Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cais  2017  2011  2016  2010  2018  2019  tvi24  cmtv  2012  2023  2013  2015  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
69 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 69 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo

Ir para baixo

Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo Empty Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo

Mensagem por Admin Sáb Abr 23, 2016 12:14 pm

1Um jornalista tem a obrigação de fazer perguntas. Sobretudo quando há questões sensíveis que lhe levantam dúvidas. Eu hoje tenho uma. Ora leia, se fizer favor, este parágrafo que foi escrito pelo Conselho de Finanças Públicas, no seu parecer prévio ao Programa de Estabilidade:

"Foi comunicado ao Conselho de Finanças Públicas que o cenário do Programa de Estabilidade, para além do impacto dos fundos comunitários, não contém efeitos de outras medidas de política económica além das de natureza orçamental apresentadas no OE 2016, desligando-o assim das medidas contidas noutros documentos de estratégia económica, como é o caso do Programa Nacional de Reformas."

Lendo isto, dei por mim a pensar: o Programa de Estabilidade serve para quê? Para antecipar à Comissão Europeia o Orçamento do ano seguinte, de forma a que, preventivamente, possa fazer alertas aos governos sobre eventuais caminhos de risco que estejam a ser preparados.

E o que é que eu não percebi? Simples: se o governo incluiu ou não no documento as medidas (e os seus efeitos na despesa e receita), todas as medidas, com que já se comprometeu com o BE, o PCP e com os portugueses.

Lendo aquele parágrafo do Conselho de Finanças Públicas, parece que não. Até por isto: o Programa de Estabilidade, desta vez, não tem elencadas essas medidas prometidas. Muitas delas estão, porém, no outro documento, o Programa Nacional de Reformas, que costuma ser bastante mais vago. E volto a perguntar: as medidas de um entram nas contas do outro?

E, sim, ouvi ontem António Costa dizer que os efeitos das reformas estruturais ficam de fora, como sempre. Certo. Mas o que preciso de saber é o que está contado, linha a linha.

2Se tudo isto lhe parece muito técnico, explico-lhe porque é que é político - e importante. É que, lido sozinho, este Programa de Estabilidade é um documento direitinho (isso, direitinho). Não explicando as medidas previstas, qualquer um olha para os quadros e para as medidas e vê nele um quadro geral mais prudente, pró--europeu, comprometido com as metas. Mas lendo o Programa Nacional de Reformas, concordando com muitas ideias, assusto-me um bocado com as contas. E se me garantirem que essas contas estão já incorporadas no Programa de Estabilidade, ainda me sobra uma dúvida: batem certo?

Dou-lhe outra imagem: há um ano, Mário Centeno apresentou as contas ao programa eleitoral do PS. Nesta semana, prevê o dobro do esforço orçamental e acrescenta que o país crescerá muito menos (1,3 pontos percentuais). Os otimistas que me perdoem, mas acho difícil fazer isto com menos medidas de consolidação do que Centeno tinha no programa (antes do acordo com PCP e BE) e com mais medidas de apoio social do que levou para a campanha.

Agora um exemplo: dizem os números do governo que a maior parte da consolidação orçamental se vai fazer, nos próximos quatro anos, através da redução de funcionários públicos - e, portanto, da despesa com pessoal. O mesmo governo já nos disse que vai contratar mil enfermeiros e muitas centenas de médicos, para voltar às 35 horas semanais. Nas escolas vai pelo mesmo caminho, para reduzir os alunos por turma. Mais: diz o Programa Nacional de Reformas que, em 2018, vão regressar as progressões na carreira, medida que é tão fundamental quanto cara. E a enquadrar isto tudo, as reformas no Estado estão a um ritmo tão reduzido que nem o objetivo deste ano de redução de pessoal deve ser cumprido. Como é que se faz a quadratura do círculo é que não entendo.

E mais dois problemas, para lhe explicar porque é que nada disto ainda me deixou descansado: Mário Centeno disse que uma das receitas extra que tem previstas para 2017 (de 450 milhões) vem de um processo judicial com o BPP, cujos efeitos são tudo menos certos. E também conta com as novas regras de flexibilidade de Bruxelas, que só se aplicarão a países bastante rigorosos e cumpridores.

3Termino assim: tenho ouvido o primeiro-ministro a dizer, sucessivamente, que "temos de nos habituar a viver com normalidade", sem estar à espera da próxima medida de austeridade. Por mim, só agradeço (até porque também tenho família, também tenho uma equipa para gerir e também me dava jeito que isto entrasse nos eixos). Mas a verdade é que, nos últimos anos, não me lembro de uma fuga para a frente que não tenha acabado num precipício.

Chamem-lhe trauma, chamem-me Velho do Restelo. Mas expliquem-me as contas certinhas, com as listas de medidas à frente, para ver se durmo mais descansado.

23 DE ABRIL DE 2016
00:05
David Dinis
Diário de Notícias
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo