Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2018  2014  2011  cmtv  2017  cais  2019  2013  2023  2015  tvi24  2012  2010  2016  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A mão demasiado invisível EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A mão demasiado invisível EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A mão demasiado invisível EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A mão demasiado invisível EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A mão demasiado invisível EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A mão demasiado invisível EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A mão demasiado invisível EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A mão demasiado invisível EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A mão demasiado invisível EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


A mão demasiado invisível Empty
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
65 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 65 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A mão demasiado invisível

Ir para baixo

A mão demasiado invisível Empty A mão demasiado invisível

Mensagem por Admin Seg Jun 06, 2016 10:00 am

Costuma dizer-se que a coerência é o último refúgio da falta de criatividade. Mas ao debate público sobre o financiamento dos colégios privados têm faltado ambas.

Há uma semana milhares de pessoas ligadas aos colégios privados manifestavam-se em São Bento exibindo cartazes que diziam "onde não há escolha não há liberdade". Enquanto abstração, pode bem ser verdade. Mas, num debate sério, o que tem o financiamento público dos colégios privados a ver com liberdade de escolha? O que estamos a discutir, convém não esquecer, são as funções do Estado. É o destino do dinheiro público. E, a este respeito, há que ser cauteloso.

A Constituição garante a todos o direito à educação e à igualdade de oportunidades de acesso ao ensino. É isto que o Estado tem que garantir. Nada mais. A questão é como deve fazê-lo. Deixemos de lado o consensual financiamento de colégios privados quando não existe rede pública, que não merece discussão. O que fazer nos restantes casos? Pagar a colégios privados para abrirem as portas a alunos que de outro modo estariam na escola pública? Ou investir na escola pública, assegurando que todos os alunos, mas em especial os que não têm possibilidade de estar em colégios privados, nem por isso deixam de ter acesso a uma educação de qualidade?

O Estado deve escolher por qual dos dois caminhos seguir. Defender, a este propósito, que o tema é a liberdade de escolha equivale a sustentar que o Estado deve financiar público e privado e deixar o aluno escolher. Absurdo, não?

Investir numa escola pública de qualidade é a única forma de garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino. Só uma escola pública com um ensino de excelência assegura a igualdade. Se nos colégios privados os alunos, ou os seus pais, encontrarem, além de excelência do ensino, outros fatores que valorizem, como a componente religiosa, a envolvência social, o programa desportivo, entre outros, e puderem pagar por isso, que paguem. Mas o Estado não deixou de fazer a sua parte: ofereceu ensino de excelência a todos. O resto o Estado não tem que oferecer.

É certo que é uma realidade diferente, mas veja-se o caso do ensino superior onde as universidades públicas têm qualidade e são a primeira escolha dos alunos na generalidade das licenciaturas. Ainda que existam alternativas não públicas de qualidade, que procurem oferecer mais do que ensino de excelência, o Estado faz a sua parte.

Alguns defensores do financiamento público dos colégios privados argumentam que muitas vezes financiar a escola pública é mais caro. E que, nestes casos, o Estado deve fechá-la e financiar apenas o ensino privado, que, além do mais, tem mais qualidade. Não conheço os números nem a sua bondade. Mas não é necessário pensar muito para concluir que o que um colégio privado cobra hoje ao Estado é uma coisa existindo alternativas, mas será seguramente outra amanhã, depois do fecho da escola pública, não tendo o Estado outra opção para o cumprimento das suas responsabilidades educativas. O mesmo se aplica à qualidade. É o mercado a funcionar. Adam Smith explica.

Por falar em mercado, e já agora também em coerência, é estranho que os mesmos que têm passado a vida a defender o Estado fora da economia, e a autossuficiência do mercado, chegando ao tema dos colégios privados defendam a subsidiação pública. Se leu os artigos das últimas semanas destes Milton Friedmans do espaço público português, quase todos tinham a mesma estrutura. Começavam a exibir o percurso educativo do autor com passagem pelo ensino público, para dar autoridade, e a seguir abram alas para a apologia do extermínio do ensino público que, ao contrário do do tempo deles, agora nada vale.

Nem é a ausência de uma visão para o papel do Estado na Educação que choca. É que parece que, de repente, a mão invisível se tornou demasiado invisível. Conveniente, não?

O autor escreve ao abrigo do novo acordo ortográfico.

00:05 h
Ricardo Junqueiro, Advogado
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos