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O Parlamento Europeu dá o sinal verde ao corredor logístico Sines-Badajoz
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O Parlamento Europeu dá o sinal verde ao corredor logístico Sines-Badajoz
O Parlamento Europeu deu o sinal verde ao projeto do corredor de inovação logística Sines-Badajoz dentro das dez iniciativas prioritárias que recolhe o regulamento Conecta Europa e que está dotado na sua totalidade de 30.000 milhões de euros.
O diretor-geral de Ação Exterior do Governo da Extremadura, Enrique Barrasa, congratulou-se desta aprovação e instou ao Governo espanhol e ao português para que trabalhem de forma conjunta o mais rápido possível para desenvolver este corredor.
Diretor-Geral da Ação Extrerior do Governo da Extremadura Enrique Barrasa congratulou-se com a aprovação do corredor logístico entre Sines e Badajoz. EFE
Assim o explicou num congresso realizado em Badajoz que procura aproveitar as vantagens que do ponto de vista económico fornecerá o Corredor Logístico entre Sines-Badajoz, corredor que se prolonga a Madri e a toda Europa.
Barrasa indicou que esta decisão da União Europeia permite que a Extremadura volte a estar entre os 10 eixos prioritários europeus do transporte de mercadorias.
A conexão ferroviária de altas prestações em matéria de mercadorias permitirá aproveitar as oportunidades do "potencial" Porto de Sines para as exportações estremenhas, segundo explicou .
Além disso, com esta decisão também será prioritária uma plataforma de transporte intermodal em Badajoz; assim, com a Plataforma Logística do Sudoeste Ibérico, a cidade pacense será transformada num "nodo" de conexão de transporte internacional nos próximos anos.
Lembrou que com a aprovação do Parlamento Europeu ainda não se atribuíram verbas concretas para cada projeto -na Espanha também está incluído o Mediterrâneo-, mas sim estimativas do custo de cada um deles para que a UE realize os respectivos planeamentos económicos.
Agora, irão começar a planear-se propostas concretas à Comissão Europeia destinadas ao eixo Sines-Badajoz-Madri; A Extremadura propõe continuar a avançar com o trecho espanhol "como se está a fazer" e aproveitar os fundos comunitários para avançar também no lado português.
O Corredor de Inovação Logística Sines-Badajoz (Cilsiba), que hoje se debate nas jornadas de Badajoz, é um projeto que analisa e põe em comum os diferentes agentes e operadores relacionados com o corredor hispânico-luso.
Assim Cilsiba está a realizar uma análise "extraordinária" da oferta e em estudo de projetos, onde participam administrações públicas estremenhas e portuguesas e setor privado.
Durante a inauguração deste congresso, o diretor-geral da Extremadura Avante, Ángel García, avaliou a importância de Cilsiba na estratégia para que se aumente o peso comercial e económico da Extremadura.
Por outro lado, o presidente da câmara de Badajoz, Francisco Javier Fragoso, destacou o papel de Elvas e Badajoz nesta estratégia; na sua opinião, faltava "massa crítica" de movimento de mercadorias nesta zona .
O regedor pacense considera que esta "massa crítica" que se está a conseguir será potenciada no futuro graças às estratégias comerciais e económicas que estão a ser levadas a cabo tanto na Extremadura como no Alentejo português.
Fonte: EFE | Badajoz
21 Nov 2013
O diretor-geral de Ação Exterior do Governo da Extremadura, Enrique Barrasa, congratulou-se desta aprovação e instou ao Governo espanhol e ao português para que trabalhem de forma conjunta o mais rápido possível para desenvolver este corredor.
Diretor-Geral da Ação Extrerior do Governo da Extremadura Enrique Barrasa congratulou-se com a aprovação do corredor logístico entre Sines e Badajoz. EFE
Assim o explicou num congresso realizado em Badajoz que procura aproveitar as vantagens que do ponto de vista económico fornecerá o Corredor Logístico entre Sines-Badajoz, corredor que se prolonga a Madri e a toda Europa.
Barrasa indicou que esta decisão da União Europeia permite que a Extremadura volte a estar entre os 10 eixos prioritários europeus do transporte de mercadorias.
A conexão ferroviária de altas prestações em matéria de mercadorias permitirá aproveitar as oportunidades do "potencial" Porto de Sines para as exportações estremenhas, segundo explicou .
Além disso, com esta decisão também será prioritária uma plataforma de transporte intermodal em Badajoz; assim, com a Plataforma Logística do Sudoeste Ibérico, a cidade pacense será transformada num "nodo" de conexão de transporte internacional nos próximos anos.
Lembrou que com a aprovação do Parlamento Europeu ainda não se atribuíram verbas concretas para cada projeto -na Espanha também está incluído o Mediterrâneo-, mas sim estimativas do custo de cada um deles para que a UE realize os respectivos planeamentos económicos.
Agora, irão começar a planear-se propostas concretas à Comissão Europeia destinadas ao eixo Sines-Badajoz-Madri; A Extremadura propõe continuar a avançar com o trecho espanhol "como se está a fazer" e aproveitar os fundos comunitários para avançar também no lado português.
O Corredor de Inovação Logística Sines-Badajoz (Cilsiba), que hoje se debate nas jornadas de Badajoz, é um projeto que analisa e põe em comum os diferentes agentes e operadores relacionados com o corredor hispânico-luso.
Assim Cilsiba está a realizar uma análise "extraordinária" da oferta e em estudo de projetos, onde participam administrações públicas estremenhas e portuguesas e setor privado.
Durante a inauguração deste congresso, o diretor-geral da Extremadura Avante, Ángel García, avaliou a importância de Cilsiba na estratégia para que se aumente o peso comercial e económico da Extremadura.
Por outro lado, o presidente da câmara de Badajoz, Francisco Javier Fragoso, destacou o papel de Elvas e Badajoz nesta estratégia; na sua opinião, faltava "massa crítica" de movimento de mercadorias nesta zona .
O regedor pacense considera que esta "massa crítica" que se está a conseguir será potenciada no futuro graças às estratégias comerciais e económicas que estão a ser levadas a cabo tanto na Extremadura como no Alentejo português.
Fonte: EFE | Badajoz
21 Nov 2013
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