio da Luz e outras áreas de Lisboa.

Mas, aprendi de há muito, com Giovanni Pico della Mirandola, que só se ama aquilo que se conhece. E para falar do Barreiro como cidade feia, é mesmo, de quem não conhece os nossos recantos. A nossa Alburrica. O Nosso Tejo. O nosso Coina – e aquela intervenção do POLIS. A Mata da Machada e sapal do Rio Coina. O nosso «Central Parque», como dizia Augusto Cabrita, no centro da cidade. A Telha. A Copacana. A Barra a Barra. O património ferroviário, pena não seja devidamente salvaguardado. 

Isto de «cidade feia» é o mesmo que «cidade dormitório» que muitas teimam em considerar que somos, ignorando que somos uma terra com vida própria e dinâmicas intensas.

Podiam bem escolher outro exemplo. Sei, e estou consciente, já o escrevi várias vezes, que o Barreiro, carece de um plano de revitalização e requalificação urbana, que contribua para gerar novas dinâmicas de cidade, em diversos pontos da cidade e no concelho.

Um concelho que cada vez mais, nesse processo de revitalização tem que fazer prevalecer e estimular o conceito «concelho cidade». Desenvolvendo nichos de negócio e cidadania. 

Sei que existe vontade e esforço nesse sentido por parte de técnicos da autarquia e de políticos.

Certamente, não foi por mero acaso que o Barreiro conquistou o Prémio IHRU 2015 na área de Reabilitação de Espaço Público, pelas excelentes intervenções no espaço de Alburrica.

E já que falamos de prémios recordar que o edificio da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro foi galardoado comp Prémio «International Architecture Award 2007».

É, por, por tudo isto que acho estranho, muito estranho, esta escolha do Barreiro para o tal prémio da «cidade mais feia, e exemplo de «urbanismo desenfreado e a falta de planeamento», mais a mais, quando o dito site, não aponta, para além daquela ideia, quais os conceitos e critérios de avaliação.

Fiquei surpreendido, mas acho que a solução vai ser do estilo: “espelho meu, espelho meu, diz-me,há cidade mais feia do que eu?».

Olhem, visitem-nos, conheçam-nos e depois…podem fazer as vossas opções! 

António Sousa Pereira

http://www.vortexmag.net/as-10-cidades-mais-feias-de-portugal

05.01.2016 - 21:06
ROSTOS.pt

A nota é a lista - Amadora, Loures, Agualva-Cacém, Barreiro, Póvoa de Santa Iria, Odivelas, Sacavém, Valongo, Costa de Caparica e Matosinhos e nas regiões metropolitanas de Porto e Lisboa o top 10 de cidades mais feias de Portugal. Dissemos em Barreiro era o melhor a considerado para a Sines?
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos